A Importância de se ter um Hobby


Uma pessoa pode se tornar melhor a cada dia ou continuar sempre a mesma, dependo se o seu dia-a-dia é estimulante ou não. E um hobby é uma ótima forma de tornar uma parte do seu dia mais estimulante.

O início de uma simples atividade de lazer, como tocar um instrumento ou praticar um esporte, desencadeia uma série de atitudes positivas em você, que acabam por levá-lo ao autodesenvolvimento.

Um Hobby Aumenta o Poder do seu Cérebro

Quando você estimula seu cérebro com frequência, você o torna mais poderoso, garantindo sua saúde mental, aumentando a capacidade de concentração, produtividade, velocidade de raciocínio, capacidade de observação e atenção aos detalhes.

Você fica mais inteligente na medida em que vai criando sinapses (novas conexões entre os neurônios). Para isso, é preciso aprender coisas novas, o que só é possível ao sair da sua zona de conforto. E o interessante de praticar um hobby é que você acaba saindo da zona de conforto espontaneamente, buscando ir além de seus limites com motivação própria, pois é algo que te dá prazer. Essa é uma das razões pelas quais pessoas comuns conseguem fazer coisas extraordinárias em suas áreas de interesse. Porque elas estão se divertindo!

Lembre-se: a melhor forma de aprender é na prática. Não adianta apenas observar, ler ou ouvir alguém falar sobre algo. É preciso praticar! Você só aprende fazendo.

Um Hobby aumenta o aproveitamento do seu tempo

Uma característica importante de um hobby é que você o pratica com uma certa frequência e por um longo período. Isso é bom porque nosso cérebro possui um potencial diário de desenvolvimento, isto é, um máximo que ele consegue melhorar a cada dia. Por isso, é preciso estar sempre o exercitando e exigindo mais dele, para obter tudo que ele pode conseguir.

O outro ponto é que aprendizado leva tempo. E quando você pratica um hobby por um longo período, você dá o tempo necessário para seu cérebro absorver toda a riqueza que seu hobby pode oferecer.

Um hobby torna você mais forte

É simples: atitudes positivas geram resultados positivos, enquanto atitudes negativas geram resultados negativos. Ao praticar um hobby, você vê os resultados positivos na sua frente.

Habilidades que você desenvolve com um hobby:

1 - Esforço pessoal

Através dos resultados de seu esforço, você percebe que praticar com disciplina é a chave para o sucesso, pois para se tornar muito bom em algo é preciso repetir muitas vezes a mesma coisa, até que aquilo faça parte de você e se torne natural. Quanto mais você pratica, melhor fica.

2 - Paciência

Você percebe que não adianta querer fazer tudo ao mesmo tempo e com pressa. Você passa a ter mais calma para atingir seus resultados, passando a pensar mais no longo prazo.

3 - Vontade de se superar

Quando se tem um hobby, você quer sempre ficar melhor nele. Isso cria o hábito da melhoria contínua e da busca pela excelência, estimulando você a sempre buscar desafios maiores e vôos mais altos. Um hobby ajuda você a sonhar grande!

4 - Saber lidar com fracassos

Você entende que erros são apenas uma parte do processo de aprendizado e não deixa eles afetarem sua motivação.

5 - Autoconfiança

Conforme você vai conseguindo fazer coisas que nunca imaginou, a sua autoconfiança vai aumentando. E não há nada mais importante que autoconfiança. Sem ela, você não sai do lugar - fica sempre fazendo a mesma coisa.

6 - Curiosidade

Um hobby desperta aquela sensação prazerosa de descobrir coisas novas. A curiosidade é essencial na busca por conhecimento.

7 - Relaxamento

Quando você está tenso demais, tudo que você faz tende a dar errado. Por isso é importante relaxar!

Conclusão


Quando começamos algo bom, uma coisa leva a outra e várias outras coisas boas começam a acontecer. Por isso, nunca devemos deixar de lado nosso hobby, mesmo com toda correria do dia-a-dia, como trabalho e estudos. Adulto ou jovem, idoso ou criança, precisamos guardar alguma hora do dia para fazermos o que gostamos e que nos faz bem.

___________________________________________________________________

Um espaço criado para você aprender e evoluir como guitarrista sem necessidade de aulas presenciais e com um aprendizado online inovador e 100% comprovado.

Esqueça as aulas presenciais, os imprevistos na hora de marcar ou encaixar uma aula particular e os valores exorbitantes pagos por cada aula.

Suas aulas de guitarra agora estão disponíveis quando você quiser e onde estiver, acessando de qualquer dispositivo com conexão à internet.