Alavanca: 8 Técnicas Destruidoras


8 Técnicas de Alavanca

Por Emiliano Gomide


Certo. Eu já ouvi a mesma pergunta várias vezes. Guitarristas querem aprender a usar a alavanca mas não tem ideia de como fazê-lo. Eu vou te mostrar como.

Você está pronto para Derreter?

Você pode tirar sons destruidores com a alavanca e com certeza após ler este artigo você estará pronto para derreter os ouvidos de quem ouvir você tocar. Mas, antes de praticar os exercícios, tem algumas coisas que você precisa saber.

Então vamos Aquecer

Aqui você aprenderá tudo sobre palhetadas, efeitos e harmônicos que serão essenciais para as técnicas de alavanca. Vamos falar também sobre como a alavanca é usada por guitarristas em estilos de música diferentes, como Rock, Metal e Surf Music. Assim você não só saberá executar uma porrada de coisas novas, mas também será capaz de se adaptar ao contexto. Então vamos começar.

Existem inúmeras técnicas de alavanca, aqui lhe apresentaremos as 8 principais, que servirão de base para futuramente você criar seus próprios truques na guitarra.

A Distorção
A primeira coisa que se precisa ter em mente é que você precisa de uma boa distorção para executar a maioria das técnicas de alavanca. Existem vários tipos de distorção, entre eles metal, lead e fuzz. A melhor opção depende do seu estilo, contudo aconselhamos uma que seja ao mesmo tempo pesada e limpa.

Para conseguir isso, faça os seguintes ajustes no seu pedal de efeitos. Coloque um pouco de Compressor, um pouco de Chorus, Distorção Lead quase no máximo e um pouco de Delay ou Reverb. De novo, tente conseguir um som que seja ao mesmo tempo pesado e limpo. Para verificar se o som está pesado experimente tocar um Power Chord abafado. Quando o som estiver pesado você irá perceber na hora. Para saber se o som está limpo basta tocar um pequeno solo e perceber que as notas não se confundem, que dá para ouvir cada nota claramente.

Os Harmônicos

Agora vamos aos Harmônicos. Essa é uma área muito explorada no assunto Alavanca, por isso nós vamos entrar em detalhes e você terminará de ler este artigo sendo também um expert em harmônicos. Existem Harmônicos Naturais e Harmônicos Artificiais.

Harmônicos Naturais

Os Harmônicos Naturais são obtidos ao posicionar o dedo indicador sobre qualquer corda, em cima do sétimo traste, sem pressionar a corda, e a seguir palhetando a corda. Também é possível tocar harmônicos naturais sobre o quinto traste,o décimo segundo e o décimo nono traste. Além desses, existem harmônicos naturais que são mais difíceis de se tocar, eles ficam na terceira, quarta e nona casa.

Harmônicos Artificiais

Os Harmônicos Artificiais são aqueles que são manipulados com uma palhetada especial. Eles podem ser tirados de qualquer corda em qualquer casa, mas com certeza é muito mais fácil na região do meio do braço. Há muitas formas diferentes de se conseguir um Harmônico Artificial, e em algumas das técnicas deste artigo você aprende os principais.

As Técnicas

1 – Surf Music

Você pode ouvir essa técnica sendo bastante usada por Dick Dale, guitarrista de Surf Music e também por muitos guitarristas de Blues, sendo chamada de Vibrato ou Tremolo. Para executá-la apenas toque um acorde (Am, por exemplo) e abaixe a alavanca suavemente algumas vezes. Este efeito pode ser usado em qualquer acorde, teste com e sem distorção.

2 – Dive Bomb

Esta técnica, muito usada por Jimi Hendrix consiste em tocar um harmônico (natural ou artificial) e abaixar em velocidade média a alavanca o máximo possível. Para conseguir o efeito desejado utilize uma distorção e um pouco de delay. Existem diversos tipos de delay, uns em que a nota tocada se repete rapidamente e outros em que esta repetição é mais lenta. Prefira o segundo. Você também pode ouvir o guitarrista Fletcher usando este efeito nas músicas Kodiak e Unite da banda de hardcore da Califórnia Pennywise (No final e no início, respectivamente).

