Cantar Melhora Seus Solos na Guitarra

Por Emiliano Gomide
GuitarCoast



E se eu te dissesse que você pode treinar solos de guitarra sem nem estar com a guitarra na mão?

Pois existe uma forma de treinar seus solos e improvisos que é bem diferente daquilo que a maioria dos guitarristas está acostumada. Eu estou falando sobre cantar!

Você sabia que cantar uma música é uma forma de treinar uma habilidade muito importante para a guitarra? Sim! Se você acha que precisa melhorar alguma coisa nos seus solos, mas não sabe exatamente o que é, pode ser que essa dica seja útil para você.

Por que cantar é bom para guitarristas?

Cantar é bom porque desenvolve sua habilidade de imaginar as notas antes de tocá-las. Quando você canta uma música, você precisa saber quais notas vai tocar antes de cantá-las. Se não, você irá cantar notas desafinadas.

E o que isso tem a ver com fazer um improviso na guitarra? Tem tudo a ver, pois quando você está improvisando sobre uma escala, não basta saber o desenho da escala e saber onde ficam as notas. Você também precisa saber quais notas vão encaixar bem em cada momento do solo. Então, para isso, você precisa cantar as notas em sua mente. Ou seja, você tem que saber usar sua imaginação de forma efetiva.

Outro grande benefício de cantar

Além desse benefício que expliquei acima, tem um outro melhor ainda. Você já escutou um solo de um grande guitarrista, com uma técnica impecável e muita velocidade, mais nenhum feeling e nenhuma melodia interessante? Pois é. Esse é um risco que todos nós guitarristas corremos quando vamos improvisar, se não prestarmos atenção e tomarmos cuidado.

Você sabe que um solo cheio de notas, mas nenhum significado, não impressiona ninguém.

Solos complexos não necessariamente são interessantes.

Mas solos super simples também não garantem uma boa melodia.

É a velha história... “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.”

Como fazer então?

A solução é simples e não tem como fugir dela. Você precisa escolher muito bem cada nota no seu solo. Não adianta apenas sair tocando as escalas e jogar várias notas emboladas esperando que saia alguma frase interessante.

Você pode até contar com a sorte e acabar criando algumas frases criativas ao acaso. Mas é melhor ainda se você tem o controle sobre aquilo que está fazendo e escolhe as suas notas com sabedoria.

E a melhor forma de treinar essa habilidade é... Cantando! Claro, porque cantar força você a tocar apenas uma nota de cada vez. Faz você pensar na nota que está cantando, ao invés de só tocar notas aleatoriamente pra ver se sai alguma melodia.

E é isso que se espera de um guitarrista que quer fazer bons solos. Ele precisa saber o que está fazendo.

Dicas Práticas

Então, vamos ver algumas dicas práticas para você começar a cantar e melhorar seus solos.

1 - A melhor opção é você fazer aula de canto. Os benefícios são inestimáveis! Nada melhor que um professor para te ensinar a cantar da forma certa.

2 - Quer aprender, mas não tem dinheiro para aulas? Sem problema, aprenda sozinho! Professores são importantes, mas é totalmente possível aprender sozinho também. Pratique bastante e com disciplina. E você pode encontrar muitas vídeo-aulas gratuitas na Internet. Não invente desculpas para não tentar.

3 - “Sole os seus cantos e cante os seus solos”. A partir de hoje, cantar e solar devem ser dois lados da mesma moeda: a melodia. Treine de duas formas diferentes. Experimente pegar uma música que você gosta de cantar e transforme-a num solo de guitarra. E faça o contrário também, pegue um solo de guitarra que você gosta e tente cantá-lo.

4 - Para finalizar, uma dica de Joe Satriani: para saber se o seu solo está bom, cante-o. Se estiver com notas demais, ao cantar, você saberá quais notas retirar. Se um solo não é bom de cantar, tente melhorar. Escute os solos de Joe Satriani, e você verá que eles são muito “cantáveis”.

Vou terminar esse artigo com uma frase famosa (que pode adquirir novo significado aqui nesse contexto):

“Quem canta seus males espanta”

___________________________________________________________________




Quer aprender Modos Gregos? 

Os Modos Gregos são uma forma de solar na guitarra e no violão que permite você criar as mais diversas sonoridades, gerando sensações e emoções inexplicáveis na sua música.

Aprenda todos os segredos no Workshop de Modos Gregos. Na 1ª parte deste Workshop 100% Online e 100% Gratuito vamos ensinar os Modos Gregos desde o início, explicando o que é e como funciona esta abordagem. Na 2ª parte vamos mostrar como aplicar os Modos Gregos nos seus solos, improvisos e composições.


Bons estudos!

GuitarCoast