Tudo Sobre Velocidade na Guitarra


 Por Emiliano Gomide


Como ganhar muita velocidade em pouco tempo

Para aproveitar ao máximo este artigo lembre-se que tudo começa com conhecimento, e então vem o treino eficiente.

Você quer ganhar muita velocidade em pouco tempo?

Com estas dicas, você entenderá como funcionam os mecanismos da velocidade.

Do Fácil para o Difícil

Você sempre consegue aprender mais rápido quando aprende primeiro o mais fácil e depois o mais difícil. Por isso, quando estiver praticando, você precisa aprender antes as técnicas básicas e depois as mais sofisticadas. Comece tocando devagar e vá aumentando a velocidade. Mesmo que se sinta tentado a tentar um lick (sequência de notas na guitarra) muito difícil, tenha em mente que é preciso crescer progressivamente.

A posição da mão e do polegar esquerdo

O polegar deve ficar atrás do braço, no meio da mão para permitir uma maior abertura da mão. Não coloque-o para cima para não perder essa elasticidade.

Metrônomo, Repetição e Mecânica

Essa é o momento de fazer a grande mudança em sua vida. O Metrônomo é o seu novo melhor amigo, ele irá te ajudar a duplicar a sua velocidade, e depois a triplicá-la! O Metrônomo é um aparelho pequeno que se compra em qualquer loja de música. Tudo em guitarra você aprende por repetição. Quanto mais você praticar, mais apto você estará para executar qualquer passagem. Com a ajuda de um metrônomo você tem o tempo marcado e assim você pode gradualmente aumentar a velocidade do exercício. Tenha sempre em mente a limpeza, pratique sempre corretamente, evitando vícios. Afinal, se você repetir algo 100 vezes errado por que razão na 101ª estará correto?

Quebrar o Exercício em Partes

Esse é o meio fácil de aprender qualquer exercício. É simples. Por exemplo, se o exercício tem 16 notas, quebre-o em 4 partes, cada uma com 4 notas. Assim você decora o exercício bem rápido, e aprende a tocá-lo com perfeição em cada detalhe.

Todo Dia

Essa é a melhor parte do Método. Toque guitarra todos os dias e você fará com que todos os dias da sua vida valham a pena. Mais importante do que tocar várias horas em um dia da semana é tocar pelo menos 20 minutos diariamente. Isso mantém você se superando a cada dia, aos poucos. Lembre-se, você aprende tudo aos poucos. Você aprendeu a andar aos poucos, aprendeu a falar aos poucos, aprendeu a tocar guitarra aos poucos. Continue assim.

Descanso

Você quer Intensidade e Consistência em seu treinamento? Então precisa aprender a usar o Descanso a seu favor. Nada pode atrapalhar mais o seu treinamento do que o excesso dele. Você pode ficar cansado e isso acaba prejudicando seu rendimento. Por isso, caso sinta alguma dor muscular ou mesmo esteja de saco cheio, não se sinta desmotivado. Dê um tempo. Escute algum guitarrista que você goste e depois retome a rotina.

Intensidade, Consistência

Pratique diariamente para sempre estar em forma. Além disso, não fique muito tempo somente batalhando em um exercício. Treine variações e técnicas diferentes. Esteja sempre se reciclando.

Limpeza

Nada é mais importante para um guitarrista que pretende tocar rápido do que a limpeza. Um solo é composto de notas, nunca as sacrifique para obter um monte de barulhos. Nunca se esqueça que muitas vezes o que separa um guitarrista excepcional de um mediano não é o que ele toca, mas como ele toca.

O Poder do Aquecimento

Tocar guitarra é igual a praticar um esporte. Da mesma forma que não se pode correr uma maratona com o corpo frio, se torna impossível executar frases rápidas sem estar com a musculatura de ambas as mãos quentes. Por isso inicie seus treinos com exercícios fáceis e progressivamente aumente a velocidade, dificuldade e abertura da mão. Desta forma, em alguns poucos minutos você já estará apto a dar o melhor de si.