3 – Motorcycle

Com uma distorção e um pouco de reverb, abaixe toda a alavanca e toque a corda E grave. Em seguida levante-a devagar e abaixe-a toda de uma vez só, imitando uma moto passando marcha. Repita várias vezes seguidas até pegar o feeling.

4 - Guitar Scream

De todas as loucuras que você pode fazer na guitarra essa é provavelmente a mais alucinante. Quando já estiver dominando essa técnica, você irá entender exatamente porque. Não é a toa que ela se tornou a preferida de Joe Satriani. Em muitas músicas de metal essa técnica pode ser encontrada, mas o melhor exemplo continua sendo Surfing with the Alien de Joe Satriani.
Para executar essa técnica com perfeição você vai precisar de bastante treino, mas eu já digo, vale a pena, pois é uma técnica muito valiosa.

Vamos dividir o treino em duas partes. Na primeira parte você precisa aprender como tocar um harmônico artificial na terceira corda solta.

Parte 1

-Ajeite a palheta em sua mão para que só a pontinha dela apareça.
.
-Observe que se você mexer o polegar sobre a palheta a pontinha dela fica escondida. Não é preciso deslizar o dedo, apenas virá-lo.
.
-Treine um pouco esse movimento, segurando a palheta com a pontinha para fora e escondendo ela com o movimento do polegar.
.
-Agora você fará o mesmo ao tocar a terceira corda solta. Você toca a corda e num movimento continuo esconde a pontinha da palheta, de forma que a lateral do seu polegar esbarre de leve na corda solta, abafando-a.
.
-Para conseguir tirar um som de harmônico da corda solta é preciso tocá-la no lugar correto. Existem alguns lugares ao longo da corda onde é possível tocar a corda com essa técnica e fazer soar o harmônico. Experimente executar o movimento descrito acima em diferentes pontos da corda para descobrir onde é que está o melhor ponto para fazer soar um harmônico bem alto.

Parte 2

-Abaixe bastante a alavanca da sua guitarra.
.
-Toque um harmônico artificial na terceira corda solta.
.
-Suba a alavanca.

.
5-Dimebag Darrel
Esta técnica foi criada e muito usada por Dimebag Darrel, ex-guitarrista do Pantera. O efeito sonoro é parecido com a técnica Guitar Scream, descrita acima. É bem simples, porém requer uma boa prática para fazer ela fluir. Dessa vez nós vamos tirar um harmônico da terceira corda na terceira casa.

Observe que, com muita distorção é possível tocar um harmônico ao posicionar o dedo indicador da mão esquerda em cima do terceiro traste da terceira corda, sem pressioná-lo, e palhetando a corda. É mais ou menos isso que nós precisamos fazer.



.
-Toque a terceira corda solta com o indicador da mão esquerda.
,-Logo em seguida posicione o indicador sobre o terceiro traste. Assim o harmônico soa também.
.-Agora abaixe toda a alavanca.
.-Toque um harmônico com a mão esquerda na terceira casa da terceira corda.

-Levante a alavanca.

6-Van Halen
Toque a corda G solta e abaixe a alavanca como num dive bomb (descrito acima), porém desta vez, encoste levemente o seu dedo no traste 5 extraindo um harmônico natural e retorne a posição original.



.7-Steve Vai

Steve Vai executa técnicas dificílimas. Porém, em seu repertório também encontramos técnicas muito fáceis. E essa é uma delas.
Toque um ligado contínuo na corda B entre as casas 7 e 9, e lentamente abaixe a alavanca (mantenha o ligado soando) em seguida retorne a posição original novamente com o ligado soando.
.
8-Shred Guitar

Toque o harmônico natural na casa 7 da corda G,em seguida abaixe a alavanca. Logo que a alavanca chegar até embaixo, encoste levemente o dedo na casa doze da mesma corda, fazendo soar o harmônico natural da casa doze e levante a alavanca até atingir a nota desejada.

Como Usar As Técnicas Em Uma Música

Uma boa dica para você usar as técnicas de Alavanca é:

- Usar nos intervalos das músicas, como no início, fim e nas partes em que a música para um pouco.

- No caso de músicas sem distorção, como surf music, blues ou reggae, é bom usar a técnica 'surf music' para incrementar os acordes.