Sucesso, Desafios e Aprendizado Constante

Por Ramon Domingos


E aí amigos do Guitar Coast!!! Como andam??

Acredito que vocês já perceberam que ultimamente estamos variando alguns temas, isso é importante para termos outras ideias sobre música, já que esse tema abrange várias áreas e conceitos!

Hoje, nós vamos conversar um pouco sobre a importância de estar sempre buscando algo. E isso também contempla muita coisa!

Basicamente, estar em busca de algo é estar vivo! Não se acomodar faz parte do seu crescimento, do desenvolvimento do seu intelecto.

Podemos fazer uma ligação forte entre esses conceitos e a música, já que, estamos sempre em desafio. Estar envolvido com música, guitarra é estar sempre em desafio! E desafios são vitais para o crescimento, cada desafio que você vence é uma grande conquista!

De certa forma é importante estar sempre se capacitando e buscando novos rumos. À medida que você cresce, mais capacitação e profissionalismo são necessários, pois os novos desafios são maiores e exigem mais de você.

Em termos de música e guitarra há vários conceitos a serem estruturado. É importante estudar diariamente o máximo de tempo que você pode. Atualizar-se também é fundamental, pois vivemos em um mundo aonde novas informações chegam a todo o momento. Logo precisamos estar sempre atentos, sempre renovando nossos conceitos. Acostume-se, essa é a era digital, coisas novas irão surgir dia-a-dia, mudando os rumos de todo o mercado.

É importante saber que música não é apenas música, o momento que você sobe no palco é o momento que talvez você resuma toda sua carreira em no máximo duas horas. Muita coisa acontece antes disso e para você músico, o show começa muito antes!

É importante pesquisar e ler sobre assuntos diversos, economia, mercado de trabalho, política, marketing, antropologia, psicologia, filosofia, é importante entender o mercado e o ser humano!
Estamos em 2015, não há mais tempo para ficar apenas segmentado a sua função principal, porque hoje qualquer função engloba muitas outras!

Então o estudo é diário, pois o crescimento é diário! Oportunidades não aparecem para quem vive em ostracismo. Oportunidades aparecem para aqueles que sabem se colocar em diversas situações sempre obtendo êxito.

Não é mais tempo de pensar do jeito que as coisas aconteciam há cinco anos atrás. No mundo de hoje, cinco anos é uma eternidade, sua cabeça tem que estar sempre em movimento.

Na minha análise, um grande profissional é aquele que, quando aparece uma oportunidade inusitada, ele pensa, “Nossa, legal, não é muito a minha área, mas vou me capacitar para isso!” Enquanto muitos estão pensando “Humm, isso foge um pouco das minhas especialidades!”

Dessa última forma citada, o próprio profissional se limita! Já na primeira situação, é uma postura diferente, que só parte de um cara que está sempre em movimento, englobando diversas áreas, e enxergando mais longe!

Esse ramo artístico permite que o cara sonhe alto, não há limitações para traçar objetivos. Mas ainda vejo muita gente sonhando, pensando e falando, e apenas uma seleta minoria colocando o exato verbo no gerúndio.... REALIZANDO!

Sonhar é diferente de realizar! O sonhar não te permite nada! Absolutamente nada!! Sonhar se resume a ficar sentado esperando algo! Realizar é fazer acontecer! E para fazer acontecer é necessário todos esses embasamentos que citei anteriormente.

Vá além do sonho. Trace um plano, estoure a bolha mágica que fica pairando sobre sua cabeça, coloque seu ideal em suas mãos e saia para briga!

Eu cito o exemplo do jogador de futebol americano! Passo longe de ser um entendedor do assunto, mas queria elaborar com vocês um ponto reflexivo. Vocês já viram a clássica cena de um jogador abraçando a bola e correndo feito um louco tomando trombada até chegar à linha final e conquistar o ponto?

O que acontece nessa situação? Ele tem um objetivo, levar a bola até a outra linha. Porém ele tem um monte de obstáculos até chegar lá, logo ele tem que segurar seu objetivo com todas as forças e correr, correr muito. Seus adversários vão querer derrubá-lo, para deter sua corrida ao determinado propósito, pois essas outras pessoas também possuem seus propósitos, e estão na luta assim como ele. Então ele tem que ser forte, para resistir a tais pancadas. Se ele cai, ele perde a bola, ou seja, ele tem que estar sempre em resistência, ele tem que ser sempre o mais forte!

Logicamente, só chegará a linha final se ele passar por todos os obstáculos, sempre se mantendo intacto, pois se, entre uma trombada ou outra, ele se desestabilizar, na próxima pancada ele cai! É isso! Temos que ser forte dia a dia, temos que agregar conhecimento dia-a-dia, temos que ver conhecimento e inspiração em todos os detalhes da vida, pois outros também estão fazendo isso, e você deve estar sempre nessa luta!

