Arpejos na Guitarra


 Por Emiliano Gomide


O que são Arpejos?

Quando tocamos as notas de qualquer acorde uma de cada vez estamos executando o arpejo do respectivo acorde. Desta forma os arpejos se dividem em tríades e tétrades (3 e 4 notas). Na guitarra os arpejos acabam ficando com uma digitação de praticamente 1 nota por corda o que facilita o uso do sweep para alcançarmos maiores velocidades.

Como se faz?

Geralmente, em guitarra, os arpejos são tocados com Sweep (um tipo de palhetada), pois assim eles ganham mais velocidade. Porém, há guitarristas – como Steve Morse, do Deep Purple - que preferem tocar os arpejos com palhetada alternada mesmo. Na maioria das vezes, o arpejo é tocado uma nota por corda, como num acorde. Isso faz com que a mão esquerda ganhe bastante agilidade e destreza.

Exemplo

O exemplo abaixo é o arpejo de Dó Maior. Toque as primeiras 5 notas com um único movimento de palheta para baixo. E, depois, toque as notas seguintes subindo com um único movimento de palheta para cima. É assim que se faz o sweep.

Experimente também tocar essas notas com palhetada alternada, ou seja, alternando o sentido da palheta para cima e para baixo a cada nota. Compare essas duas formas de tocar (sweep vs palhetada alternada) e veja qual você prefere.

Por que usar sweep?

Em uma guitarra de seis cordas comum, você pode tocar seis notas em seguida com uma velocidade espantosa, apenas arrastando a palheta sobre as cordas. O sweep precisa de uma quantidade mínima de energia da mão da palheta.

Quem Faz?

Vários guitarristas têm seus estilos marcados pelo uso de arpejos, entre eles, Yngwie Malmsteem, John Petrucci, Paul Gilbert e Rusty Cooley. Vale ressaltar que foi o guitarrista Frank Gambale quem popularizou o uso dos arpejos no rock.

Rusty Cooley solando com arpejos
....

Caso não consiga assistir ao vídeo acima, clique no link abaixo:
.