Dicas Para Comprar Uma Guitarra

Por Emiliano Gomide


Escolher a guitarra que você vai comprar é um momento importante na sua vida de guitarrista. Esta vai ser a guitarra com a qual você passará muito tempo junto - treinando, aprendendo, ensaiando e tocando em shows.

Por isso, vale a pena gastar um pouco mais de tempo para encontrar a guitarra ideal. Ela não precisa ser perfeita, apenas ser do jeito que você gosta.

Esta é uma decisão totalmente pessoal. Não dá para pedir para alguém escolher por você. Mas aqui você vai encontrar algumas dicas que facilitarão as coisas na hora de decidir.

O Visual é importante sim!


Existem vários tipos de guitarra - de vários modelos, formatos e cores. Umas você vai gostar menos e outras você vai gostar mais. É importante que você escolha uma que você goste muito!

Visual não é tudo. Mas se você não gostar de olhar pra sua guitarra ou simplesmente não achá-la interessante, acredite, não será tão legal quanto pode ser. Uma guitarra que você curte te dá muito mais inspiração e vontade de tocar!

Não tente encontrar tudo numa guitarra só


Primeiro, porque não existe uma guitarra com tudo. Segundo, porque, na hora de procurar, você deve focar apenas naquilo que for mais importante para você nesse momento. Defina duas ou três coisas que não podem faltar na guitarra que você quer comprar. Por exemplo, "Quero uma guitarra preta para tocar com distorção, que custe entre R$1.000,00 e R$1.200,00". Isso varia muito pra cada pessoa, dependendo de quanto você deseja gastar e do estilo de música que você vai tocar.

Há vários itens que podem variar numa guitarra, como:

- Tamanho da guitarra
- Grossura do braço
- Tipo de madeira usada
- Cor
- Formato/modelo
- Ter ou não alavanca
- Ter ou não um sistema de micro-afinação
- Sonoridade e timbres (muito influenciado pelos captadores)
- Faixa de preço
- Marca

Você não precisa definir todos os detalhes da sua guitarra, apenas aquilo que for realmente indispensável, para saber o que procurar.

Sonoridade - Captadores Humbucker ou Single Coil?

O que mais influencia na sonoridade de uma guitarra são os captadores. Eles podem ser de dois tipos. O captador Humbucker dá uma sonoridade mais forte, bastante usada no metal e rock. É a melhor opção para tocar com distorção, pois elimina os ruídos. Enquanto isso, o captador Single Coil é melhor para obter sons mais limpos e com "brilho".

Gibson Les Paul - com captadores Humbucker


Fender Stratocaster - com captadores Single Coil

Assim, se você já sabe a sonoridade que quer, uma forma de olhar para as diversas guitarras numa loja é pelo tipo de captador. Por exemplo, muitas vezes, a Fender usa o Single Coil e a Gibson usa o Humbucker.

Experimente o máximo de guitarras que puder

Apesar de saber mais ou menos o que você quer, na hora de experimentar a guitarra, tudo pode mudar! Você pode entrar numa loja e tocar a guitarra que você queria muito e não gostar mais dela tanto assim, talvez pela sonoridade ou porque você não se sente confortável com ela. E o contrário também pode acontecer! Pode ser que você acabe gostando muito de uma guitarra que nem te chamava atenção antes. Por isso, não deixe de experimentar.

Experimente várias guitarras, quantas forem necessárias. Até você realmente se apaixonar por uma. ISSO MESMO. Deixe a emoção falar mais alto! Por essa razão, você precisa ir à uma loja boa, onde você possa tocar com calma qualquer guitarra que te interessar.


4 Dicas para você economizar

Agora que você já escolheu a sua guitarra, vamos ver algumas dicas para tentar gastar o mínimo possível:

1 - Uma guitarra usada custa muito mais barato. E você pode encontrar uma guitarra em ótimo estado. Basta que ela tenha sido bem cuidada, pois as guitarras não necessariamente perdem qualidade com o tempo. Você pode procurar em sites como Mercado Livre e BomNegócio.com e também em escolas de música, onde costumam colar anúncios nos murais.

2 - Evite comprar por impulso. Pesquise preços. Os preços de uma mesma guitarra pode variar bastante de uma loja para outra e de um site para outro.

3 - Peça um desconto. Pode parecer muito simples, mas nenhum vendedor gosta de perder uma venda!

4 - Se possível, compre ou peça para alguém comprar sua guitarra nos Estados Unidos. Sai muito mais barato. Mas atenção: se descobrirem que a guitarra foi comprada lá quando ela passar pela fiscalização do aeroporto aqui no Brasil, você pode acabar pagando 100% de impostos.

Dedique uma tempo para comprar sua guitarra. Vai valer a pena!

Autor: Emiliano Gomide

___________________________________________________________________

Um espaço criado para você aprender e evoluir como guitarrista sem necessidade de aulas presenciais e com um aprendizado online inovador e 100% comprovado.

Esqueça as aulas presenciais, os imprevistos na hora de marcar ou encaixar uma aula particular e os valores exorbitantes pagos por cada aula.

Suas aulas de guitarra agora estão disponíveis quando você quiser e onde estiver, acessando de qualquer dispositivo com conexão à internet.