Melhores Caminhos Para Seu Sucesso Musical

Por Ramon Domingos
Tenha uma longa e próspera carreira musical!


Olá, pessoal do Guitar Coast! Tudo bem com vocês?? Gostaria de inicialmente agradecer os acessos e comentários, é muito importante para nós!! Fico feliz com o feedback!

Bom... Hoje, eu parei um pouquinho para escrever sobre empreendedorismo musical! Sim... É um tema interessante e muito longo!

A ideia principal é bem direta: como estabelecer uma carreira sólida dentro do mercado musical!

Você deve estar aí lendo esse artigo, talvez ouvindo suas bandas ou guitarristas favoritos. Certas horas, nos vemos admirando certos caras que realmente são fenomenais. Mas você já parou para pensar “Será que eu também posso chegar lá?”

Sim, você pode! E esse é o nosso primeiro passo...

1 - Destrua a conflagração que você mantém por seus ídolos!

Sim! Não me leve a mal! É importante ter ídolos, eu tenho os meus. Porém, eles são referências e não seres inatingíveis. Ao parar de apenas admirar, você começa a realizar! Seus ídolos são pessoas normais com um propósito. Procure você também um propósito!

2 - Estude muito!!! Muito além do normal!!

Em uma madrugada fria e chuvosa, você terá apenas duas companhias: sua guitarra e uma xícara de café! Se você deseja algo grande, tem que fazer por merecer... Não existe lei mais justa do que a lei da vida! Não existe feriado, não existe hora para dormir... Não há hora para começar e muito menos para terminar. Estudar sempre é bom!

Entenda que estudar não trará apenas conteúdos musicais para você se dar bem em um show e ganhar aplausos... Estudar edifica seu caráter, desenvolve seu intelecto, e te transforma em uma pessoa mais capacitada e mais comunicativa! Estude, pesquise, experimente, reflita, conteste, duvide e vá atrás... Estudar é a melhor coisa da vida!

3 - Encare sua profissão de guitarrista como uma profissão normal

Muito falam que profissões artísticas são profissões diferenciadas, que tem uma conduta informal e em certos pontos acabam não estabelecendo certas obrigações convencionais. Ok, mas vamos com calma nisso! Quem trabalha com conceitos criativos deve estar em um ambiente onde a liberdade de pensamento seja o foco principal. Mas não confunda as coisas, tenha metas, tenha objetivos, se organize, cumpra horários!

Infelizmente, é um problema sério que temos na cultura brasileira de constantemente nos atrasarmos em compromissos. Um atraso é uma grande falta de respeito e responsabilidade. Nesse mundo dos conceitos artísticos, é comum o atraso! Mas isso não deve ser aceitado, muito menos virar algo comum! Respeite seu colega de profissão, respeite seu público. O mínimo que você pode fazer é chegar no horário correto!

4 - Trabalhe Duro!!

Quantas vezes não ouvimos que profissionais da música ou profissões de cunho artístico não trabalham? Esse é o conceito mais injusto e preconceituoso que existe. Se você tem um propósito e luta por ele, terá que trabalhar muito! Não tenha medo do batente. Isso não é para os fracos!

5 - Não deu certo, tente de outro jeito!

Logicamente que não é no primeiro tiro que você vai acertar o alvo! É com muitos anos de experiência que se atinge o ponto X da coisa. E mesmo assim você acaba se incentivando e procura novos desafios! Procure sempre novas alternativas.

6 - Não procure razões externas para seus fracassos!

Não se conforme, não se iluda e entenda o porquê de as coisas não estarem dando certo! Quantas vezes não ouvimos pessoas exteriorizando seus fracassos! Reconheça a si mesmo. Saiba quais são suas virtudes e suas dificuldades, faça uma auto avaliação, não tenha medo de encarar suas verdades. Fortaleça suas virtudes e trabalhe em suas dificuldades.

7 - Não se iluda!

Não vá achando que irá fazer meia dúzia de shows, assinar contratos milionários e se tornar uma grande celebridade, por que não vai! Planeje-se profissionalmente e financeiramente. Estabeleça um ponto que você quer atingir e capacite-se para isso. Não gaste mais do que você pode faturar! Direcione uma parte da sua receita para investimentos em estudos e equipamentos.

