Como Aprender a Tocar Guitarra Sozinho



Este artigo é direcionado para quem quer começar a tocar guitarra ou violão sozinho. O objetivo é fazer você botar a mão na massa desde o início, pois é a melhor forma de aprender. As dicas também servem para quem quer ensinar alguém a tocar.

Os Acordes são a coisa mais importante na guitarra

Esta é a sua primeira grande lição. Todas as músicas são formadas por acordes. Se você sabe tocar acordes, você pode tocar qualquer música. Por isso, o foco do iniciante deve ser aprender acordes, começando pelos básicos.

No início, você ainda estará lidando com a falta de coordenação motora para formar os acordes com uma mão e tocar as cordas com a outra. Seus dedos vão tremer e se mexer sozinhos. Paciência. Com algum tempo e prática, eles vão fazer exatamente o que você mandar. Por isso, é melhor aprender primeiro os acordes mais fáceis. E uma dica, mantenha o foco em poucos acordes, de preferência os sugeridos logo a seguir.

Os dez acordes abaixo, além de serem fáceis, são encontrados em, literalmente, milhares de músicas. Os cinco mais importantes são: Dó Maior, Ré Maior, Mi Maior, Sol Maior e Lá Maior.

Dez Principais Acordes:


Aprender esses dez acordes tem que ser o seu principal objetivo. Decore o nome de cada um e grave bem a forma como eles são tocados.

Como aprender acordes?

Você pode aprender rapidamente como se toca um acorde buscando em sites de Cifras e Tablaturas, como o http://www.cifraclub.com.br/. Basta olhar o desenho do acorde e colocar cada dedo na posição indicada.

Por exemplo, digamos que você queira aprender o acorde "Ré Maior". Como mostra o desenho abaixo, posicione o dedo 1 (indicador) na 2ª casa da 3ª corda (contando de baixo pra cima). Em seguida, posicione o dedo 2 na 2ª casa da 1ª corda e o dedo 3 na 3ª casa da 2ª corda. Pronto, o acorde está formado! Agora é só tocar as cordas com a outra mão.



Repare que, do lado de fora do desenho, duas cordas estão marcadas com um "X". Isso significa que elas não devem ser tocadas. A bolinha preta indica a nota principal do acorde. Por exemplo, no acorde Ré Maior, a nota principal é o Ré.

Quando tiver uma bolinha (branca ou preta) indicando que a corda deve ser tocada, mas não tiver nenhum número indicando qual nota tocar, toque a corda solta.

Se esforce para formar os acordes corretamente e fazer a troca de um acorde para o outro com agilidade.


Técnica 1 - Como posicionar os dedos

Ao posicionar acordes, use a pontinha de seus dedos, colocando-as entre os trastes (são as barrinhas de metal no braço do violão). Não coloque os dedos em cima dos trastes, que é um erro comum. Para não esbarrar na corda de baixo, arqueie seus dedos como mostra a foto abaixo.


Técnica 2 - Como tocar as cordas

Se for destro, use a mão direita para tocar as cordas de uma dessas formas:
  • Com uma palheta (entre o polegar e indicador)
  • Com seu polegar
  • Com as costas das unhas dos seus dedos (em um movimento de pincelar em direção ao chão)

O que são Cifras e Tablaturas?

Uma Cifra é apenas uma forma abreviada de escrever o nome de um acorde. Por exemplo, a cifra "Am" significa a mesma coisa que "Lá Menor".

Tablatura é uma forma simples de aprender uma música. Ela indica, através de números, quais notas devem ser tocadas em cada corda. Assim, "5" significa "5ª casa" e "O" significa "corda solta". No exemplo 1, estão indicados os acordes Mi Menor (Em) e Sol Maior (G). No exemplo 2, estão indicadas as notas do solo de uma música. Detalhe: as tablaturas indicam as cordas na ordem da mais grave para a mais aguda, de baixo para cima.


É melhor aprender acordes tocando músicas!

Agora vem uma ótima notícia. O jeito mais fácil de aprender acordes é tocando músicas, pois dessa forma, você cria associações bem fortes na memória e treina a mudança de um acorde para o outro.

