Velocidade: Dicas Sobre Escalas


Velocidade: Dicas Sobre Escalas

Por Emiliano Gomide

Para tocar rápido você precisa treinar a sua técnica e a sua mente. Você precisa treinar a sua memória e, acredite, o seu cérebro passará a funcionar melhor se você seguir as nossas dicas de memorização.

Para se tornar um guitarrista solista é essencial saber as Escalas na ponta dos dedos. Mas existe um truque, que poucos conhecem, e esse truque irá te levar a um nível superior de conhecimento. Ele facilitará sua vida.

Você não só aprenderá as escalas com facilidade, você as entenderá e nunca mais precisará se esforçar para lembrar de uma escala na hora de solar, porque eu sei que isso é muito frustrante e acaba fazendo com que os nossos solos não evoluam em ritmo natural. A gente começa a se sentir preso aquela única escala e sonoridade que aprendemos uma vez. Não se preocupe isso também passará.
Você está pronto para descobrir o truque? Ou melhor, os truques. Porque na verdade é um conjunto de práticas que torna o seu treino mil vezes mais eficiente. Dessa forma você não terá mais aquela sensação de que não sai do lugar há muito tempo.

Aqui estão os truques:
.
1 - Aprenda um modelo da Escala Maior por semana. Não tente decorá-los de uma vez só, isso não funciona para ninguém. Além do mais você tem tempo suficiente para aprender.

2 - Quando tocar a Escala comece sempre pela tônica. Isso fará grande sentido para você, pois ajuda a visualizar automaticamente as escalas no braço da guitarra.

3 - Digamos que você aprendeu um dos desenhos da Escala de Sol Maior. Pronto você já decorou ele, não foi difícil. Mas não pare por aí, o que fará com que você aprenda de verdade esse desenho é treiná-lo nas doze tonalidades, sempre começando pela tônica.

4 - Quando treinar Escala Maior nas doze tonalidades evite tocar um desenho seguido do outro, por exemplo, Sol Maior, Sol sustenido Maior, Lá Maior e Lá sustenido Maior. Isso atrapalha muito, simplesmente por ser fácil demais e não trabalhar o seu raciocino da forma correta. Em vez disso, faça ‘saltos’ no braço da guitarra, por exemplo, Sol Maior, Ré Maior, Lá sustenido Maior, Mi Maior etc.

5 - Divirta-se com as escalas! Não existe melhor forma de aprender do que se divertindo. Quando você era criança, você aprendeu milhares de coisas enquanto brincava e nem percebia que estava fazendo muito mais do que brincar. Por exemplo,você aprendeu a andar brincando,aprendeu a distinguir as cores brincando e aprendeu que podia se machucar enquanto brincava também. Não ignore a fase mais divertida da sua vida! As crianças aprendem mais que os adultos porque brincam mais.

6 - Treine exercícios de técnica e velocidade enquanto sobe e desce as escalas. Dessa forma você mata dois coelhos com uma cajadada só. Por exemplo, você pode treinar a sua palhetada alternada enquanto toca um dos modelos da Escala maior.

7 - Treine com um Metrônomo. Ele é o melhor amigo de quem deseja tocar rápido e decorar escalas. O treino com o metrônomo é simples: Comece com um batimento bem lento e vá aumentando a velocidade progressivamente, até atingir o seu máximo. Com o passar dos dias o seu máximo será outro.

8 - Varie a forma de tocar a escala. Existem infinitas combinações, você pode andar duas notas, voltar uma, tocar mais duas notas e voltar mais uma...Você pode pular notas das escalas... Use a sua imaginação e descubra várias possibilidades.
.
___________________________________________________________________

http://99e0445.leadlovers.com/como-solar-com-modos-gregos-1

Quer melhorar seus solos?

Se você quer melhorar seus solos e aprender a solar com Modos Gregos, nós recomendamos que você conheça o Como Solar Com Modos Gregos. Este é o único método que ensina como criar solos interessantes com Modos Gregos, mesmo que você ainda esteja aprendendo a solar.

