10 Mitos Sobre a Guitarra

Por Emiliano Gomide


1 - É preciso ter talento natural para tocar guitarra

Fato: Existem vários tipos de talentos diferentes entre os guitarristas. Você deve usar seus pontos fortes para compensar seus pontos fracos. Tocar guitarra não é difícil. Existem vários níveis. O ideal é começar pelo mais fácil e ir progredindo. É como uma arte marcial, você começa pelo básico e aos poucos vai aprendendo coisas mais complexas.

2 - Demora muito para aprender a tocar guitarra

Fato: Tem muitas coisas simples e fáceis que você já consegue tocar bem desde o primeiro mês de treino.

3 - É preciso fazer aulas com um professor

Fato: Não é necessário, mas é melhor. É como no futebol, muita gente aprende sozinho, mas quem quer ir mais longe busca um treinador.

4 - É preciso saber ler partituras para tocar guitarra

Fato: Um guitarrista pode passar a vida inteira sem ler um partitura, se quiser. Partituras servem para ler músicas e para escrever suas próprias músicas. Além disso, elas são interessantes por serem a linguagem universal entre os músicos. Mas, dificilmente, você encontrará uma música que não tenha cifras e tablaturas para aprender na internet.

5 - Custa muito caro tocar guitarra

Fato: Para todo equipamento existem marcas mais baratas. Existe ainda a ótima opção de comprar um instrumento usado. Muitos guitarristas costumam trocar de equipamento com frequência e acabam vendendo para outras pessoas pela metade do preço, mesmo em excelente estado. Além disso, guitarras e violões ficam melhores com o tempo (pois a madeira fica cada vez mais seca, melhorando a acústica), o que torna vantajoso comprar um instrumento antigo. Veja nossas dicas para economizar na compra de uma guitarra.

6 - Não dá pra ganhar dinheiro tocando guitarra

Fato: Muitos guitarristas se tornam profissionais, seja tocando ao vivo com uma banda, gravando músicas em estúdio ou dando aulas de guitarra e violão. A guitarra é também uma porta de entrada para o mundo da música profissional. Por exemplo, é comum um produtor musical ter a guitarra como principal instrumento.

7 - Tocar guitarra não leva a lugar nenhum


8 - Depois de um tempo, perde a graça

Fato: Quando se começa a tocar guitarra, um novo universo se abre. Há MUITA coisa para aprender e fazer na guitarra. Se você busca sempre coisas novas, sempre haverá coisas novas, como criar suas próprias músicas, solar, aprender músicas, desenvolver técnicas, treinar teoria, tocar com bandas, gravar, aprender estilos diferentes... a lista é grande. Por isso, o Guitar Coast foi criado!

9 - Tocar guitarra é coisa de jovem

Fato: Tenha você 10, 20, 30, 40 ou 50 anos, a guitarra é um hobby divertido e que, se levado a sério, pode trazer muitos frutos com o passar do tempo. Não importa a idade em que você começou a tocar, será algo que você poderá fazer pelo resto da vida, seja como um passatempo, para tocar sozinho ou com os amigos, ou como uma atividade profissional. O interessante da guitarra é que a sua forma de tocar vai amadurecendo junto com você.

10 - Tudo que podia ser criado já foi criado

Fato: Sempre haverá infinitas músicas para serem criadas. Observe que nunca foram criadas tantas músicas quanto nos últimos dez anos (muito mais do que nos 30 anos anteriores).



___________________________________________________________________

Um espaço criado para você aprender e evoluir como guitarrista sem necessidade de aulas presenciais e com um aprendizado online inovador e 100% comprovado.

Esqueça as aulas presenciais, os imprevistos na hora de marcar ou encaixar uma aula particular e os valores exorbitantes pagos por cada aula.

Suas aulas de guitarra agora estão disponíveis quando você quiser e onde estiver, acessando de qualquer dispositivo com conexão à internet.