8 - Você não é uma unanimidade!

Entenda que, assim como você, há milhares de artistas tentando se estabelecer nesse meio! Por que você daria certo? Infelizmente, no meio artístico temos que conflitar com egos! Trabalhe com metas reais e não com sonhos! Saiba exatamente onde você pode se estabelecer e lute por isso, sem nunca desmerecer ninguém, sem nunca prejudicar ninguém! Não seja egocêntrico, seja humilde. Sempre há coisas novas para aprender em qualquer segmento e isso é sempre engrandecedor para você! Saiba que oportunidades podem depender muito do seu networking e sua postura vai definir se você é o cara adequado para certas situações.

9 - Oportunidades...

Elas nunca irão aparecer se você não estiver pronto! Capacite-se sempre e renove-se sempre... Não fique só reclamando. Pare de reclamar do cenário musical, pare de reclamar da falta de incentivos governamentais! Ninguém vai mudar uma realidade com um tipo de comportamento covarde como esse! Faça alguma coisa por você mesmo... Ninguém vai querer investir em alguém que não tenha punhos fortes para lutar. Muita gente consegue muito mais com muito menos! Entenda que tudo começa por você e ninguém irá fazer aquilo que deve ser feito por você.

10 - Seja autossuficiente!

Todo mundo está correndo atrás de seus objetivos, e hoje a vida é tão acelerada, tão rápida, as informações cada vez mais amplas e céleres, e cada um precisa saber se virar. Não fique esperando uma mão amiga, ou uma ajuda que ela pode nunca aparecer e você acaba ficando para trás. Saiba construir seus caminhos.

11 - Invista!

Não tenha medo de investir... em equipamentos, capacitação, divulgação e melhores trabalhos! As coisas realmente não acontecem do nada! Esses caras que você admira por gravar nos melhores estúdios com grandes produtores, tocando nos maiores festivais do mundo... Eles só estão lá porque fizeram por merecer, deram suas vidas para conquistar algo. Então, pense grande, invista grande e tenha uma colheita grande.

12 - Construa conceitos sólidos

Estude bem o público que quer atingir e saiba se comunicar devidamente com ele, para que tal público entenda sua proposta. Nessa parte, é válida a ajuda de profissionais especializados. Para se tornar um ícone é importante que você estabeleça um conceito. Alguém se torna um ícone por ser admirado no que faz e por transmitir uma imagem que identifica um certo grupo. Então, para isso, você precisa estar de acordo com esse público em termos de comunicação, imagem e conceito! Estude bem essa parte! Então, sempre antes de começar um novo trabalho, estude o mercado, veja o que está acontecendo e atente-se às tendências.

13 - Domine outro idioma

De preferência o inglês, que é uma linguagem universal! É importante estar preparado para as mais variadas oportunidades! Grandes profissionais de qualquer ramo estão sempre bem capacitados e prontos para novidades.

14 - Atualize-se

Entenda que a geração posterior vem sempre com dez vezes mais força que você! Por quê? Por que, a cada era, as coisas se renovam, os recursos melhoram, e a galera que está começando vem com um gás muito mais forte que o seu que já está há uns bons anos na estrada! E você não quer virar um tiozão desatualizado né? Nesse meio, gente desatualizada não tem vez. Acaba caindo e dando espaço para quem está vindo com força total!

15 - Corresponda às suas expectativas

Se você tem uma meta, trabalhe por ela. Você sabe da sua realidade e dos pontos que quer atingir. Faça o que você sabe que tem que fazer. É melhor fazer logo do que esperar o momento perfeito.

16 - Tenha Equilíbrio

Trabalhar com música é realmente algo muito complexo, envolve muitas coisas, envolve muitas pessoas, uma banda nunca se conduz por uma pessoa e muito menos pelas cinco pessoas que estão no palco... É uma equipe grande! Ocorrerão desavenças, terão momentos ruins, várias coisas desagradáveis vão ocorrer, muitas besteiras terão que ouvir, e precisarão recomeçar várias vezes. Aquilo que foi prometido muitas vezes não será cumprido e aquilo que foi assinado muitas vezes na prática funciona de forma diferente. Saiba engolir alguns sapos em prol de um futuro melhor! Atingir seu sucesso vai depender muito do seu equilíbrio e do quanto você pode suportar situações estressantes.