Use a Mente - Paciência, Objetivos e Visão

Tenha Paciência. Essa é a chave para os seus planos se tornarem realidade. Pare um minuto para pensar, sente e pegue um papel e caneta. Agora escreva tudo que lhe vem a mente quando pensa em tocar com velocidade. Depois de olhar o rascunho que acabou de fazer, faça um Plano de Objetivos. Pense aonde você quer chegar e em quanto tempo, e depois como você o fará. Dessa forma, você estará treinando o seu poder de Visão. Existem pessoas que não conseguem enxergar um palmo a frente dos olhos, mas você não é uma delas. Você sabe que tem o poder de construir o seu futuro e sabe também que é preciso se esforçar. Lembre-se da frase “A melhor forma de prever o futuro é criá-lo”. Ela quer dizer que o que você planeja com vontade e se esforça para concretizar acaba se tornando realidade. Lembre-se de ser realista, escolha objetivos ao seu alcance. Aos poucos você vai descobrindo o que funciona e o que não funciona.

Determinação

Para tocar guitarra com incrível velocidade você precisa treinar bastante. E o fator decisivo para o seu treino é a Determinação. Determinação é uma combinação de Interesse, Motivação e Foco. O Interesse é simples: você vê ou ouve alguém tocando guitarra muito rápido e pensa "Eu quero fazer isso!" Agora que você descobriu o que quer, você precisa de uma Motivação maior para manter o sangue quente. A minha Motivação por exemplo são duas músicas, "Tumeni Notes" do Steve Morse, e "Universal Mind" do Liquid Tension Experiment (tocada por John Petrucci). Quando ouço essas músicas, ou vejo o vídeo, meus olhos começam a brilhar e tudo que eu consigo pensar é em pegar a guitarra e tocar durante horas. E isso acaba acontecendo!
.
Então, depois de já estar mais do que pronto para começar, você precisa treinar eficientemente. A melhor maneira de conseguir isso é decidindo ter um Foco. Essa talvez seja a parte mais importante, pois é o seu Foco que determina aonde você vai chegar. Por exemplo, se você decidir agora "Esse mês eu irei treinar a minha palhetada alternada todo dia, durante pelo menos uma hora", pode ter certeza que no fim desse mês a sua palhetada alternada terá melhorado 100%.

Ligados

O Ligado (combinação de hammer-on e pull-off) é uma técnica muito fácil de aprender e ela lhe dá vários benefícios. Você ganha muita velocidade em pouco tempo, é um dos sons mais interessantes e característicos da guitarra e você pode usá-los em qualquer solo com muita facilidade. Portanto, empenhe-se em aprender a fazer o Ligado. O esforço vale totalmente a pena!

Use Padrões

Os Padrões são um dos grandes segredos do Universo da Guitarra. Um padrão de guitarra é uma sequência de notas tocadas segundo um lógica. Normalmente essa lógica é bem simples, o que possibilita ao guitarrista solar com muita velocidade, pois os Padrões facilitam a visualização das notas na guitarra e são muito fáceis de memorizar. Todos os guitarristas usam Padrões em seus solos! Por isso vale a pena se dedicar a essa parte do estudo.

Os Diferentes tipos de Palhetada:
1 - Sweep
2 - Palhetada Alternada
3 - Palhetada Econômica

Quando se trata de solar com velocidade, existem 2 tipos de palhetada, e um terceiro que é apenas a combinação dos dois primeiros. Eles são a Palhetada Alternada e o Sweep. Cada técnica deve ser usada no momento certo para que se consiga o efeito desejado. A seguir nós falamos um pouco de cada uma.

