Dicas Para Comprar Uma Guitarra

Por Emiliano Gomide


Escolher a guitarra que você vai comprar é um momento importante na sua vida de guitarrista. Esta vai ser a guitarra com a qual você passará muito tempo junto - treinando, aprendendo, ensaiando e tocando em shows.

Por isso, vale a pena gastar um pouco mais de tempo para encontrar a guitarra ideal. Ela não precisa ser perfeita, apenas ser do jeito que você gosta.

Esta é uma decisão totalmente pessoal. Não dá para pedir para alguém escolher por você. Mas aqui você vai encontrar algumas dicas que facilitarão as coisas na hora de decidir.

O Visual é importante sim!


Existem vários tipos de guitarra - de vários modelos, formatos e cores. Umas você vai gostar menos e outras você vai gostar mais. É importante que você escolha uma que você goste muito!

Visual não é tudo. Mas se você não gostar de olhar pra sua guitarra ou simplesmente não achá-la interessante, acredite, não será tão legal quanto pode ser. Uma guitarra que você curte te dá muito mais inspiração e vontade de tocar!

Não tente encontrar tudo numa guitarra só


Primeiro, porque não existe uma guitarra com tudo. Segundo, porque, na hora de procurar, você deve focar apenas naquilo que for mais importante para você nesse momento. Defina duas ou três coisas que não podem faltar na guitarra que você quer comprar. Por exemplo, "Quero uma guitarra preta para tocar com distorção, que custe entre R$1.000,00 e R$1.200,00". Isso varia muito pra cada pessoa, dependendo de quanto você deseja gastar e do estilo de música que você vai tocar.

Há vários itens que podem variar numa guitarra, como:

- Tamanho da guitarra
- Grossura do braço
- Tipo de madeira usada
- Cor
- Formato/modelo
- Ter ou não alavanca
- Ter ou não um sistema de micro-afinação
- Sonoridade e timbres (muito influenciado pelos captadores)
- Faixa de preço
- Marca

Você não precisa definir todos os detalhes da sua guitarra, apenas aquilo que for realmente indispensável, para saber o que procurar.

Sonoridade - Captadores Humbucker ou Single Coil?

O que mais influencia na sonoridade de uma guitarra são os captadores. Eles podem ser de dois tipos. O captador Humbucker dá uma sonoridade mais forte, bastante usada no metal e rock. É a melhor opção para tocar com distorção, pois elimina os ruídos. Enquanto isso, o captador Single Coil é melhor para obter sons mais limpos e com "brilho".

Gibson Les Paul - com captadores Humbucker


Fender Stratocaster - com captadores Single Coil

Assim, se você já sabe a sonoridade que quer, uma forma de olhar para as diversas guitarras numa loja é pelo tipo de captador. Por exemplo, muitas vezes, a Fender usa o Single Coil e a Gibson usa o Humbucker.

Experimente o máximo de guitarras que puder

Apesar de saber mais ou menos o que você quer, na hora de experimentar a guitarra, tudo pode mudar! Você pode entrar numa loja e tocar a guitarra que você queria muito e não gostar mais dela tanto assim, talvez pela sonoridade ou porque você não se sente confortável com ela. E o contrário também pode acontecer! Pode ser que você acabe gostando muito de uma guitarra que nem te chamava atenção antes. Por isso, não deixe de experimentar.

Experimente várias guitarras, quantas forem necessárias. Até você realmente se apaixonar por uma. ISSO MESMO. Deixe a emoção falar mais alto! Por essa razão, você precisa ir à uma loja boa, onde você possa tocar com calma qualquer guitarra que te interessar.


4 Dicas para você economizar

Agora que você já escolheu a sua guitarra, vamos ver algumas dicas para tentar gastar o mínimo possível:

1 - Uma guitarra usada custa muito mais barato. E você pode encontrar uma guitarra em ótimo estado. Basta que ela tenha sido bem cuidada, pois as guitarras não necessariamente perdem qualidade com o tempo. Você pode procurar em sites como Mercado Livre e BomNegócio.com e também em escolas de música, onde costumam colar anúncios nos murais.

