Padrões

Você está prestes a descobrir um dos maiores segredos do universo da guitarra. Continue lendo e nós iremos revelá-lo a você.

Uma das melhores formas de se fazer um solo de guitarra em alta velocidade é utilizando padrões. Os padrões são muito comuns em qualquer estilo de música e em qualquer tipo de solo, seja ele lento ou rápido. Porém, quando se usa um padrão para tocar rápido, os efeitos são impressionantes para quem ouve e para quem os executa. Assim que você começar a dominar os padrões de guitarra os seus solos ganharam poder de expressão e você entenderá como se faz para colocar um monte de notas em uma única frase.

O que é um Padrão?

Um Padrão é algo que se repete segundo alguma lógica. Por exemplo, a seqüência 1,2,3,4 é um padrão onde cada número é uma unidade a mais que a anterior. A seqüência 2,4,6,8 é um padrão onde cada número é duas unidades a mais que a anterior.

Estes foram exemplos de padrões com números. Você deve estar pensando ‘O que isso tem a ver com a guitarra?’ Veja bem, cada nota na guitarra é localizada numa corda e num traste. A posição da nota no traste pode ser representada por um número. Por exemplo, na sexta corda (Mi), o traste número 1 representa a nota Fá, o traste número 3 representa a nota Sol, e assim em diante.

Agora que você sabe que podemos pensar nas notas como sendo números você está pronto para aprender a criar padrões. É necessário apenas que você saiba um modelo de escala qualquer. O padrão mais comum na guitarra é tocar as notas de uma escala indo e voltando. Por exemplo, você pode tocar três notas seguidas diferentes, voltar uma nota, tocar mais três notas seguidas,voltar mais uma nota e assim vai. Veja na tablatura abaixo esse padrão, ele está na Escala Pentatônica de Lá Menor.

E .--------------------------------------------------5--5-8-
B .---------------------------------------5-5-8-5-8--8-----
G .----------------------------5-5-7-5-7--7----------------
D .----------------5--5-7-5-7--7---------------------------
A .----5--5-7-5-7---7--------------------------------------
E .5-8--8---------------------------------------------------

Obs: A linha mais baixa da tablatura corresponde a corda Mi grave (sexta corda), e vai subindo até chegar na corda Mi mais aguda.

___________________________________________________________________

http://99e0445.leadlovers.com/como-solar-com-modos-gregos-1

Quer melhorar seus solos?

Se você quer melhorar seus solos e aprender a solar com Modos Gregos, nós recomendamos que você conheça o Como Solar Com Modos Gregos. Este é o único método que ensina como criar solos interessantes com Modos Gregos, sem ter que decorar um monte de escalas.

Caso ainda não conheça, visite e assista aos vídeos gratuitos da série Como Solar Modos Gregos no link abaixo:

Clique AQUI para conhecer o Como Solar Com Modos Gregos

Bons estudos!

GuitarCoast