1 - Palhetada Alternada

O primeiro, como o nome já diz, consiste em alternar para cima e para baixo a palhetada possibilitando assim tocar bem rápido. A palhetada alternada quando tocada com rapidez dá aquela sensação de que as notas estão sendo "fuziladas", o que causa um efeito bem legal em um solo. Para conhecer melhor esta técnica, basta ouvir a música Tumeni Notes, ou qualquer outra de Steve Morse. Ele é o verdadeiro mestre da palhetada alternada e atual guitarrista do Deep Purple.

2 - Sweep

O Sweep é a técnica que dá maior velocidade num solo. Quando utilizado num improviso, o Sweep dá aquela sensação de fluidez entre as notas, pois ele é tocado de acordo com o movimento natural do braço e da mão, permitindo tocar muitas notas de uma vez só e sem esforço. O Sweep é também a principal técnica para se tocar Arpejos. Quando esses dois são combinados, os resultados obtidos são simplesmente incríveis. Basta ouvir qualquer música do mestre do Sweep, Yngwie Malmsteem. Você entenderá na mesma hora porque esta técnica é tão conhecida!
Imagine que você queira tocar algo com uma nota por corda em sequência. Para isso podemos manter a mesma direção da palhetada aproveitando a velocidade do movimento e realizando o Sweep.

3 -Palhetada Econômica

Combo é a mistura das Palhetadas Alternadas e Sweeps. Quando você já está dominando as duas técnicas separadamente, é hora de aprender a uní-las. E é aí que os seus solos começam a fluir com virtuosidade e você começa a tocar como um Guitar Hero. Mas não pule etapas, é indispensável aprender uma técnica de cada vez.

Obs: é altamente recomendado por professores de guitarra e especialistas no assunto que antes de aprender o Sweep, você domine a Palhetada Alternada. Dessa forma, torna-se muito mais fácil aprender o Sweep.

Guitarristas que tem muita velocidade

Existem várias formas de tocar com velocidade. Ouça os mestres para obter inspiração: Steve Morse, Malmsteem, Steve Vai, Joe Satriani, Paul Gilbert, Dimebag Darrell, Zakk Wylde, Al Di Meola, John Petrucci, Michael Romeo e Michael Angelo.

Escalas

Para tocar rápido, é essencial conhecer as Escalas. Mas calma! Não vá pensando que Escalas é um assunto chato (pode ser, depende do ponto de vista). Pelo contrário, você pode aproveitar muito as Escalas e se divertir também.

Uma Escala é um conjunto de notas. Por exemplo, a Escala de Dó Maior você já deve conhecer. Ela é formada pelas notas Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si. Existem muitas outras escalas, mas essa é a mais básica de todas. Cada guitarrista encontra uma escala em que se sente mais à vontade para solar. Talvez seja melhor você começar pela Escala Pentatônica, pois ela tem apenas 5 notas e tem uma sonoridade muito característica do Rock. É muito fácil tirar um som legal da Escala Pentatônica. Mas se você já está mais avançado e quiser tocar muitas notas de uma vez só, é uma ótima idéia que você se torne íntimo da Escala Maior.


Arpejos

Quando tocamos as notas de qualquer acorde uma por uma, estamos executando o arpejo do respectivo acorde.

Os arpejos se dividem em tríades e tétrades (3 e 4 notas). Na guitarra os arpejos acabam ficando com uma digitação de praticamente 1 nota por corda o que facilita o uso do Sweep para alcançarmos maiores velocidades.

Aprenda mais: Tudo Sobre Padrões



___________________________________________________________________

http://99e0445.leadlovers.com/como-solar-com-modos-gregos-1

Quer melhorar seus solos?

Se você quer melhorar seus solos e aprender a solar com Modos Gregos, nós recomendamos que você conheça o Como Solar Com Modos Gregos. Este é o único método que ensina como criar solos interessantes com Modos Gregos, sem ter que decorar um monte de escalas.

Caso ainda não conheça, visite e assista aos vídeos gratuitos da série Como Solar Modos Gregos no link abaixo:

Clique AQUI para conhecer o Como Solar Com Modos Gregos

Bons estudos!

GuitarCoast