O segredo é começar com músicas fáceis. Por isso, veja abaixo uma lista de músicas bem fáceis pra você já começar a tocar e se divertir! Quanto menos acordes a música tiver, mais fácil fica. Portanto, sugerimos músicas com apenas 2 ou 3 acordes.

Quer mais uma dica? Se estiver tendo dificuldade com algum acorde numa música, você pode tocar apenas algumas notas desse acorde. Isso evitará que você deixe de aprender uma música só por causa de um acorde.


Atitudes que você precisa ter

Para ser um bom guitarrista autodidata, você precisa ser disciplinado. Treine sempre. Treine muito. E não desista nunca. O caminho não é necessariamente fácil, mas é assim para todo mundo. Confie em você.


E a Teoria?

Se você está aprendendo sozinho, não se preocupe muito com a teoria no início. Busque aprender a teoria aos poucos, conforme vai conseguindo tocar músicas e acordes mais complexos. É importante saber o nome das cordas, saber quais são as notas de cada acorde, entender por que cada acorde é do jeito que é, como os acordes se relacionam entre si, entre outras coisas. Como você não terá um professor para lhe ensinar, a curiosidade desempenhará um papel crucial. Você precisará estar sempre se questionando "O que eu estou tocando?" e "Por que é assim?". Pesquise bastante. Todas as respostas são facilmente encontradas na internet.


E se eu quiser solar?

O desejo de muitos guitarristas que estão começando é solar, como fazem seus ídolos. E isso é ótimo! É bom ter uma motivação e saber aonde quer chegar. Mas antes, é fundamental aprender os acordes. Quando você for começar a solar, já terá meio caminho andado, tanto em termos de técnica quanto de teoria.


Lista de Músicas Fáceis para Violão e Guitarra
*** Músicas com apenas 3 acordes
** Músicas com apenas 2 acordes

Obs: essas músicas possuem apenas acordes que estejam entre os 10 mostrados acima.


Músicas Nacionais:

Carmem Costa e Cole - Cachaça**

Geraldo Vandré - Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores**

Henricão e Rubens Campos - Está Chegando a Hora***

Jararaca e Vicente Paiva - Mamãe Eu Quero**

Legião Urbana - Que País é Esse***

Paralamas do Sucesso - O Calibre***

Skank - Acima do Sol***

Tianastácia - Conto de Fraldas***

Titãs - Flores***

Vinícius de Moraes e Toquinho - A Casa***

Músicas Internacionais:

Blondie - The Tide Is High***

Bob Dylan - Knockin On Heaven's Door***

Bob Marley - Stir It Up***

Creedence Clearwater Revival - Bad Moon Rising***

Deep Blue Something - Breakfast at Tiffany's***

Elvis Presley - Blue Suede Shoes***, All Shook Up***

Free - All Right Now***

Green Day - She***

Guns N' Roses - Sweet Child O' Mine***

Jimi Hendrix - Wild Thing (de Chip Taylor)***

John Lennon - Working Class Hero**

Johnny Cash - Ring Of Fire***, You Are My Sunshine (de Jimmie Davis)***

Lynyrd Synyrd - Sweet Home Alabama***

Paul MacCartney - Be Bob a Lula (de Gene Vincent)***

Oasis - Songbird**

Sublime - What I Got**

The Beatles - Eleanor Rigby**, Paperback Writer**, Twist and Shout***

The Kingsmen - Louie, Louie (também gravada por Iggy Pop)***

Van Morrison - Brown Eyed Girl***



Artigos Relacionados:











___________________________________________________________________




Quer aprender Modos Gregos? 

Os Modos Gregos são uma forma de solar na guitarra e no violão que permite você criar as mais diversas sonoridades, gerando sensações e emoções inexplicáveis na sua música.

Aprenda todos os segredos no Workshop de Modos Gregos. Na 1ª parte deste Workshop 100% Online e 100% Gratuito vamos ensinar os Modos Gregos desde o início, explicando o que é e como funciona esta abordagem. Na 2ª parte vamos mostrar como aplicar os Modos Gregos nos seus solos, improvisos e composições.


Bons estudos!

GuitarCoast

46 comentários:

Breno Henrique Pantaleão disse...

muito bom emiliano demorou mais começou a postar novas matérias.
Estou muito contente. Parabéns.

