Aquecimento Para Guitarristas


O Poder do Aquecimento

Por Emiliano Gomide


Comece a Correr

No mundo dos esportes todos atletas fazem um aquecimento antes de começarem suas atividades principais - sejam eles profissionais ou só de curtição. Nadadores correm em volta da piscina, jogadores de basquete correm em volta da quadra e surfistas correm ao longo da praia.

A explicação para tanta dedicação ao aquecimento é simples, e combina Física com Biologia. Quando você aquece uma parte de seu corpo, o líquido sinovial - que é o fluido que protege suas articulações - aquece, ficando mais viscoso e aumentando ainda mais a sua capacidade de reduzir o atrito entre os ossos e articulações. Pesquisas científicas comprovaram que quando os seus músculos estão aquecidos eles podem trabalhar com até o dobro de intensidade. É por isso que os campeões em levantamento de peso fazem exercícios como corrida e bicicleta antes de levantar peso.

O Poder da Mente

Além disso, o atleta não está apenas aquecendo o corpo. Ele também está aquecendo a mente. ISSO MESMO! Os músculos do corpo responsáveis por todos os movimentos estão diretamente ligados pelos neurônios ao seu cérebro.

Para entender melhor como funciona o aquecimento do cérebro em relação aos movimentos do corpo, imagine a seguinte situação: Você acorda e seu braço está dormente, você dormiu em cima dele e bloqueou a circulação. Até aí você já sabe. Mas você deve ter reparado que além de não sentir o seu braço, você também não consegue mexer ele! É a partir daí que nós percebemos que o cérebro está extremamente ligado ao corpo. O que aconteceu foi que os seus neurônios do braço também ficaram sem sangue, o que desativou eles. Para ativá-los de volta você precisa fazê-lo aos poucos.

E é exatamente isso que você estará fazendo quando estiver se aquecendo para tocar guitarra, você estará reativando os seus neurônios para que eles façam com que seus dedos se mexam com agilidade e coordenação motora. Afinal é o seu cérebro que manda o seu corpo se mexer. Assim para preparar o seu corpo, você também precisa preparar a sua mente.

Os Benefícios do Aquecimento Para o Guitarrista

Os guitarristas também precisam aquecer, a única diferença é que você não vai correr com os seus dedos - você vai andar. Todo aquecimento para guitarra deve começar bem DEVAGAR, para depois você poder atingir o máximo da sua velocidade.

Vitalidade

O Aquecimento é indispensável por várias razões. A mais importante é a sua Saúde: Tocar guitarra é um exercício diário e deve ser feito da maneira correta para que não aconteça nada de indesejado. É preciso aquecer para não correr o risco de ficar com tendinite no punho nem artrite nos dedos. Mas não se preocupe, isso é muito difícil de acontecer, para evitar basta aquecer por alguns minutos.

Técnica Perfeita

Outra razão é a que quando você está fazendo o aquecimento, que acaba se tornando um hábito, você tem a oportunidade de melhorar a sua técnica. E a única forma de se melhorar a técnica é tocando devagar. Por exemplo, imagine que você está fazendo um aquecimento bem simples como o 1234, nesse momento você pode observar vários aspectos da sua técnica.Você pode ver se está:

- Posicionando os seus dedos bem próximos aos trastes, que é o desejado.

-Tocando com a ponta do dedo da mão esquerda, o que lhe dá mais agilidade.

-Palhetando com a ponta da palheta, também para ganhar agilidade.

-Fazendo cada nota soar com Clareza e Limpeza.

-Se não está dobrando demais o punho da mão esquerda, 90 graus, por exemplo. O ideal é que a sua mão faça um ângulo suave com o seu antebraço.

O aquecimento é uma ferramenta muito poderosa, e após pouco tempo usando ele você irá notar os resultados. Então não perca tempo! Comece o dia se aquecendo e você estará pronto para fritar mais do que nunca!

Foto: Dick Dale


Artigo Relacionado: Alongamento Para Guitarristas

___________________________________________________________________

http://99e0445.leadlovers.com/como-solar-com-modos-gregos-1

Quer melhorar seus solos?

Se você quer melhorar seus solos e aprender a solar com Modos Gregos, nós recomendamos que você conheça o Como Solar Com Modos Gregos. Este é o único método que ensina como criar solos interessantes com Modos Gregos, sem ter que decorar um monte de escalas.

Caso ainda não conheça, visite e assista aos vídeos gratuitos da série Como Solar Modos Gregos no link abaixo:

Clique AQUI para conhecer o Como Solar Com Modos Gregos

Bons estudos!

GuitarCoast