Técnica, Feeling e Criatividade


Por Emiliano Gomide

Técnica, feeling e criatividade andam juntos. Eles são igualmente importantes, pois toda vez que você escuta um sem o outro, fica aquela sensação estranha. Se você deseja ser um bom guitarrista e fazer bons solos de guitarra, você precisa desenvolver essas três habilidades.

Você já deve ter escutado um guitarrista solar com muita técnica, mas com uma melodia que simplesmente não fazia muito sentido. Faltava alguma coisa. Podemos dizer que esses solos tem uma falta de feeling e criatividade.

Por outro lado, criatividade e feeling não servem para nada se o guitarrista não possui um conjunto de técnicas que sabe executar. Imagine que você tem uma ideia criativa para uma música em sua cabeça. Você consegue pensar exatamente como seria a música e como seria ótimo se pudesse tocá-la. Mas nada disso ocorrerá se você não souber transmitir essa ideia para a guitarra. Se você não dominar as técnicas básicas, você não conseguirá tocar as notas que estão na sua imaginação.

criatividade é a capacidade de criar algo novo e interessante. Mas não basta compor uma música que seja totalmente diferente de qualquer outra. Ela precisa agradar a alguém. A boa notícia é que se você conseguir criar algo que agrade pelo menos a você mesmo, há grande de chance de mais pessoas gostarem. Aliás, essa é melhor forma de ser criativo com música, tentando tocar algo que te faça se sentir bem e não tentando criar algo só para agradar um determinado público. Isso deve ser uma consequência, não um objetivo.

E quanto ao feeling? Provavelmente, você não quer ser só mais um guitarrista que "dispara" notas em alta velocidade. E também não quer que suas composições e improvisos fiquem sem graça. Cada nota para você tem que fazer sentido. Feeling é a habilidade de tocar a nota certa na hora certa e, principalmente, da forma certa. Só o feeling te dirá se está na hora de acelerar seu solo. Só o feeling te dirá se um vibrato irá cair bem ou não. Não existe teoria para isso. Você precisa sentir e tocar de acordo com o que sente. E, assim como a técnica e a criatividade, esta é uma habilidade que você pode treinar e ficar cada vez melhor.

Técnica, feeling e criatividade são parceiros. Um ajuda o outro. Assim, quanto mais você valorizar esses três elementos, mais eles irão fortalecê-lo como guitarrista e os seus solos ficarão cada vez melhores.


___________________________________________________________________

http://99e0445.leadlovers.com/como-solar-com-modos-gregos-1

Quer melhorar seus solos?

Se você quer melhorar seus solos e aprender a solar com Modos Gregos, nós recomendamos que você conheça o Como Solar Com Modos Gregos. Este é o único método que ensina como criar solos interessantes com Modos Gregos, sem ter que decorar um monte de escalas.

Caso ainda não conheça, visite e assista aos vídeos gratuitos da série Como Solar Modos Gregos no link abaixo:

Clique AQUI para conhecer o Como Solar Com Modos Gregos

Bons estudos!

GuitarCoast