Olívia Magalhães disse...

Olha, adorei a matéria, super simplificada e detalhada, muito fácil de aprender. Estou aprendendo a tocar guitarra através destas valiosas dicas e está dando certo, estou muito feliz! Obrigada!

Anônimo disse...

apezar que estou véio pra aprender vou tentar sempre tive vontade de aprender, achei muito bom valeu mesmo

Anônimo disse...

graças ao artigo ja toco guitarra :)

Anônimo disse...

ja toco guitarra obribado

» →Alice Dames← « disse...

Adorei... continua postando mais coisas, é tudo bem explicado.

» →Alice Dames← « disse...

Continue postando...

Anônimo disse...

Oi :)
Achei excelente esse site!
Mas fiquei com uma curiosidade.
Está escrito que na representação dos acordes,a bolinha preta representa a casa que deve ser tocada solta,mas tem o dedo 3 pressionando a corda na terceira casa.
O que houve?
Se é corda solta porque tem que ter o dedo 3 pressionando?
Agradeço a atenção.

André Alves disse...

Oi, eu nunca toquei nenhum instrumento na minha vida e penso em tocar guitarra, existe alguma dica de como dar o ponta pé inicial, guitarra para iniciantes e etc? Vejo pessoas dizendo que se deve começar no violão para em seguida passar para a guitarra. Enfim admiro muito e tenho vontade de aprender apesar de nunca ter pego uma guitarra na vida. Parabéns pela postagem, despertou interesse.

Vini Weber disse...

Muito bom o site, eu so nao entendi o da bolinha preta no acorde que tem que ser tocada solta??

Anônimo disse...

Tocar uma corda solta, significa tocá-la sem pressionar nenhuma casa,

Anônimo disse...

Nao necessariamente...
Obvio q uma pessoa q aprendeu a tocar violao primeio, tem vantagem de tocar guitarra do q quem ta pegando pela primeira vez.
A primeira coisa q iniciante precisa aprender sao os acordes basicos, e o violao eh fundamental pra isso; assim vc terá um pontapé inicial para a guitarra

Anônimo disse...

muito bom site tirei deu pra aprender
muita coisa.

Anônimo disse...

EU SEI DE UMA COISA QUE É LEI PARA QUEM QUER SE TORNAR UM GRANDE MÚSICO: NÃO DESISTA,TREINE MUITO,MUITO MESMO.

TOQUEM TODO DIA SE DER,NÃO ENCANEM NA MESMA MÚSICA NO MESMO SOLO,ABRA SEUS HORIZONTES.

EU NÃO SOU UM SLASH,MAS ESTOU MT MELHOR QUE ANTES.

Anônimo disse...

Visita ai!

WWW.APRENDERATOCAR.PT

Site completo e guia para tocadores avançados!

Aprender Guitarra disse...

O melhor método pra quem realmente quer aprender guitarra !
Acesse => http://www.guitarra.vai.la

Anônimo disse...

Aaaaaaaamei vou colocar como favorito lq quandk eu quizer olhar e so dar uma olhadinha basica obg vey !

Anônimo disse...

Cuidado quando for montar os acordes no braço do violão/guitarra, se você colocar o dedo na corda ou casa errada, você vai aprender errado e se acostumar assim, depois é difícil de consertar, por isso, se não pode pagar um professor, peça pra algum amigo dar uma olhada e ver se está tudo correto. Lembre-se: um texto, um vídeo não podem corrigir o que você está tocando, só um professor pode te falar e consertar e também lhe motivar.

Emiliano Gomide disse...

Boa dica! Valeu pelo comentário!

Serenity Usagi disse...

Bolinha preta , é quando você toca sem precionar a casa :v

guitarra disse...

achei muito bom esse blog, estou lendo vários artigo.

guitarra disse...

achei muito bom esse blog, estou lendo vários artigo.

Emiliano Gomide disse...

Obrigado, amigo!

omar catiomar disse...

A guitarra/companheiro

Amantes do Rock disse...

Muito bom mesmo o post, quando aprendi a tocar segui um caminho bem parecido com o que você descreve.
Não é fácil, mas com dedicação tudo se alcança.