2 - Evite comprar por impulso. Pesquise preços. Os preços de uma mesma guitarra pode variar bastante de uma loja para outra e de um site para outro.

3 - Peça um desconto. Pode parecer muito simples, mas nenhum vendedor gosta de perder uma venda!

4 - Se possível, compre ou peça para alguém comprar sua guitarra nos Estados Unidos. Sai muito mais barato. Mas atenção: se descobrirem que a guitarra foi comprada lá quando ela passar pela fiscalização do aeroporto aqui no Brasil, você pode acabar pagando 100% de impostos.

Dedique uma tempo para comprar sua guitarra. Vai valer a pena!

Autor: Emiliano Gomide

___________________________________________________________________




Quer aprender Modos Gregos? 

Os Modos Gregos são uma forma de solar na guitarra e no violão que permite você criar as mais diversas sonoridades, gerando sensações e emoções inexplicáveis na sua música.

Aprenda todos os segredos no Workshop de Modos Gregos. Na 1ª parte deste Workshop 100% Online e 100% Gratuito vamos ensinar os Modos Gregos desde o início, explicando o que é e como funciona esta abordagem. Na 2ª parte vamos mostrar como aplicar os Modos Gregos nos seus solos, improvisos e composições.


Bons estudos!

GuitarCoast

35 comentários:

Katherine disse...

Muito legal a matéria! Quando escolhi a minha foi com muita calma e comprei usada em ótimo estado na Pro Music em Copacabana no Rio de Janeiro.

Daisynha ਏਓ disse...

Oi, pessoal, meu marido ja comprou uma fender nos EUA e pela internet, vou deixar a dica que pode ajudar: usamos o serviço de comprar nos eua da boxbrazil.com, foi bem fácil e recebemos em casa! Quem quiser tentar, vale a pena!

Anônimo disse...

queria saber se a dolphin é boa pra iniciantes?

Emiliano Gomide disse...

A Dolphin é uma boa opção para começar. Se você gostou da guitarra, vá em frente!

Gatinha do rock disse...

Pow legal! adorei esse artigo! principalmente por terem sido citadas as 2 guitarras dos 2 melhores guitarristas do mundo q são o Slash e o Jimmy Handrix,exatamente nessa ordem. Ainda não comprei uma guitarra, mas estou louca para comprar uma, do msmo modo q quero mto entrar logo em uma aula de guitarra; se possível ainda esse ano. Espero q as suas dicas sirvam de lição pra mim qndo eu for comprar a minha. Brigadão!

Anônimo disse...

No caso seria jimmy page e jimmy hendrix os dois melhores

Erik Cesar disse...

Cara essa matéria sua foi ótima, mas eu estou tendo problemas na escolha...
Já possui uma stratocaster con floyd rose e alavanca, mas infelizmente ela quebrou e eu não achei as peças para ela... pensei em levar para um lutier, mas ficaria muito caro. Então comecei a pesquisar e achei 3 modelos bem distintos:
Tagima K2 (stratocaster)
Shelter Nashville 300 (les paul)
Shelter SX (explorer)
Enfim, são bem diferentes em todos os aspectos tanto na sonoridade como no visual e no preço... Mas o problema tem sido que eu preciso do instrumento, mas não consegui escolher ainda :\
se vcs poderem responder me dando uma ajuda eu agradeceria muito.
vlw

jhon costa disse...

curto muito um som pesado...o que vc acha das jacksom? é uma boa opção?

Emiliano Gomide disse...

A Jackson é um excelente opção!

Anônimo disse...

Eu nunca toquei guitarra , mas quero e vou . Sou fã do John Frusciante e me inspirarei nele para tocar . Até agora escolhi uma guitarra Michael ST advance . O que me diz ? Ela é boa para iniciantes ? ME AJUDEM POR FAVOR !

Emiliano Gomide disse...

