Sequências de Arpejos na Guitarra

Por Júlio Vallim
GuitarCoast

Rusty Cooley e suas sequências absurdas de arpejos

Arpejo é a execução das notas de um acorde de forma melódica, ou seja; as notas são tocadas em sequência e não ao mesmo tempo como em um acorde ao se tocar uma base. Os arpejos possibilitam ao guitarrista tocar mudanças e partes com uma velocidade considerável, além de boa abertura melódica. Para essa técnica é importante que se estude bem o sweep, pois ele possibilita uma execução perfeita do arpejo colocando uma sonoridade melódica bem interessante. Estude em diversas regiões do braço, em variadas escalas, depois misture arpejos a frases, isso tornará seus solos bastante virtuosos e instigantes, essa técnica é peculiar em guitarristas virtuosos, como Malmsteen, Steve Vai, Paul Gilbert, Petrucci, entre outros.

O que torna o arpejo tão interessante são suas muitas formas de aplicação. Eu gosto muito de utilizar arpejos em minhas composições. Geralmente eles são formados como tríade (T, 3ª, 5ª), tétrade ( T, 3ª, 5ª, 7ª) e arpejos diminutos. Não deixe de aprender os arpejos menores com sétima maior e arpejos maiores com sétima menor, eles possuem um som muito interessante.

Aqui embaixo você encontra algumas sequências de arpejos. Toque-as e você verá como é fácil criar melodias bonitas simplesmente colocando um arpejo após o outro. Nestes exercícios, os arpejos são tríades, que são os arpejos mais simples (apenas três notas), mas também muito bonitos.


Clique na imagem para ampliá-la


Autor: Júlio Vallim 
.
Leia também: Exercícios de Palhetada Alternada e Sweep  
.
Curtiu? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Do mesmo autor:


Conheça mais sobre Júlio Vallim:

Biografia Júlio Vallim
___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________
Um espaço criado para você aprender e evoluir como guitarrista sem necessidade de aulas presenciais e com um aprendizado online inovador e 100% comprovado.

Esqueça as aulas presenciais, os imprevistos na hora de marcar ou encaixar uma aula particular e os valores exorbitantes pagos por cada aula.

Suas aulas de guitarra agora estão disponíveis quando você quiser e onde estiver, acessando de qualquer dispositivo com conexão à internet.