Caso ainda não conheça, visite e assista aos vídeos gratuitos da série Como Solar Com Modos Gregos no link abaixo:

Clique AQUI para conhecer o Como Solar Com Modos Gregos

Bons estudos!

GuitarCoast

19 comentários:

Rodolfo disse...

gostei do blog e das dicas, vou continuar lendo tudo ;D

Anônimo disse...

Amigo, sou guitarrista há bastante tempo e já vi muitos tutos, aulas, etc. Suas dicas são da maior qualidade, parabéns! Sempre podemos aprender alguma coisa se estivermos disponíveis e de mente aberta para isso, vlw!

Dante disse...

Toco guitarra há quase 5 anos, mas só na parte prática, nunca estudei ritmo, notas nem nada (posso ser instrumentista, tiro quase qualquer música que me pedirem, mas não sou músico). Comecei a estudar a parte teórica neste ano, e suas dicas aqui no blog me ajudaram bastante. Obrigado !

Ermelo disse...

adorei muito essas dicas.

davi disse...

Muito boa as suas dicas!Toco a 25 anos e sou professor de violão e guitarra em Brasília.Continue assim, valeu!!!

marcos disse...

po manuuuuu wleu mesmo isto é a esencia da musica pbns

Klebson moura disse...

de todas as manhas que já vi, essa é a que flui melhor. Continue assim e parabéns.

Anônimo disse...

vlwwwwwwww as dicas ae, mas as escalas tem sempre o msm desenho ou otros tbm? onde eu axo essas escalas

Anônimo disse...

cara essas sua dicas valem ouro, muito obrigado, e... não pare por ai não, crie um site de dicas ai e divulgue, a gente precisa d mais dicas. rs valeu mano!!!!

Anônimo disse...

e isso mesmo mano, toco faz 3 e meio e ja alcançei o nivel que queria (velocidade, precisão, tecnica e facilidade em criar algo novo) tenho como exemplo de motivaçao q e tudo, jason becker, synyster gates, yngwie, steve vai, entre a maioria deles me expiram a tocar e estar um dia do lado de cada um deles tbm, valeu a atenção.

Edson disse...

cara toco a 3 anos e meio, cheguei no nivel q queria, velocidade, precisao, tecnica e arte pra criar novas musicas proprias, influenciado sobre os guitarristas, jason becker, marty f, steve v, paul g, entre outros caras conhecidos, esse site ta de parabéns.

Emiliano Gomide disse...

Valeu, Edson! É isso aí, com treinamento, todos nós conseguimos chegar lá. E é muito bom quando sentidos que já podemos fazer as coisas que sonhamos, como criar nossas próprias músicas. Um abraço

Anônimo disse...

Boas dicas, tenho banda e na hora de solar eu ficava rendido, na verdade ainda fico, até ver este post.
Vou praticar suas dicas, mas de cara ja vejo que isso ajudará bastante, até porque sou músico de ouvido, e por falta de tempo e dinheiro não fiz teoria musical. Toco a 7 anos e ja ta mais no que na hora de entender o que faço kk
As pessoas se surpreendem com o que faço, mas na verdade eu vou pelo ouvido e sentimento.
Valeu pela dica, vai servir e muito.
Obrigado!

Sergio Albuquerque disse...

MT bom MS.gosto MT das dicas desse mestre,pena q perdi a aula dele de palhetada.parabéns amigo ,sou fã do seu trabalho,ainda um dia vou fazer um curso com VC .abraço ha TDs ai .

Sergio Albuquerque disse...

MT bom .

Cid Batista disse...

Muito bom

Emiliano Gomide disse...

Valeu, Sergio e Cid! Abs

Benedito Teixeira Souto disse...

Muito bom mas como acessar os videos?

Emiliano Gomide disse...

Fala Benedito, legal que você curtiu as dicas. Você pode ver os vídeos no meu canal https://www.youtube.com/emilianogomide