10 Mitos Sobre a Guitarra

Por Emiliano Gomide


1 - É preciso ter talento natural para tocar guitarra

Fato: Existem vários tipos de talentos diferentes entre os guitarristas. Você deve usar seus pontos fortes para compensar seus pontos fracos. Tocar guitarra não é difícil. Existem vários níveis. O ideal é começar pelo mais fácil e ir progredindo. É como uma arte marcial, você começa pelo básico e aos poucos vai aprendendo coisas mais complexas.

2 - Demora muito para aprender a tocar guitarra

Fato: Tem muitas coisas simples e fáceis que você já consegue tocar bem desde o primeiro mês de treino.

3 - É preciso fazer aulas com um professor

Fato: Não é necessário, mas é melhor. É como no futebol, muita gente aprende sozinho, mas quem quer ir mais longe busca um treinador.

4 - É preciso saber ler partituras para tocar guitarra

Fato: Um guitarrista pode passar a vida inteira sem ler um partitura, se quiser. Partituras servem para ler músicas e para escrever suas próprias músicas. Além disso, elas são interessantes por serem a linguagem universal entre os músicos. Mas, dificilmente, você encontrará uma música que não tenha cifras e tablaturas para aprender na internet.

5 - Custa muito caro tocar guitarra

Fato: Para todo equipamento existem marcas mais baratas. Existe ainda a ótima opção de comprar um instrumento usado. Muitos guitarristas costumam trocar de equipamento com frequência e acabam vendendo para outras pessoas pela metade do preço, mesmo em excelente estado. Além disso, guitarras e violões ficam melhores com o tempo (pois a madeira fica cada vez mais seca, melhorando a acústica), o que torna vantajoso comprar um instrumento antigo. Veja nossas dicas para economizar na compra de uma guitarra.

6 - Não dá pra ganhar dinheiro tocando guitarra

Fato: Muitos guitarristas se tornam profissionais, seja tocando ao vivo com uma banda, gravando músicas em estúdio ou dando aulas de guitarra e violão. A guitarra é também uma porta de entrada para o mundo da música profissional. Por exemplo, é comum um produtor musical ter a guitarra como principal instrumento.

7 - Tocar guitarra não leva a lugar nenhum


8 - Depois de um tempo, perde a graça

Fato: Quando se começa a tocar guitarra, um novo universo se abre. Há MUITA coisa para aprender e fazer na guitarra. Se você busca sempre coisas novas, sempre haverá coisas novas, como criar suas próprias músicas, solar, aprender músicas, desenvolver técnicas, treinar teoria, tocar com bandas, gravar, aprender estilos diferentes... a lista é grande. Por isso, o Guitar Coast foi criado!

9 - Tocar guitarra é coisa de jovem

Fato: Tenha você 10, 20, 30, 40 ou 50 anos, a guitarra é um hobby divertido e que, se levado a sério, pode trazer muitos frutos com o passar do tempo. Não importa a idade em que você começou a tocar, será algo que você poderá fazer pelo resto da vida, seja como um passatempo, para tocar sozinho ou com os amigos, ou como uma atividade profissional. O interessante da guitarra é que a sua forma de tocar vai amadurecendo junto com você.

10 - Tudo que podia ser criado já foi criado

Fato: Sempre haverá infinitas músicas para serem criadas. Observe que nunca foram criadas tantas músicas quanto nos últimos dez anos (muito mais do que nos 30 anos anteriores).



___________________________________________________________________




Quer aprender Modos Gregos? 

Os Modos Gregos são uma forma de solar na guitarra e no violão que permite você criar as mais diversas sonoridades, gerando sensações e emoções inexplicáveis na sua música.

Aprenda todos os segredos no Workshop de Modos Gregos. Na 1ª parte deste Workshop 100% Online e 100% Gratuito vamos ensinar os Modos Gregos desde o início, explicando o que é e como funciona esta abordagem. Na 2ª parte vamos mostrar como aplicar os Modos Gregos nos seus solos, improvisos e composições.


Bons estudos!

GuitarCoast

11 comentários:

Gatinha do rock disse...

Pow gostei mto msm desse artigo! Tenho até q confessar q tem alguns mitos q eu pensei q fossem vdd, como q é preciso ter dom pra tocar ou q se levam anos pra aprender a tocar. Fico feliz q vc tenha me ajudado a esclarecer as minhas dúvidas. Pow vlw msm! XD

lcflamínio disse...

Parabéns pelo ótimo post! Achei bem esclarecedor e essencial para tirar as pulgas atras das orelhas dos guitarristas iniciantes.

Anônimo disse...

artigo nota 10!

Anônimo disse...

vlw por n esmagar nossos sonhos de adolescentes sempre axei que tinha que aprender partitura de qualquer jeito , e que tinha que ter dom pra solar ... vlw xD

Anônimo disse...

Matéria interessante, muito bom mesmo...e vamos pras semicolcheias

Anônimo disse...

Materia Otima , só Queria Saber Qual É o Modelo Daquela Guitarra Do James Hetfield , Se Ela é Cara e Se é Uma Boa Opção Pra Um Aprendiz Vlw !!

Emiliano Gomide disse...

Olá, amigo. Obrigado pelo elogio! O James Hetfield usa vários modelos... Para eu saber qual delas que você gostou, envie uma foto dessa guitarra para contato@guitarcoast.com. Abs, Emiliano Gomide

Olivino Gomes da Silveira disse...

Caro Emiliano. Voce não imagina como foi-me útil este post. Se eu tinha alguma dúvida, cessou apos a leitura deste artigo. Muito bom o artigo aprendi muito com ele voce está de parabéns.

Emiliano Gomide disse...

Oi Olivino, obrigado, que bacana que o artigo te ajudou. Sei como é ter muitas dúvidas no início, e é sempre bom esclarecer alguns mitos, que muitas vezes são apenas ideias que ficam circulando em nossas cabeças rsrs. Abs, Emiliano

De Sousa disse...

Alguém pode responder...

O Quê fazer profissionalme quando a nossa paixão é violão?

Emiliano Gomide disse...

Fala De Sousa, existem diversas carreiras na música para quem toca violão. As principais são ensinar violão (seja em aulas particulares ou em escolas de música) e fazer shows (seja com uma banda ou em carreira solo)...