Estudando Solos de Forma Musical

Por Ramon Domingos
GuitarCoast

Estudar música nunca foi um martírio... Desenvolver uma boa técnica musical está longe de ser algo cansativo e pragmático!

Escuto diariamente a seguinte pergunta: ‘E aí Ramon! Estava vendo seus vídeos... você sola rápido, qual o segredo para desenvolver essa técnica?’

Bom... O segredo... quem souber por favor me conte! rsrs... Nunca houve segredos para um desenvolvimento técnico satisfatório. A saída é treinar e treinar, nunca fugiremos de estudar com disciplina e dedicação... Porém, há algumas maneiras de fazer a coisa acontecer de forma mais 'musical' diria eu. Sim... musical, não é uma maneira mais fácil, não é um atalho, não é nada disso... É uma maneira de estudar na qual você vê um efeito musical mais forte e isso te anima.

Não era eu o cara que ficava fritando horas e horas na frente do metrônomo. Na verdade, eu fazia isso também... mas me recordo mais de estudar a técnica na improvisação... Sim!! Você pode fazer isso!!! Assim, você otimiza seus estudos e desenvolve várias coisas ao mesmo tempo, além da técnica, há o ditado musical, as figuras rítmicas, ouvido melódico, fraseados, improvisação em várias tonalidades, estudo de harmonias e tudo mais! Agora, como isso?? Simples!!! Apenas improvise sem medo... Tente fazer fraseados mais ousados, os quais você tem dificuldade... e tente repetir isso ao longo da improvisação, após terminar uma backing track, avalie-se, isole os licks que você não conseguiu fazer e treine-os com o metrônomo até conseguir chegar no BPM da backing track que você está estudando. Quando você conseguir, volte a improvisar inserindo esses licks que provavelmente dessa fez você terá êxito. Depois disso, tente aplicá-lo improvisando em vários tons e em diferentes andamentos... e assim você vai criando elementos novos, elementos musicais. Dessa forma você amplia seu vocabulário musical, estuda várias áreas de uma única vez e foge de um treino não tão animador assim!

Leia artigos de Ramon Domingos:

Simuladores de Amplificador Para Guitarra: Benefícios

Conheça mais sobre Ramon Domingos:

Entrevista com Ramon
Guitar Tech (blog do Ramon)
Guitar Tech no Facebook
Canal do Ramon no YouTube


___________________________________________________________________

___________________________________________________________________


Acesse:
Um espaço criado para você aprender e evoluir como guitarrista sem necessidade de aulas presenciais e com um aprendizado online inovador e 100% comprovado.

Esqueça as aulas presenciais, os imprevistos na hora de marcar ou encaixar uma aula particular e os valores exorbitantes pagos por cada aula.

Suas aulas de guitarra agora estão disponíveis quando você quiser e onde estiver, acessando de qualquer dispositivo com conexão à internet.