17 - Aprenda a trabalhar sobre pressão!

Profissionais de alto nível agem perfeitamente em situações de pressão! Você vai tocar e lá está no público um cara que te inspirou a ser músico, uma referência, uma autoridade no assunto! Respire fundo e vá em frente! Se isso está no seu caminho, é porque você é capaz! Mata no peito e conduza a jogada! Ou... você está tocando em um lugar, o contratante é um burro, não sabe o que fala, a banda está em um momento péssimo, o transporte, voos, hotéis ruins, ônibus ruins fazem parte da realidade, mas o público não tem nada a ver com isso! Respire fundo, suba no palco, esqueça o mundo por umas duas horas e faça o melhor show da sua vida.

18 - Saiba conduzir seu lado emocional

Isso tem um pouco dos temas que vimos acima. A gente escolhe trabalhar com música porque realmente ama isso, logo temos um lado pessoal muito próximo com o profissional. Certas coisas que você vai ouvir talvez sejam fortes pancadas no emocional, mas podem ser cruciais para seu bom desenvolvimento profissional. Saiba canalizar bem isso.

19 - Leia muito! E sobre diversos assuntos!

A leitura refina seu vocabulário. Isso é fundamental para os conceitos de um formador de opinião. Além do mais é importante você ter domínio de outros assuntos para poder direcionar sua carreira. Leia sobre antropologia, psicologia e comportamento humano. Isso te ajudará a se posicionar de forma concreta perante seu público. Entenda de marketing, que pode ser benéfico na sua comunicação e gerenciamento de certos trabalhos. Leia sobre economia e finanças para elaborar um planejamento financeiro seguro.

20 - Sacrifícios

Em alguns momentos, você terá que abrir mão de certas coisas para que outras se concretizem. Não se preocupe com o fato de ter que trabalhar além da conta. É sua carreira! Você não trabalha em uma empresa, onde seus problemas ficam presos na sua sala. Você trabalha para o seu futuro, então há coisas que se você não fizer, ninguém mais fará. Se necessário, feriados e fim de semanas, convivência com família a amigos próximos, às vezes, também são afetados. Seus objetivos podem envolver uma mudança radical, como morar em outro país, seja para estudar ou trabalhar, viver longe de seus costumes e família! A caminhada para o sucesso é um grande teste e essa é mais uma das etapas!

Conclusão

Finalizando esse nosso papo!!! Tudo depende da sua concepção de sucesso e de suas ambições. Atingir o sucesso não se resume em tornar-se uma celebridade cheia de dinheiro, e sim em fazer muito bem feito aquilo que você está disposto a fazer! E isso vai depender de seus objetivos. Suas lutas e sacrifícios são proporcionais ao ponto que você quer chegar. Se você sonha alto é claro que isso envolverá muitos sacrifícios.

O importante é fazer com amor. Você vai se surpreender com a força que há dentro de você e verá que é muito mais forte do que pensa!

Autor: Ramon Domingos

O que você achou sobre essas dicas? Deixe um comentário aqui pra gente!

Do mesmo autor:

Conheça mais sobre Ramon Domingos:

Entrevista com Ramon
Guitar Tech (blog do Ramon)
Guitar Tech no Facebook
Canal do Ramon no YouTube
___________________________________________________________________




Quer aprender Modos Gregos? 

Os Modos Gregos são uma forma de solar na guitarra e no violão que permite você criar as mais diversas sonoridades, gerando sensações e emoções inexplicáveis na sua música.

Aprenda todos os segredos no Workshop de Modos Gregos. Na 1ª parte deste Workshop 100% Online e 100% Gratuito vamos ensinar os Modos Gregos desde o início, explicando o que é e como funciona esta abordagem. Na 2ª parte vamos mostrar como aplicar os Modos Gregos nos seus solos, improvisos e composições.


Bons estudos!

GuitarCoast