Epifanias apenas epifanias disse...

por causa de vc eu apremdi muito a tocar e ouvir

Emiliano Gomide disse...

Opa, que bacana! Bons estudos!

João Paulo Fink disse...

Uma dúvida : existe alguma guitarra recomenda para quem está aprendendo do zero?

Emiliano Gomide disse...

Oi João Paulo, existem diversas marcas e modelos de guitarra bons para quem está começando. Na verdade, qualquer guitarra pode ser boa para um iniciante. A diferença é que umas são melhores, com melhores materiais e processos de fabricação, mas isso também significa que são mais caras. Uma observação: não existe uma guitarra que seja mais fácil de aprender do que outra. Nesse aspecto, todas são praticamente iguais. Sobre preços, o ideal é que você encontre uma guitarra com boa relação custo-benefício. Comprar uma guitarra de marca, só que usada, é uma boa estratégia, pois se a guitarra estiver bem cuidada, você se beneficia tanto da qualidade da marca quanto do preço mais baixo (uma guitarra usada chega a ser vendida pela metade do preço original). Aqui no Guitar Coast, temos dois artigos com dicas para encontrar a guitarra ideal pra você: http://www.guitarcoast.com/2011/11/dicas-para-comprar-uma-guitarra.html e http://www.guitarcoast.com/2015/02/como-comprar-guitarra-e-amplificador.html

Paulo Ruivo disse...

Bom dia, para começar gostava de aceder às cifras e ritmos deste idolo: Bob Marley - Stir It Up

Encontrei este video, o que achas? https://www.youtube.com/watch?v=rvrSxjpWROI

Emiliano Gomide disse...

Oi Paulo Ruivo, cara, sou fã do Bob também! Gosto de tocar qualquer música dele. E muito bacana essa aula que você encontrou ensinando Stir It Up. O professor mostrou uma forma diferente de tocar a música, juntando a linha de baixo com o acorde da guitarra. Interessante!

Kids Fodus disse...

Minhas maiores dificuldades sao afinar pestana e uso da palheta, mas creio seja tudo pratica. Espero agora nas ferias poder dedicar pelo menos 2hs p/dia, por enquanto apenas 2vz na semana.....

Kids Fodus disse...

Complicado eh afinar....depois a tal da pestana, e claro, palheta.....:(

Anônimo disse...

Eu gostaria de aprender a tocar guitarra nunca consegui quero aprender podem-me ajudar?

Musicamaniaco disse...

Muito bom o artigo... O mais legal é que vc indica as musicas para galera praticar, isso torna o aprendizado muito mais prazeroso!

Emiliano Gomide disse...

Legal que vc curtiu Musicamanico! Abs

izabela silva disse...

Nao consigo tocar alguns acordes... meus dedos nao encaixam e as vezes demora ate sair um bom som. esbarro tmbm em outras cordas. E muita coisa p treinar e aprender valeu pelas dicas. Aprendi sozinha trocar as cordas e afinar direitinho minha guitarra. O problema sao os malditos dedos. Kkkkk

Emiliano Gomide disse...

É isso aí, Izabela! Precisa treinar sempre para ir acostumando os dedos.

AprenderMusica disse...

Obrigado pelo post amigo.
Achei bem útil as informações, principalmente para quem está aprendendo.

Daniel Mathias disse...

Emiliano estou organizando um evento online com o Kleber Oliveira e o Marco de Ros e queria te convidar. Pode me enviar um email de contato? Grato.

Emiliano Gomide disse...

Oi Daniel Mathias, interessante! Meu email é contato@guitarcoast.com. Abs

Emiliano Gomide disse...

Valeu, amigo do AprenderMúsica!

Emanuel Murialdo disse...

Esse site é tão bom que fiz uma apostila dele haha! Aproveito pra divulgar meu blog sobre guitarra aqui:

http://emanuelmurialdo.blogspot.com.br/2016/03/basico-do-basico-do-basico-do-basico.html

Muito obrigado ao Guitar Coast pelo conteúdo, Abração!

Emiliano Gomide disse...

Valeu Emanuel, sucesso com seu site! Está muito bacana! Abs

Leandro disse...

Valeu Emanuel,Achei bem útil as informações

tocar guitarra disse...

Show de bola o post, parabéns1