Pedais de Efeito Explicados


Por Emiliano Gomide

Distorção

Também conhecido como clipping, a distorção corta fora as frequências extremas de um som. Em outras palavras, ela elimina os agudos mais agudos e os graves mais graves, conseqüentemente criando um efeito de distorção. A Distorção é bastante usada por guitarristas de grunge, metal, hard core, e hard rock. Bandas como Pearl Jam, Iron Maiden, AC/DC e Guns n’ Roses. Pedais de efeito como Metal Zone e Distortion, ambos da BOSS, possuem controles eficientes, que podem ser ajustados para conseguir um som bem pesado.


OBS: Não confunda distorção com o efeito overdrive, que como veremos a seguir, funciona de uma forma diferente, e é bem mais leve.

Overdrive


Diferentemente da Distorção, Overdrive é apenas um ajuste de ganho além do que o mecanismo eletrônico pode agüentar, conseqüentemente criando um som levemente distorcido. As vezes o canal limpo do seu amplificador pode se gerar um overdrive se você jogar o volume lá em cima. Freqüentemente guitarristas de blues e de rock utilizam um pedal de overdrive para dar um som mais intenso a guitarra. É também comum guitarristas de rock somarem o efeito do pedal de overdrive a própria distorção do amplificador.





Chorus 


O Chorus é um efeito de atraso de sinal que enriquece o som do instrumento de forma similar a um violão de 12 cordas. Este é um efeito sutil que praticamente todos os guitarristas deviam ter. O chorus tem um efeito trêmulo que produz um som profundamente exuberante. Ele faz isso ao misturar o sinal normal com um sinal que foi atrasado e que teve sua afinação levemente alterada para cima. O resultado é que você obtém o som de dois instrumentos tocando ao mesmo tempo, nota por nota.


Flanger


O Flanger soa quase como um avião a jato voando sobre você. É um efeito que é parecido com o chorus, mas a afinação não é alterada. O sinal é apenas atrasado um pouco. Um guitarrista excelente que usa um pedal Flanger em seu set é Tom Morello, Rage Against The Machine e Audioslave. Como podemos ver no vídeo abaixo, o som do Flanger lembra o som do Phaser, mas com pequenas diferenças.

.

https://www.youtube.com/watch?v=8f0GozB_UqU

Phaser
 
O Phaser mistura o sinal normal com um sinal que vem através de um delay modulado (ou delay variado). O efeito que o Phaser faz no som é como um wah wah bem sutil. O vídeo abaixo mostra alguns sons que dá para tirar com o pedal.

https://www.youtube.com/watch?v=0T_L4qYRi7s


Reverb



Reverb é um efeito que simula a reflexão natural das ondas sonoras nas paredes do ambiente. Ele é frequentemente utilizado para dar uma sensação de profundidade ao som, e já vem incluído em muitos amplificadores.
 

Delay


O Delay faz exatamente o que o nome diz - atrasa. Ele repete o que você tocou logo em seguida. Pode ser usado para dar profundidade ao som ou criar um efeito elegante.



Tremolo

Tremolo é um efeito que age como se você estivesse aumentando e diminuindo o volume da sua guitarra a uma frequência constante.

Vibrato

Vibrato é um efeito que age como se você estivesse abaixando e levantando a alavanca da sua guitarra a uma frequência constante.


Octave

Octave é um efeito que adicona à cada nota tocada uma segunda nota exatamente uma oitava abaixo da original. Alguns produzem mais de uma oitava.

Compressor

Compressor é um mecanismo que faz com que cada nota tocada saia do amplificador com o mesmo volume. Em outras palavras, ele suaviza as notas que você toca com mais força, e amplifica as notas que você toca mais fraco. Uma das vantagens é que esse efeito também adiciona bastante sustain às notas (faz as notas durarem mais tempo).
.
Wah Wah

Wah Wah é um pedal que altera o timbre. Você pode acionar o pedal para frente e para trásproduzindo um som que soa como “Wah”. Ele é similar ao botão ‘tone’ presente na sua guitarra pela forma que ele funciona. Experimente girar esse botão até o máximo e depois até o mínimo. É parecido com pressionar o pedal wah wah todo para frente, ou todo para trás. Um pedal Wah Wah muito bom, considerado como padrão da indústria, é o Dunlop Crybaby.



Whammy


O Whammy é talvez o pedal mais difícil de se usar em uma música. No entanto, quem consegue, obtém os sons mais incríveis da guitarra. O que o Whammy faz é a mesma coisa que uma alavanca: quando você pressiona o pedal para frente, as notas vão ficando mais agudas. E, conforme você volta com o pé para trás, elas ficam mais graves.




