Tom Morello Profile

Tom Morello
................................................Fotos de Tom Morello
Nome: Thomas Baptist Morello
Local de Nascimento: Harlem, Nova Iorque, EUA.
Idade e Data de Nascimento: 45 anos, nascido em 30/05/1964.
Começou a tocar guitarra com: 13 anos.

Além de ser um dos poucos músicos seriamente engajados em causas políticas, Tom Morello é definitivamente o guitarrista mais criativo e inovador dos últimos tempos. Sua habilidade com a guitarra é tão especial que nenhum outro músico ousou copiá-lo. Ele pode fazer sua guitarra soar como uma gaita, imitar um DJ fazendo ‘scratches’, usar o cabo da guitarra para produzir sons psicodélicos, tocar um riff impressionante ao mexer rapidamente com a chave dos captadores… A lista é longa. Para ficar boquiaberto, basta assitir qualquer show ao vivo do Rage Against The Machine, sua primeira banda de sucesso (ele também tocou no Lock Up).

O Rage explodiu rapidamente combinando rap, rock e hip hop – com as letras de protesto de Zakk De La Rocha, antigo vocalista. Depois que Zakk saiu do Rage, e a banda acabou, os músicos se uniram ao ex-vocalista do Soundgarden, Chris Cornell, e formaram uma nova banda - o Audioslave.

Aos 17 anos, Morello formou sua primeira banda Eletric Sheep. Quase ninguém na banda sabia realmente tocar um instrumento, mas essa fase foi essencial para que ele desenvolvesse suas habilidades na guitarra. Na época, o gosto musical de Morello seguia a direção do heavy metal, particularmente Alice Cooper, KISS, Led Zeppelin e Black Sabbath.
.
Fortemente influenciado pelo seu pai, que foi um revolucionário e guerrilheiro no Quênia, Tom Morello se formou em Ciências Políticas na Universidade de Harvard. Guitarrista autodidata, lá ele tomou a decisão de praticar oito horas de guitarra todos os dias, não importando o quanto ele tivesse que estudar.

Atualmente, além de ser um mestre dos pedais de efeito, Tom Morello também está na lista dos “100 maiores guitarristas” da revista Rolling Stone, na 26° posição.

Equipamentos
Morello usa pedais com os seguintes efeitos: Wah Wah, Whammy, Flanger, Talk Box, Delay, Tremolo e Phaser. Ao longo de sua carreira, Morello tem usado um número imenso de guitarras, porém a maioria delas varia entre Fender Telecaster e Stratocaster; Ibanez e Gibson Les Paul.

Exemplos de Música:

Com o Rage Against The Machine
Killing in The Name
Bulls on Parade
Take The Power Back
Bullet in The Head
Know Your Enemy
Freedom

Com o Audioslave
Cochise
Doesn’t Remind Me
Original Fire

Artigos Relacionados: Pedais de Efeito Explicados.

Discografia

Com o Lock Up
Something Bitchin' This Way Comes - 1989

Com o Rage Against The Machine
Rage Against The Machine - 1992
Evil Empire - 1996
The Battle of Los Angeles - 1999
Renegades - 2000

Com o Audioslave
Audioslave - 2002
Out of Exile - 2005
Revelations - 2006

GuitarCoast............................................Página Inicial

3 comentários:

Luis Henrique disse...

eu sou fam do Tom Morello.
eu quero ser um guitarrista e estou me enspirando no Tom...

ben 10/gabriel caldas disse...

Eu sou muito fã do Tom Morello,adoro os solos dele no Rage Against the Machine, Audioslave,Street Sweeper Social Club,Axil of Justice e o shows dele sozinho com The Nightwatchman.Conheci ele através do Guitar Hero 3 Legends of Rock. Quando jogava o Guitar Battle vs Tom Morello, eu achava as músicas dele esquisitas, e n havia gostado muito,depois de um tempo ouvindo aqueles solos, eu passei a me imaginar tocando aqueles solos, mais n sabia dos efeitos da guitarra e dos pedais, nem sabia q existia pedal de efeito.Quando fui ver o Bulls on Parade no YouTube, eu vi ele com uma espécie parecida com um pedal, aí eu comeceu a ver videos do Tom Morello e meu primeiro video foi de um show do audioslave, e eu achei q era o rage against the machine e passei a ouvir todo dia e ouvir até na hora de dormir.Fico acordado até hoje ouvindo RATM e o Audioslave.Pedia todo dia pra minha mãe compraruma guitarra e pedais de efeito e minha mãe dizia n, passei 5 meses pedindo para comprar pelo menos o pedal para me apresentar na escola, e minha mãe disse q vai comprar tudo logo e ia deixar guardado, q só ia deixar eu ficar com o pedal, e hoje em dia, estou tocando cada vez q chego do colégio, treinando o bastante para quando crescer, virar um grande mestre em pedais de efeito e guitarra q nem o Tom Morello.

ben 10/gabriel caldas disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.