Aprenda a Tocar Guitarra - Dicas para Iniciantes


Nos próximos parágrafos, você encontrará dicas importantes para manter em mente ao longo de todo o seu aprendizado. Esses conselhos irão mantê-lo no caminho certo simplesmente por um motivo: eles mostram como evitar o caminho errado.

Você pode estar apenas interessado em aprender o básico para conseguir tocar suas músicas favoritas no violão ou na guitarra. Ou você pode desejar, desde o início, chegar a um nível avançado na guitarra, para poder criar suas próprias músicas, solar, improvisar e usar as mais diversas técnicas. Seja qual for o seu objetivo, os conselhos continuam os mesmos. Eles se aplicam a qualquer guitarrista e o ajudam a chegar mais longe e mais rápido. Então vamos ao que interessa!

Pense no longo prazo

Aprender a tocar guitarra é como construir a casa onde você irá morar. Se você fizer com pressa e de qualquer jeito, com certeza terá problemas lá na frente. Mas se você fizer tudo certo e com calma, você ficará surpreso com os resultados e todo o esforço terá valido a pena. E o melhor, você poderá curtir sua nova casa à vontade. Do jeito que você quiser.

Não desenvolva vícios

Muitas pessoas, na pressa de conseguir tocar alguma coisa, acabam deixando de lado a perfeição. A vontade de tocar mais rápido muitas vezes faz com que o guitarrista cometa vários erros pequenos. O problema é que isso gera vícios. E isso é um problema enorme, porque, uma vez que você adquire um vício, é difícil se livrar dele.

Um vício é quando temos uma tendência a fazer algo errado (ou pelo menos de forma menos eficiente) e sempre acabamos seguindo essa tendência. Depois que nos acostumamos a fazer algo de uma forma, é difícil desacostumar e começar a aprender a forma certa. A principal dica para evitar vícios é identificando-os antes que eles crescam. Isso é fácil. Sempre que sentir vontade de pegar um atalho ou fazer uma pequena mudança na forma certa de tocar, pare e pense "aonde isso vai me levar?''.

Quando estiver tocando algo e cometer um erro, volte para o início e toque certo. Não se acostume a tocar errado.


Toque perfeito

Não contente-se em tocar bem. Tente tocar até não dar para ficar melhor. Isso requer mais treinamento no início, mas você colherá os frutos no longo prazo. Em breve, será muito fácil aprender novas músicas e os erros serão cada vez menos frequentes. Tenha um ouvido super-crítico. Se não está soando bem, descubra a razão e resolva o problema.

Tenha paciência

No início pode parecer que você está se desenvolvendo muito devagar. Você pode até achar que não leva jeito. Isso não é o menor problema. Quase todos os guitarristas se sentem assim quando estão começando. É estranho fazer todos aqueles formatos de acordes. Esquecemos das posições certas. Não conseguimos abrir direito a mão e alcançar todas as notas... São várias dificuldades, mas todos passamos por isso. Não se preocupe, tudo isso passa. Como? Veja as próximas dicas.



Os detalhes são muito importantes

A guitarra é um instrumento cheio de detalhes. Quanto mais detalhes você souber e quanto mais você conseguir executá-los com precisão, melhor guitarrista você será. Um detalhe sozinho pode não impressionar muito. Mas quando se junta vários detalhes em uma música, o conjunto fica extraordinário, podendo até ficar "fascinante". E é exatamente isso que os grandes guitarristas fazem. Cada música, cada frase na guitarra, cada solo é cheio de detalhes. Até mesmo as músicas que soam mais simples, por trás contam com vários pequenos detalhes.

Neste artigo, não vamos falar quais detalhes são esses, porque, de certa forma, o site inteiro fala sobre isso. Mas uma coisa podemos dizer sobre o assunto. Quando você estiver escutando um guitarrista e ficar impressionado com o que ele estiver tocando, não pense simplesmente "Esse cara é foda!". Um excelente exercício é analisar o que ele está tocando e tentar descobrir todos os detalhes que compõem o conjunto. Tudo o que você precisa fazer é quebrar a música em partes, pegar cada parte e quebrar em partes ainda menores a analisá-las com bastante atenção.

Você pode estar pensando "para tocar guitarra, eu preciso ficar pensando em vários detalhes ao mesmo tempo? Eu achava que era só tocar e pronto''. A resposta é "Não". Quando um guitarrista toca uma música, ele não fica pensando em vários detalhes ao mesmo tempo. Eles simplesmente fazem parte do seu jeito de tocar. Mas para chegar a esse jeito de tocar, é preciso treinar bastante. E aí sim, durante os treinos, é preciso prestar atenção aos detalhes, cada um deles - até que eles fiquem impregnados na sua forma de tocar. É como se os seus dedos adquirissem uma memória própria.

Dedicação

A coisa mais normal quando se está começando é pensar em seus guitarristas favoritos e se perguntar como ''como esses guitarristas conseguem tocar tão bem?''. A resposta não poderia ser mais simples: dedicação. Slash, Eric Clapton, B.B. King, David Gilmour... todos eles dedicaram enorme parte de seu tempo para tocar guitarra melhor. E aqui a frase que melhor se aplica é "nada melhor que um dia após o outro". Isto é, você não precisa aprender a tocar muito bem hoje, você só precisa tocar um pouco melhor que ontem. E amanhã, fazer a mesma coisa, e assim em diante. Não tenha pressa, mas não perca tempo. Cada minuto que você tocar deixará você melhor.

