Dica Rápida: Esteja Acima das Escalas

Por Ramon Domingos
GuitarCoast



Dica Rápida: Esteja acima das Escalas!

Fala Galera! Ramon Domingos aqui!!! Trazendo novamente uma dica rápida para melhorar seus solos.

É comum dentro das escolas, conservatórios, faculdades de música o estudo da improvisação através de escalas. Porém, se fizermos uma fria análise sobre o uso das escalas, temos que tomar muito cuidado com a maneira que os conceitos são trabalhados e absorvidos.

A escala é como se fosse um atalho, um caminho prático para você chegar a seus resultados. Ela é um conjunto de notas divididas em blocos (shapes) que funcionam bem para uma determinada tonalidade. Até esse ponto, tudo bem. A escala nos trás um porto seguro muito bom, dessa forma não há erros - se uma música é em Sol Maior, basicamente o que temos que fazer é pegar a escala de Sol Maior e tocar. Essa é a principal aplicação que vemos em termos de escala, isso simplifica e direciona bem o nosso trabalho. Porém, também se não tomarmos cuidado, essa abordagem pode nos aprisionar!

Você deve pensar além da escala. Para criar fraseados mais distintos, para melhorar sua personalidade musical, a escala é um caminho e não uma solução. Há algumas notas que, às vezes, estão fora da escala, mas que podem ser muito bem-vindas em determinados acordes. Isso amplia largamente nossas possibilidades. Há inúmeras situações as quais podemos pensar certos outsides que se encaixam muito bem.

Tocar dentro da escala é uma situação cômoda, que reduz as possibilidades de erro e aumenta sua zona de conforto. Isso é bom para certas situações, mas devemos saber que nós temos o domínio da música! Nós fazemos a coisa acontecer, e há dezenas de possibilidades além de um conjunto de notas, se considerarmos a parte harmônica, então... podemos ter muito mais possibilidades! Estude, pesquise... Pense além do óbvio!

Autor: Ramon Domingos

Gostou do artigo? Deixe seu comentário com sua opinião!

Do mesmo autor:

Conheça mais sobre Ramon Domingos:

Entrevista com Ramon
Guitar Tech (blog do Ramon)
Guitar Tech no Facebook
Canal do Ramon no YouTube

=================================================

___________________________________________________________________


___________________________________________________________________


Acesse:
Um espaço criado para você aprender e evoluir como guitarrista sem necessidade de aulas presenciais e com um aprendizado online inovador e 100% comprovado.

Esqueça as aulas presenciais, os imprevistos na hora de marcar ou encaixar uma aula particular e os valores exorbitantes pagos por cada aula.

Suas aulas de guitarra agora estão disponíveis quando você quiser e onde estiver, acessando de qualquer dispositivo com conexão à internet.