Arpejos na Guitarra


 Por Emiliano Gomide


O que são Arpejos?

Quando tocamos as notas de qualquer acorde uma de cada vez estamos executando o arpejo do respectivo acorde. Desta forma os arpejos se dividem em tríades e tétrades (3 e 4 notas). Na guitarra os arpejos acabam ficando com uma digitação de praticamente 1 nota por corda o que facilita o uso do sweep para alcançarmos maiores velocidades.

Como se faz?

Geralmente, em guitarra, os arpejos são tocados com Sweep (um tipo de palhetada), pois assim eles ganham mais velocidade. Porém, há guitarristas – como Steve Morse, do Deep Purple - que preferem tocar os arpejos com palhetada alternada mesmo. Na maioria das vezes, o arpejo é tocado uma nota por corda, como num acorde. Isso faz com que a mão esquerda ganhe bastante agilidade e destreza.

Exemplo

O exemplo abaixo é o arpejo de Dó Maior. Toque as primeiras 5 notas com um único movimento de palheta para baixo. E, depois, toque as notas seguintes subindo com um único movimento de palheta para cima. É assim que se faz o sweep.

Experimente também tocar essas notas com palhetada alternada, ou seja, alternando o sentido da palheta para cima e para baixo a cada nota. Compare essas duas formas de tocar (sweep vs palhetada alternada) e veja qual você prefere.

Por que usar sweep?

Em uma guitarra de seis cordas comum, você pode tocar seis notas em seguida com uma velocidade espantosa, apenas arrastando a palheta sobre as cordas. O sweep precisa de uma quantidade mínima de energia da mão da palheta.

Quem Faz?

Vários guitarristas têm seus estilos marcados pelo uso de arpejos, entre eles, Yngwie Malmsteem, John Petrucci, Paul Gilbert e Rusty Cooley. Vale ressaltar que foi o guitarrista Frank Gambale quem popularizou o uso dos arpejos no rock.

Rusty Cooley solando com arpejos
....

Caso não consiga assistir ao vídeo acima, clique no link abaixo:
.
___________________________________________________________________

http://99e0445.leadlovers.com/como-solar-com-modos-gregos-1

Quer melhorar seus solos?

Se você quer melhorar seus solos e aprender a solar com Modos Gregos, nós recomendamos que você conheça o Como Solar Com Modos Gregos. Este é o único método que ensina como criar solos interessantes com Modos Gregos, sem ter que decorar um monte de escalas.

Caso ainda não conheça, visite e assista aos vídeos gratuitos da série Como Solar Modos Gregos no link abaixo:

Clique AQUI para conhecer o Como Solar Com Modos Gregos

Bons estudos!

GuitarCoast

12 comentários:

paulo disse...

É uma excelente matéria... Mas eu gostaria de lembrar que outro gênio da guitarra chamado Alex Skolnick, usa muito bem isso, principalmente nos tempos de Testament... Aliás, nao tem nenhuma matéria desse guitarrista aqui no site =/

Fernando disse...

Gostei da matéria ,,mas temque lembrar que tm um guitarrista que usa muita técnica e criatividade nas suas comoposições é muhammed suiçmess ,,,do ''necrophagist''..banda de tecnichal death metal,,,podiam colocar alguma matéria dec guitarrista ai,,,,valew

? disse...

Muito bom ,
mas vcs poderiam por um tocador bom tb gospel,
é a minha opnião, porque tem muitos bons tocadores tb evangélicos....vlw galera até mais.

Tiago disse...

dos gospeis
O juininho afram

joelson disse...

JUNINHO AFRAM DISTRÓE .
PODE-SE ATE COMPARA-LO COM ALGUNS INTERNACIONAIS !!

SERA QUE ELE ESTARIA ENTRE OS 30 MELHORES ???

Jota disse...

só o juninho afram? baixe esta bandae ouça pra vc ver, além de a banda ser ótima o guitarrista é sensacional http://www.4shared.com/file/LvIfEhD1/X-Sinner_-_Get_It.htm, se estiver com medo de ser vírus, coloque no google então '' banda X-Sinner'', valeu!!!

Banda de Garagem - AKK disse...

Muito boa a materia. Só uma observação: o Frank Gambale foi o principal difusor do sweep, pois lançou diversos materiais didáticos a respeito. Os arpejos são materia de muitos outros além dele.
Abç Lelo.

Anônimo disse...

cacou santos tbm e um bom gitarrista galera no mei gospel

Igão disse...

arpejos que nem jason becker fazia é dificiu de se achar....

Igão disse...

aprjos que nem Jason Becker fazia... acho dificiu ver novamente!

Anônimo disse...

Anderson Fontes também é um ótimo guitarrista, vejam alguns vídeos dele no youtube. Procura lá dinho fontes e vocês vão se surpreender!

Leandro disse...

Muito boa a materia.