Fala amigo,
Sim, dá para aprender muito bem com uma Michael ST Advance. E dá para tocar qualquer música do Red Hot Chili Peppers nela. Se você gostar do som dela, vá em frente! Depois, conforme você ganhar mais experiência, poderá ver se tem outras guitarras que te atraiam. O importante é começar! Abs

Emiliano Gomide disse...

Fala Erik,
Para escolher entra essas três opções, eu sugeriria você definir aquilo que é mais importante para você no momento. Por exemplo, você quer uma guitarra com um bom sistema de alavanca/micro-afinação? Ou se importa mais com a sonoridade (muito influenciada pelos captadores)? Lembre-se que a melhor forma de escolher é testando as guitarras, para ver qual você curte mais, dentro da sua faixa de preço. Espero ter ajudado. Abs

Anônimo disse...

Olá amigo meu nome é sue helen tenho 23 anos de idade....
Eu sou cantora de música sertaneja desde aos 12 anos de idade, isso faz muito tempo atrás e depois dai não parei mais de cantar, e estou afim de montar uma banda de música sertaneja, e eu quero saber que tipo de guitarra ideal eu posso ter no palco e é importante ter suportes para: guitarra violão contra baixo violino saxofone teclado bateria e até pra outros instrumentos musicais? Me da essa resposta pra mim ok.... beijos. :)

Emiliano Gomide disse...

Olá Sue Helen,
Para tocar música sertaneja, eu recomendo um violão elétrico com cordas de aço. Existem boas marcas brasileiras, como a Giannini. É bom também ter suportes, apesar de não ser imprescindível. Um abraço

Anônimo disse...

Amigo,parabéns pelo post,incrivel...mais ai,eu amo les paul,desejo obter uma...eu amo guns n roses,rock ih blues,ih talz...mais se eu comprar uma guitarra, da pra substituir o violão pela guitarra no sertanejo???pois curto muitos estilos,ih no sertanejo universitario,eu nunca vi eles tocarem com les Paul...

Emiliano Gomide disse...

Olá, amigo, obrigado! Pode usar uma Les Paul sim para tocar sertanejo universitário, ao invés do violão. Sem problemas. Abs

Anônimo disse...

Aiih amigo,parabéns pelo post,me ajudou bastante...mais aiih,estou com problemas na compra da minha primeira guitarra, gosto muito de les Paul,mais qual marca é a mais confiável pra quem ta começando???naoo tenho ajuda,num sei tocar,como posso escolher uma boa guitarra só de olho???nao sei,mais qro aprender com videos da NET,c axa uma boa ideia,visto q tenho apenas 14 anos???pq aki na minha cidade não conheço ninguém q toque ih nem quem encine...c axa ki com videos eu aprendo a tocar guns n roses e entre outros???mtas duvidas...kkk vou fikar grato se VC mii respondessi elas...pois pelo seu post,VC deve conhecer bastante de guitarra...

Anônimo disse...

Valeu manoow...era a resposta que eu precisava...agradecido...ih parabéns mais uma vez pelo post kkkkk abs

Emiliano Gomide disse...

Olá amigo! Obrigado por estar acompanhando os posts aqui no Guitar Coast. É possível sim aprender a tocar com auxílio de vídeos na Internet, inclusive as músicas do Guns n' Roses. Quanto a guitarra, depende muito de quanto deseja gastar. Geralmente, as melhores são mais caras. Mas dá pra encontrar boas guitarras com preços acessíveis. Uma sugestão é visitar uma loja de instrumentos musicais, e pedir para o vendedor lhe mostrar o som de diferentes guitarras para ver qual você gosta mais. Com certeza, ele irá te ajudar. Sucesso!

Anônimo disse...

Cara, tenho 12 anos e vou começar em breve a fazer aulas de guitarra, eu gostaria de tocar coisas como Hypnotize - SOAD e Back in Black - AC DC, me recomenda uma stratocaster ou uma les paul? (Nem precisa levar o peso em consideração)

Emiliano Gomide disse...

