George Harrison



Por Katherine Chediak


Nome: George Harrison
Local de nascimento: Liverpool, Inglaterra
Idade e data de nascimento: morreu aos 58 anos, nascido em 24/02/1943.

Fotos de George Harrison

Família: Sua mãe se chamava Louise French e seu pai Harold Harrison. O casal teve quatro filhos, Louise em 1931, Harold em 1934, Peter em 1940 e George em 1943.

Casamento: George casou-se com a atriz e modelo Pattie Boyd. Eles se conheceram em 1964, durante as filmagens de A Hard Day's Night. Casaram-se em 1966 e terminaram em 1973. Em 1974, George conheceu Olívia Trindad Aires, e em 1 de agosto de 1978 nasceu o seu primeiro e único filho, Dhani Harrison. Olívia e George casaram-se em 2 de setembro de 1978.

Primeiro instrumento: Ganhou de sua mãe seu primeiro violão. Sua família sempre o encorajou a tocar.

Guitarra favorita: Rickenbacker de 12 cordas e sua Epiphone Casino

Posição na banda: Guitarrista, cantor e compositor.

Bandas: The Quarrymen, que depois se tornaria The Beatles, e Traveling Wilburys uma superbanda composta por Bob Dylan, Tom Petty, Jeff Lyne e Roy Orbinson.

Participação com outros artistas: George teve dois grandes parceiros em sua carreira solo, Eric Clapton e Bob Dylan.

Influências: Quando garoto, Harrison sofreu influência de guitarristas como Jimmie Rodgers, Carl Perkins, Scotty Moore e Eddie Cochran. Quando mais velho, George sofreu grande influência de música indiana e acabou introduzindo o uso da cítara nas músicas dos Beatles. Seu amor pela cultura indiana foi tão grande que George seguiu as tradições Hare Krishna até sua morte.

Discografia

The Beatles
Please Please Me - 1963
With the Beatles - 1963
A Hard Day´s Night - 1964
Beatles For Sale - 1964
Help! - 1965
Rubber Soul - 1965
Revolver - 1966
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band - 1967
Magical Mystery Tour - 1967
The Beatles ou White Álbum (Álbum Branco) - 1968
Yellow Submarine - 1968
Abbey Road - 1969
Let It Be - 1970

Coletâneas e outros álbuns dos Beatles
1962–1966 (Coletânea Vermelha) - 1973
1967–1970 (Coletânea Azul) - 1973
Past Masters: Volume 1 - 1998
Past Masters: Volume 2 - 1988
Live at the BBC - 1994
Anthology 1 - 1995
Anthology 2 - 1996
Anthology 3 - 1996
Yellow Submarine Soundtrack - 1999
One - 2000
Let it Be… Naked - 2003
Capitol Álbuns — volume 1 - 2004
Capitol Álbuns — volume 2 - 2006
Love - 2006

Com o Traveling Wilburys
Traveling Wilburys Vol.1, 1988
Travelling Wilburys vol.3, 1991

Carreira SoloWonderwall Music - 1968
Electronic Sounds - 1969
All Things Must Pass - 1970
The Concert For Bangladesh - 1971
Living In The Material World - 1973
Dark Horse - 1974
Extra Texture - 1975
The Best Of George Harrison - 1976
Thirty Three & 1/3 - 1976
George Harrison - 1979
Somewhere In England - 1981
Gone Troppo - 1982
Cloud Nine - 1987
Travelling Wilburys, vol 1 - 1988
Best of Dark Horse Years - 1989
Traveling Wilburys, vol 3 - 1990
Live in Japan - 1992
Brainwashed - 2002
Concert for George (2 CD + DVD Box) - 2003
The Dark Horse Years 1976-1992 Box com 6 CDs + 1 DVD - 2004

Sugestões de músicas:

While my guitar gently weeps - Sua primeira composição de sucesso. O belo solo da música é executado por seu grande amigo Eric Clapton.

Something - Umas das canções preferidas de Frank Sinatra, que declarou que essa era a mais bela canção que alguém já havia escrito.

Here comes the sun - Outro grande sucesso de George.

Love you too e Within you without you - Ambas belas músicas que mostram claramente a grande influência indiana em George, principalmente pelo uso da cítara.

My sweet Lord - Seu grande sucesso na carreira solo, e um grande problema também. George foi parar na justiça com a música “My Sweet Lord”, e a acusação foi de plágio da canção "He's so fine", do grupo The Chiffons. No final a música ganhou uma nova versão, “My Sweet Lord 2000”.

What Is Life - Também um grande sucesso da carreira solo de George.