Disciplina

Não basta se dedicar, é preciso se dedicar da forma certa. E, na maioria das vezes, isso quer dizer se dedicar de forma eficiente. Para isso, você precisa ser metódico. Um treino desestruturado não o levará muito longe. Estabeleça metas. E se dedique a cumpri-las. Um exemplo de meta é aprender a tocar 3 músicas por semana. Existem milhares de possíveis metas. Para não ficar estagnado, tente sempre se superar. Crie metas cada vez mais ousadas (use sua criatividade!).


Treino

Se você estiver fazendo aulas, dedique boa parte de seu treino para fazer os exercícios que seu professor passar. Ninguém melhor que ele para dizer o que e como você deve treinar. Se seu professor não costuma passar exercícios para depois da aula, peça para ele passar a fazer isso sempre. É como um esporte. Jogadores de futebol, basket, vôlei... se exercitam o tempo todo para, quando chegar a hora do jogo, estarem em plena forma e preparados para fazer as coisas certas.


Repetição

Essa é uma das lições mais importantes para quem quer aprender a tocar guitarra. Nunca esqueça disso: "Se você quer aprender, você tem que fazer muita repetição". Essa é uma das maiores verdades na guitarra. E serve tanto para aqueles que estão começando quanto para aqueles que tocam há vários anos. De fato, os guitarristas reconhecidos como os mais rápidos do mundo são aqueles que mais treinam repetição. Não há segredos - quando se trata de técnica, repetição é o que mais importa.

Tenha um professor

Ter um professor é como ter um treinador em um esporte. Ele te conhece e faz você ficar melhor. Ele conhece os princípios e fundamentos e o coloca no caminho certo. Assuntos mais complexos, como Teoria Musical, não podem ser deixados de lado. E um guitarrista profissional é a pessoa mais capacitada para ensiná-los.


Steve Vai sabia a importância de ter um bom professor e procurou logo aquele que mais tarde viria a se tornar um dos melhores do mundo - Joe Satriani, que o ensinou tudo que sabia. Steve Vai foi seu aluno mais dedicado e, hoje em dia, é também um dos melhores guitarristas do mundo.



Auto-didatismo

Nós acreditamos 100% na sua capacidade para buscar e reter conhecimento. Ao longo de toda sua vida você aprendeu sozinho a fazer um monte de coisa. E, tocando guitarra, você terá a chance de usar todo o seu auto-didatismo. Apesar de recomendarmos fortemente que todos os guitarristas busquem um professor, valorizamos muito o auto-didatismo, pois sabemos que é uma excelente forma de aprendizado. Muitas vezes até mais rápido. Aquilo que nos dizem, podemos esquecer facilmente. Mas aquilo que aprendemos sozinhos, nunca esqueceremos.

Auto-didatismo é, basicamente, um caminho de aprendizado que consiste em usar sua inteligência para deduzir coisas novas. Em outras palavras, chegar a conclusões a partir do seu próprio raciocínio. Assim, podemos ver que a guitarra é uma ótima forma de exercitar sua inteligência.

Sugerimos, que você aproveite os dois caminhos que existem para aprender música e guitarra: ter um professor e aprender coisas sozinho. Deste modo, você estará aproveitando seu potencial máximo, além de usar seu tempo de forma eficiente. E, para ajudá-lo nesse caminho, lembre-se sempre que a música é como uma ciência, onde tudo faz sentido. Não são apenas notas tocadas aleatoriamente e que soam bem. Existe uma explicação para tudo que é tocado. Mas isso é outro assunto (Teoria Musical).

Um professor serve para te ensinar tudo aquilo que ele pode te ensinar (o que é muita coisa) e de forma organizada. Mas o auto-didatismo é o que fará com que você se torne único. Nenhum professor ensinou Jimi Hendrix ou Jimmy Page a fazer o que eles faziam.


Seja curioso

A guitarra é um mundo. Uma vez dentro, você pode passar anos descobrindo coisas novas. No entanto, você só as descobrirá se for atrás delas. Mesmo fazendo aulas com um excelente professor, ele não te dirá tudo o que você pode saber, a não ser que você pergunte. E ele não dirá por duas razões: é muita coisa para ser dita e ele provavelmente não sabe tudo (ninguém sabe tudo). Por isso, não espere que as informações caiam no seu colo. Corra atrás delas!

A principal característica dos curiosos é olhar para o mundo como um cientista e querer entender como as coisas funcionam. Ser curioso é não aceitar só o que nos dizem. É querer saber mais. Para isso, é preciso levantar perguntas, pensar em questões, ter dúvidas, sugerir hipóteses. E, é claro, procurar as respostas. Com o tempo, as peças do quebra-cabeça se encaixam.

Quer mais dicas? Leia os artigos abaixo e descubra muito mais!









___________________________________________________________________




Quer aprender Modos Gregos? 

Os Modos Gregos são uma forma de solar na guitarra e no violão que permite você criar as mais diversas sonoridades, gerando sensações e emoções inexplicáveis na sua música.

Aprenda todos os segredos no Workshop de Modos Gregos. Na 1ª parte deste Workshop 100% Online e 100% Gratuito vamos ensinar os Modos Gregos desde o início, explicando o que é e como funciona esta abordagem. Na 2ª parte vamos mostrar como aplicar os Modos Gregos nos seus solos, improvisos e composições.


Bons estudos!

GuitarCoast