Oi, amigo. Entre stratocaster e les paul, para conseguir o som do SOAD e do AC/DC, sugiro a les paul, pois os captadores humbucker dela são melhores para esse som. Abs

Anônimo disse...

RAPAZ . JA CONHECO 1 POUCO NAO TOCO TENHO 48 ANOSFACO ACORDES JA ESTUDEI NAO TERMINEI SERIA POSSIVEL RECOMECAR? 1 guitarra igllou e boa ?

Emiliano Gomide disse...

Olá, amigo! Nunca é tarde para recomeçar. Conheço pessoas que começaram a tocar guitarra e violão depois dos 50 anos. Como você já tem uma base e já sabe acordes, será mais fácil. Esta guitarra é boa sim. Abraços

Anônimo disse...

Ou amigo eu to na duvida vsbachabq uma sg é boa mas eu n gosto do visu dela mas dizem q tem um som muito bom eu quero tocar A7X oque vs me recomenda?

Anônimo disse...

Tenho 38 anos! Sempre quis aprender a tocar guitarra! E agora decidi que vou...mas não estou velho pra isso?

Victor Hugo disse...

Oi Emiliano, tenho 15 anos e curto muito guitarra e pretendo comprar uma. Posso gastar até R$400 e gostaria de tocar Iron Maiden, led zepellin, Megadeth, Pink Floyd, entre outros, e também sou apaixonado pelo visual e sonoridade da Stratocaster.. Qual guitarra você recomenda?

Emiliano Gomide disse...

Oi Victor Hugo, legal ver suas bandas favoritas! Bom gosto, hein :)
Como você gosta de Stratocaster e quer gastar R$400,00, eu recomendo você tentar comprar uma Fender Squier usada em sites como Mercado Livre. Esta marca é de confiança e mesmo que o instrumento seja de segunda mão, ele ainda pode estar em excelentes condições e durar muitos anos pela frente. O importante é que você sempre use cordas novas (se elas estão pretas ou enferrujadas, é porque já estão bem velhas e já perderam a afinação), e leve num luthier profissional para fazer uma boa regulagem. Abs

Emiliano Gomide disse...

Olá amigo Anônimo, não tem problema se você tem 38 anos. Guitarra é pra sempre! Eu, por exemplo, pretendo tocar por muitas décadas ainda, até quando estiver vivo. Não tem por que parar e não tem por que não começar :)
Aproveite e leia esse artigo que escrevi falando dos 10 Mitos Sobre a Guitarra. É só clicar nesse link: http://www.guitarcoast.com/2011/11/mitos-sobre-tocar-guitarra.html

Emiliano Gomide disse...

Olá, pra tocar A7X, é bom usar guitarras com captadores humbucker, como a Ibanez!

MegaJapa11 disse...

pra iniciante você recomenda uma guitarra com ou sem floyd rose?
gosto bastante de heavy metal como dragonforce que tipo de guitarra recomenda?
Obrigado muito bom site

Emiliano Gomide disse...

Oi MegaJapa11, em geral, recomendo guitarra sem floy rose para iniciantes, pois é mais fácil de trocar as cordas. Mas, se você tem muita vontade de tocar músicas que usam alavanca, pode ser mais interessante ter uma floy rose.

Luis Eduardo disse...

Estou passeando pelo site e achei bacana. nao toco a muito tempo, literalmente desaprendi...kkk, mas agora comprei uma Dean Dime Razorback preta. show de bola, e ai sim vai voltar tudo sem esforço!

Emiliano Gomide disse...

Que guitarra top hein Luis Eduardo! Manda bala!

Marquinhos disse...

Vocês recomendam uma (STS 002 Eagle) para iniciantes ?

Emiliano Gomide disse...

Olá Marquinhos, esta pode ser uma boa guitarra para você começar se você gosta dela. Antes de comprar, verifique se a loja oferece garantia e assistência. Aí você pode comprar com tranquilidade!