Dois excelentes exemplos do que o Whammy pode fazer são os solos das músicas Cool nº 9, de Joe Satriani, e Killing in the Name, do Rage Against the Machine.

Autor: Emiliano Gomide

Curso Completo de Técnicas de Guitarra

___________________________________________________________________

http://99e0445.leadlovers.com/como-solar-com-modos-gregos-1

Quer melhorar seus solos?

Se você quer melhorar seus solos e aprender a solar com Modos Gregos, nós recomendamos que você conheça o Como Solar Com Modos Gregos. Este é o único método que ensina como criar solos interessantes com Modos Gregos, sem ter que decorar um monte de escalas.

Caso ainda não conheça, visite e assista aos vídeos gratuitos da série Como Solar Modos Gregos no link abaixo:

Clique AQUI para conhecer o Como Solar Com Modos Gregos

Bons estudos!

GuitarCoast

20 comentários:

Asmodeus disse...

Uma explicação excelente para todos que estavam, assim como eu, com dúvidas de como montar seu set de efeitos. Parabéns!

Anônimo disse...

Aê brother muito loko ...
bem explicado mesmo .. num conhecia teu blog não !!!
agora sou fãã

......................
abraço

Anônimo disse...

Muita boa a explicação..agora posso comprar tranquilamente...

Daniel disse...

aii brother qual é a melhoor distorçãoo para um som mais metal core igual ao avenged sevenfold?

Emiliano Gomide disse...

Fala Daniel!
O ideal é uma distorção bem pesada, porém limpa. O pedal Distortion da BOSS é muito bom e deve servir, mas existem vários outros no mercado. Inclusive em pedaleiras você também consegue ajustar uma distorção parecida com a do Avenged Sevenfold.
Evite pedais de Overdrive, que tem uma distorção muito leve, e Fuzz, que foge um pouco do timbre que você procura. Abs

Júlio Vallim disse...

Parabéns, Muito bom o material encontrado aqui, quem quiser confira meu blog: jvallim.blogspot.com...técnicas,tablaturas,cifras,escalas e vídeos.

Anônimo disse...

Qual distorção o Keith Richards utiliza frequentemente? Por exemplo na musica Brown Sugar.

Emiliano Gomide disse...

Nessa música, ele usa o Overdrive! Abs

Anônimo disse...

Pow sou novo no ramo de guitarra, mas tirei uma dúvida que tava chateando muito. Aqui encontrei tudo e bem explicado, vlw msm.
Ótimo blog.

Anônimo disse...

Pow sou novo no ramo de guitarra, mas tirei uma dúvida que tava chateando muito. Aqui encontrei tudo e bem explicado, vlw msm.
Ótimo blog.

Anônimo disse...

Pow sou novo no ramo de guitarra, mas tirei uma dúvida que tava chateando muito. Aqui encontrei tudo e bem explicado, vlw msm.
Ótimo blog.

Bené Mota disse...

Muito bom esse blog gosto mto,ja me tirou muitas dúvidas!
Parabéns!!!

André disse...

Aí cara, to pensando em comprar uns pedais pra tocar Beatles (ao estilo
While My Guitar Gently, Something),
Elvis e The Who (mesmo som dos
álbuns Who's Next e Quadrophenia). Quais você me recomendaria?

Quanto ao site, parabéns, tem muita
informação valiosa pra mim e pra muita gente principalmente!

Josimar Oliveira disse...

Super bem explicado, valeu cara!

Anônimo disse...

Muito bom!!!! Obrigado pelas explicações

Anônimo disse...

Muito bom!!!! Obrigado pelas explicações

Emiliano Gomide disse...

Valeu pelos elogios, pessoal!

Claudio Junior disse...

Muito bom Emiliano!
Mas só não concordei com o trêmulo. Aquela definição que você deu não seria o de Vibrato? Trêmulo não seria a atuação de intensidade de volume?
Um grande abs do Fã do seu canal!!

Emiliano Gomide disse...

Opa, Claudio Junior, estava trocado mesmo! Obrigado pelo aviso, já consertamos. Legal que você curte as dicas! Grande abraço

Anônimo disse...

O compressor na minha opinião ele nivela as frequências para que não haja sobra das mesmas . Além de tirar dinâmica mas porém dependendo do estilo ele ajuda muito, um compressor legal é o CS3 da boss.