Johnny Hiland

Por Emiliano Gomide


Nome: Johnny Hiland
Local de nascimento: Baileyville, Maine, EUA
Idade: 37 anos, nascido em 01/04/1980
Começou a tocar guitarra: aos 6 anos de idade

Senhoras e Senhores, Johnny Hiland

Geralmente, quando nunca ouvimos falar do nome de um guitarrista, acabamos não ligando muito para suas músicas. Mas é impossível não prestar atenção a Johnny Hiland tocando. Um desconhecido que rapidamente se tornar familiar.

Dificuldades superadas

Dono de um forte sotaque e bastante simpático, podemos ver sua alegria ao tocar guitarra. Mesmo tendo nascido parcialmente cego, Johnny Hiland nunca deixou sua condição física limitá-lo. Talvez, isso tenha até se tornado uma vantagem, já que guitarristas precisam ter outros dois sentidos mais apurados: audição e tato.

Sempre humilde, aos 8 anos de idade, Johnny Hiland já tocava em turnês com a banda da família, a Three J’s. Bem jovem, se mudou para a cidade de Nashville, famosa pela música country. Logo, chamou a atenção de Steve Vai, que o convidou para gravar álbuns em sua produtora musical.

Influências diversas, estilo versátil

Apesar de tocar predominantemente música country, seu estilo não é engessado e tradicionalista. Hiland usa referências de vários estilos, adicionando pitadas de jazz, blues e rock ao seu bluegrass de raiz. Suas influências vão desde os famosos guitarristas de country e blues, como Danny Gaton, Albert Lee e Brent Mason, até guitarristas de rock como, Joe SatrianiEric Johnson e Eddie Van Halen. Adicione a isto um vasto conhecimento sobre instrumentos de cordas - Johnny Hilland também toca banjo, bandolim e violino.

Todas essas influências lhe deram um forte domínio de ritmos. Um deles é o honky tonk, onde ele faz o interessante walking bass, simulando uma linha de contra-baixo nas cordas graves e tocando acordes nas cordas agudas ao mesmo tempo.

Solos e improvisos

Seu improviso é magnífico. Dá para escutar cada nota com clareza, mesmo tocando rápido. Johnny Hiland consegue isso através de um timbre cristalino, com uma leve distorção de overdrive.

Para não deixar seus solos parecerem improvisos aleatórios, mas sim uma parte importante da música, Hiland usa os double stops com maestria, chegando a causar arrepios.

A técnica do chicken pickin’

Além de um feeling empolgante, Hiland possui técnicas refinadas. Ele é referência na técnica chicken pickin’. Muito popular na música country americana, ela consiste em puxar as cordas com os dedos da mão direita para gerar um som estalado, como que imitando uma galinha.

Ele leva tão a sério o chicken pickin’ que mantém unhas enormes em dois dedos da mão direita - o médio e o anelar. Assim, ele obtém, com esses dedos, a mesma pegada da palheta. Será esse seu segredo para tanta velocidade? Mas, espere! Essas unhas grandes são falsas - são apenas unhas postiças de acrílico, que ele cola sobre suas unhas de verdade.


Guitarras: Music Man Silhouette. Captadores: Electric City Pickups. Cordas: Elixir Strings. Violões: Godin.

Pedais
Compressores: Wampler Ego Compressor, Barber Tone Press, Empress Compressor.
Distorção/Overdrive: Jetter Red Shift, Hardwire Tube Overdrive, Barber Small Fry, Big Joe Vintage Tube.
Modulação: Arion Chorus/Vibe, Hardwire Tremolo, Hardwire Phaser, Hardwire Delay, Hardwire Reverb, Big Joe Phaser, Option5 Destination Rotation.
Wah: Gig-fx Johnny Hiland Signature Kilo-Wah.
Outros: Xotic RC Booster, Digitech Whammy.

Músicas: G-Wiz, Swingin' Strings, Celtic Country, Song for Helen, Truth Hurts.

Discografia

2004 - Johnny Hiland
2007 - Jennifer Brantley, Breakdown
2008 - Damn Right, Rebel Proud, Hank Williams 111
2009 - Loud And Proud
2011 - All Fired Up
2011 - Rebel Within Audio, Hank Williams 111
2011 - Ghost to a Ghost/Gutter Town, Hank Williams 111
2013 - Higher To Go – A tribute To Forrest Lee Sr

Autor: Emiliano Gomide

Referências:
.
1 - www.johnnyhiland.net/
2 - wikipedia.org/wiki/Johnny_Hiland
3 - www.youtube.com/watch?v=FueG7IgPmAM
4 - www.guitargeek.com/johnny-hiland-2012-guitar-rig-and-gear-setup-diagram/ 


___________________________________________________________________




Quer aprender Modos Gregos? 

Os Modos Gregos são uma forma de solar na guitarra e no violão que permite você criar as mais diversas sonoridades, gerando sensações e emoções inexplicáveis na sua música.

Aprenda todos os segredos no Workshop de Modos Gregos. Na 1ª parte deste Workshop 100% Online e 100% Gratuito vamos ensinar os Modos Gregos desde o início, explicando o que é e como funciona esta abordagem. Na 2ª parte vamos mostrar como aplicar os Modos Gregos nos seus solos, improvisos e composições.


Bons estudos!

GuitarCoast