Ligados: Hammer-On e Pull-Off

Allan Holdsworth - Ligados impressionantes

Essa é uma das técnicas mais características da guitarra. Ela é fácil de aprender e pode se tornar viciante!

Os Ligados unem as notas, fazendo-as fluir ao longo da música.

O que são Ligados?

Ligados são formados por hammer-ons e pull-offs. O hammer-on consiste em "martelar" uma nota no braço da guitarra com os dedos da mão esquerda. O pull-off consiste em puxar e soltar a nota que se está tocando, também com a mão esquerda. Em geral, essas duas técnicas são utilizadas em conjunto.

Qual a diferença entre Ligados e Legato?

Legato é um termo que vale para todos os instrumentos musicais e significa tocar uma nota após a outra sem silêncio entre elas.

O contrário de Legato é Staccato, que significa tocar uma nota após a outra com um silêncio (intervalo) entre elas.

Para entender melhor a diferença entre Legato e Staccato, imagine as seguintes frases sendo cantaroladas:

1 - Legato: "Aeaeaeaeaeaeaeaeaeaeaeá."

2 - Staccato: "Tá, tá, tá, tá, tá, tá, tá, tá, tá, tá."

Os Ligados nada mais são uma forma de tocar Legatos na guitarra. Existem também outras técnicas para se tocar Legatos, como slides, tappings, bends e técnicas de alavanca.

Como tocar Ligados?

Os Ligados são executados pela mão esquerda (ou direita para canhotos). A mão direita apenas tem o trabalho de tocar a corda com a palheta.

Existem várias formas de tocar ligados, apenas combinando os dedos da mão esquerda de formas diferentes. Recomendamos começar pela forma mais fácil, que é usando os dedos indicador e anelar (ou 1 e 3).

Por exemplo:

- Segure o Lá da 6ª corda (5º traste) com o dedo indicador;
- Com a mão direita, toque a 6ª corda;
- Enquanto a nota soa, com o dedo anelar aperte o Si da 6ª corda (7ª traste);
- Mantendo sempre fixo o dedo indicador, puxe a 6ª corda ligeiramente para baixo com o anelar e solte-a, fazendo a nota Lá soar novamente;
- Você pode fazer isso continuamente, martelando e puxando a corda com o anelar, enquanto o indicador fica fixo.

No início, pode parecer difícil, porque é um movimento totalmente novo para quem está começando. Mas, conforme você for treinando, em pouco tempo seus dedos "aprenderão" a técnica. Na guitarra é um pouco mais fácil de tocar que no violão, pois suas cordas são mais "moles".

Por que usar Ligados?

Os Ligados, além de tornarem o som da guitarra mais interessante através de passagens naturais, são uma excelente forma de tocar com velocidade. Os Ligados proporcionam agilidade aos solos com tanta facilidade que eles se encaixam naturalmente em qualquer tipo de solo, desde jazz até metal.

Outra razão para treinar Ligados é que eles são a base para se aprender uma outra técnica, o Tapping. Quanto melhor você for em Ligados, melhor será em Tappings.

Quem usa?

Jimi Hendrix, Allan Holdsworth e Joe Satriani são apenas alguns dos muitos guitarristas que fizeram dos Ligados uma parte essencial de seus estilos. Experimente escutar músicas desses três guitarristas para observar como os Ligados podem ser utilizados de formas bem distintas.

___________________________________________________________________

http://99e0445.leadlovers.com/como-solar-com-modos-gregos-1

Quer melhorar seus solos?

Se você quer melhorar seus solos e aprender a solar com Modos Gregos, nós recomendamos que você conheça o Como Solar Com Modos Gregos. Este é o único método que ensina como criar solos interessantes com Modos Gregos, sem ter que decorar um monte de escalas.

Caso ainda não conheça, visite e assista aos vídeos gratuitos da série Como Solar Modos Gregos no link abaixo:

Clique AQUI para conhecer o Como Solar Com Modos Gregos

Bons estudos!

GuitarCoast