Give me Love (Give me peace on Earth) - Foi sua segunda música a atingir o primeiro lugar nas paradas de sucesso dos Estados Unidos, depois de "My sweet Lord".

Curiosidades sobre George

Eric Clapton e George sempre foram grandes amigos, parceiros de palco, de estúdio e de mulher também! O caso foi o seguinte, Harrison casou-se com a atriz e modelo Pattie Boyd. Mas ele a traia demais. Acontece que seu grande amigo Eric se apaixonou por Pattie, que terminou com George para ficar com Clapton (a canção “Layla” foi feita para ela). O mais engraçado da história é que eles continuaram amigos e se chamavam de "husbands in law" (maridos cunhados).

George sempre foi muito fã de carros e de formula 1. O brasileiro Emerson Fittipaldi era um grande amigo de George, que sempre ia assistir as corridas. Eles se conheceram no Grande Prêmio da Inglaterra em Brands Hatch, em 1973. Fittipaldi declarou em uma entrevista que eles eram grandes amigos, viajavam em família e que sempre que ia a Inglaterra encontrava-se com George. Durante uma entrevista com George, Paul e Ringo do DVD, Anthology, vemos nitidamente ao fundo, um pôster do piloto brasileiro, Ayrton Senna.

O Filho de George, Dhani Harrison,é tão parecido fisicamente com o pai, que Paul McCartney declarou no show The concert for George, que todos tinham envelhecido enquanto George estava lá, jovem.

Em 1980, George escreveu uma autobiografia I Me Mine, mas não fala muito de sua vida nos Beatles. Ele conta mais sobre os seus hobbies, como corrida de Formula 1 e jardinagem. John Lennon declarou que ficou muito triste por ter sido pouco mencionado em sua biografia.

Quando George formou a banda “Traveling Wilburys”, todos os integrantes usaram pseudônimos. George já usou vários em sua carreira, como: Arthur Wax, Carl Harrison, George Harrysong, George O'Hara, Hari Georgeson, Nelson Wilbury e Spike Wilbury.

Todos consideravam George o Beatle mais calado. Mas em uma declaração após sua morte, seu grande amigo Michal Palin, integrante do Monty Python, declarou que George nunca parava de falar quando estavam juntos, que era muito divertido e nunca foi de ficar quieto em um canto. Disse também, que a morte nunca o aterrorizou e que Harrison manteve o senso de humor até o ultimo instante de sua vida.

A primeira parceria de George e Bob Dylan foi na casa de Bob em novembro de 1968. George começou a compor na guitarra 'I´d Have You Anytime'. Ele acabou pedindo a ajuda a Bob com a letra e Dylan disse as palavras: "All I have is yours, all you see is mine, and I´m glad to hold you in my arms, I´d have you anytime".

A viagem à Índia de George com os outros Beatles não foi tão boa assim. Simplesmente porque o seu líder espiritual Maharishi Mahesh Yogi foi acusado de abusar sexualmente da atriz Mia Farrow que acompanhava os Beatles na viagem.

O hit da banda inglesa Oasis de 1995 foi inspirado no primeiro CD de George, “Wonderwall”.

Em 1971, George Harrison organizou dois shows beneficente, no Madison Square Garden, de Nova York, e que contou com a participação de, Eric Clapton e Ravi Shankar, além de Bob Dylan, Ringo Starr, Leon Russell, Billy Preston e o grupo Badfinger. Os outros ex beatles também foram convidados, mas não compareceram por motivos pessoais. Após o show, foi lançado um álbum chamado, The concert for Bangladesh. O dinheiro arrecadado foi doado a Unicef.

George além de compositor, guitarrista e cantor, era produtor de filmes. Junto com Denis O'Brian, lançou a produtora de filmes chamada Handmade Films. Produzindo A Vida de Brian (com o grupo Monty Phyton), Shangai Surprise (com Madonna) entre outros filmes.

___________________________________________________________________

http://99e0445.leadlovers.com/como-solar-com-modos-gregos-1

Quer melhorar seus solos?

Se você quer melhorar seus solos e aprender a solar com Modos Gregos, nós recomendamos que você conheça o Como Solar Com Modos Gregos. Este é o único método que ensina como criar solos interessantes com Modos Gregos, sem ter que decorar um monte de escalas.

Caso ainda não conheça, visite e assista aos vídeos gratuitos da série Como Solar Modos Gregos no link abaixo:

Clique AQUI para conhecer o Como Solar Com Modos Gregos

Bons estudos!

GuitarCoast

Nenhum comentário: