Double Stops


O que são Double Stops

Um double stop é quando se toca duas notas ao mesmo tempo. Simples assim.

A técnica dos double stops é uma forma fácil de incrementar seus solos na guitarra. A técnica em si é bem fácil e se encaixa em vários tipos de solo. Existem também riffs que são baseados em double stops, como, por exemplo, o clássico Smoke on the Water, do Deep Purple.

Brian Setzer com sua big band

Provavelmente, o estilo mais caracterizado pelo uso de double stops é o rockabilly. E um grande guitarrista desse estilo é Brian Setzer, com músicas como Rock This Town e Jump, Jive An' Wail.

Chuck Berry foi o guitarrista que popularizou o uso dos double stops, criando o melhor exemplo da técnica com a música Johnny B. Goode. Se você quiser ficar bom em double stops basta aprender a tocar a introdução dessa música em algum site de tablaturas.



Como se faz

Os double stops podem ser tocados em todas as cordas da guitarra, mas o mais comum é utilizar as três cordas de baixo (as mais agudas). Apesar de não haver nenhuma regra, os double stops são tocados em cordas vizinhas, isto é, uma embaixo da outra, pois fica mais fácil.

Mão Esquerda - Quando as duas notas estão no mesmo traste (ou casa), é possível tocá-las com uma pestana, ou seja, com um dedo da mão esquerda segurando duas notas simultaneamente. Quando as notas não estão na mesma casa, é preciso tocar com dois dedos diferentes, como se você estivesse tocando só uma parte de um acorde.

O exemplo abaixo é o início da música do desenho Beavis and Butthead, que é cheia de double stops. Veja no vídeo abaixo.

-----------------------------------------------------------------
--10-------8----------8--------10--10--10----8---8--8---7-
------9----------7-7---9---------9---9---9----9---7--7---7-
7--------7----7------------7-7--------------7----------------

Obs: A tablatura mostra as 4 cordas Ré, Sol, Si e Mi (de baixo para cima, respectivamente).



Mão Direita - Os double stops podem ser tocados com palheta ou com os dedos. Com os dedos, você pode tocar normalmente ou puxando as cordas com um pouco mais de força, obtendo um som mais estalado (essa técnica é conhecida como "Chicken Pickin'' - se quiser conhecê-la, veja o vídeo abaixo).



Quem usa

Os double stops são encontrados em vários estilos de música, mais os mais comuns são o rock, blues e, principalmente, na country music (particularmente, no bluegrass). Alguns guitarristas que usam double stops são: Chuck Berry, Joe Perry (Aerosmith), Slash, Johnny Hiland e Steve Morse (Deep Purple).

Exemplos de Músicas: qualquer uma do Chuck Berry (Johnny B. Good, Maybellene, Sweet Little Sixteen, Roll Over Beethoven...), Crazy (Aerosmith) e Love Struck Baby (Stevie Ray Vaughan).

Veja também como algo tão simples como a técnica dos doubles stops pode criar algo tão fascinante na música Little Wing de Jimi Hendrix, ou na versão de Stevie Ray Vaughan abaixo (recomendável apenas para quem já está bem avançado na guitarra).


Dica

Uma ótima forma de treinar double stops e ainda tirar ótimos sons é através do segundo modelo da Escala Pentatônica. A vantagem desse modelo é que, nele, existem várias combinações de double stops na mesma casa, visto que todas as notas se encontram em apenas três casas (5, 7 ou 8). Para quem não conhece, segue o desenho abaixo para a escala pentatônica de Lá menor.

E-----5----------8
B-----5----------8
G-----5------7
D-----5------7
A-----5------7
E-----5----------8


Aprenda outras Técnicas de Guitarra:

___________________________________________________________________




Quer aprender Modos Gregos? 

Os Modos Gregos são uma forma de solar na guitarra e no violão que permite você criar as mais diversas sonoridades, gerando sensações e emoções inexplicáveis na sua música.

Aprenda todos os segredos no Workshop de Modos Gregos. Na 1ª parte deste Workshop 100% Online e 100% Gratuito vamos ensinar os Modos Gregos desde o início, explicando o que é e como funciona esta abordagem. Na 2ª parte vamos mostrar como aplicar os Modos Gregos nos seus solos, improvisos e composições.


Bons estudos!

GuitarCoast