Se o tal jogador ficar só pensando na jogada que poderia ser feita, o máximo que acontece é ele tomar uma bolada na cabeça! Não sonhe tanto, não voe tanto, se não você esquece até o capacete, e a bolada dói mais!

Entende a situação? Resistência e força são coisas importantes!

Eu vejo gente associando sucesso a várias coisas, como satisfação profissional ou financeira, alcançar objetivos, determinar metas e conseguir chegar até elas! Ok, tudo bem! Mas eu resumo sucesso, pela eterna busca do sucesso! Sucesso é estar sempre em busca, sempre em busca de alguma coisa! Sucesso pode ser tudo, menos chegar há algum lugar, pois chegar em algum lugar resume-se a um ponto final! Resume-se a um limite! E não existem limites! Se você chega a um limite, você trombou na estagnação, no conformismo, sua cabeça parou, suas ideias amanhã já estão desatualizadas, e você já é passado. Sucesso é movimento, é presente, é caminho para o futuro. Estabilidade financeira e desafios para cargos mais elevados na sua profissão são consequências da sua busca! Veja que já não mais estamos conversando apenas sobre música! Isso engloba qualquer afazer.

Claro que pessoas possuem ambições diferentes, enquanto um se contenta com coisas mais modestas, outros já sonham em conquistar o mundo. São opções diferentes, claramente que isso exige direcionamentos distintos e é óbvio que um vai chegar mais longe, e terá que ter muito mais esforço, capacitação, planejamento, investimento, etc... Porém, nenhum é melhor que o outro! Precisamos de ambos para movimentar o mundo! São apenas ambições diferentes. É importante que ambos se mantenham em movimento agregando e espalhando conhecimento! Um apenas idealizou algo diferente do outro e tomou rumos para chegar a suas metas, mas ambos andam em busca de algo. E isso é crescimento!

Conhecimento não é só um livro aberto, conhecimento é mundo, é vida! É importante conhecer outros países, outras culturas, e apreciar pontos filosóficos diferentes do seu. Isso te permite agregar coisas ao seu modo de pensar.

E esse modo de pensar é o que vai resumir seu sucesso, e talvez em certos momentos do caminho seja necessário fazer uma reviravolta na maneira que você está conduzindo as coisas! Só não podemos parar! Parar é o fim da linha, e isso não pode acontecer.

O verdadeiro ignorante é aquele que se coloca na hegemonia do saber, pois o sujeito não se abre para novas tendências, e as coisas mudam. De fato, nunca sabemos o suficiente, estamos sempre buscando algo a mais!

A sua formação vai de acordo com suas propostas, no meio do caminho de acordo com o que foi planejado terá inúmeras barreiras e cada objetivo conquistado é um crescimento, então para seu próprio bem, esteja sempre em movimento, buscando algo, esteja sempre atrás do sucesso, isso lhe trará benefícios!

Não se desanime com as barreiras, anime-se nessas horas, pois é nas dificuldades que você cresce!

Absorva o que há de bom para ser absorver. Claro que há muita coisa ruim acontecendo hoje em dia, péssimos profissionais, péssimas estruturas, péssimas situações, pessoas desalmadas, vazias com palavras fracas e desanimadoras. Lembre-se, são apenas barreiras a serem vencidas, e esforço, paciência, resistência e amor são virtudes vitais para estar sempre em busca do sucesso! O sucesso é estar sempre correndo atrás dele, e nunca se contentar com o momento ou posição que você se encontrar, um novo momento, uma nova conquista é a principal razão para se manter na busca por uma próxima conquista! Boa sorte a todos!

Autor: Ramon Domingos

Gostou do artigo? Deixe seu comentário aqui pra gente!

Do mesmo autor:


Conheça mais sobre Ramon Domingos:

Entrevista com Ramon
Guitar Tech (blog do Ramon)
Guitar Tech no Facebook
Canal do Ramon no YouTube

___________________________________________________________________




Quer aprender Modos Gregos? 

Os Modos Gregos são uma forma de solar na guitarra e no violão que permite você criar as mais diversas sonoridades, gerando sensações e emoções inexplicáveis na sua música.

Aprenda todos os segredos no Workshop de Modos Gregos. Na 1ª parte deste Workshop 100% Online e 100% Gratuito vamos ensinar os Modos Gregos desde o início, explicando o que é e como funciona esta abordagem. Na 2ª parte vamos mostrar como aplicar os Modos Gregos nos seus solos, improvisos e composições.


Bons estudos!

GuitarCoast