67 Dicas de Guitarra

Aqui você encontra várias dicas de guitarra, simples e objetivas. São dicas sobre técnicas, pedais, velocidade e muitas outras. Tudo para ajudá-lo a alcançar o som que você deseja.

67 - Todo dia, escolha melhorar um pouquinho em algo específico na guitarra.

66 - Faça como Joe Satriani: quando estiver compondo, cante suas melodias antes de tocá-las, para ver se estão bonitas e sem excessos.

65 - Pedais de efeito dão diferentes cores e dimensões aos sons da guitarra.

64 - Harmonia é a ciência da combinação dos sons.

63 - Para deixar suas cordas novas de novo, coloque-as na água fervente por 8 minutos.

62 - Para atingir seu potencial como guitarrista você precisa de uma enorme dose de imaginação.

61 - A melhor forma de gravar uma guitarra é com um bom microfone apontado para um bom amplificador.

60 - Evite dobrar cabos de guitarra. Para não danificá-los, enrole-os em voltas longas (como na foto abaixo).
59 - Para aumentar a eficiência da sua palhetada, acostume-se a palhetar alternadamente.

58 - Uma forma de ganhar sustain é usando um efeito de Compressor.

57 - O efeito Delay serve para dar profundidade ao som.

56 - Diferentes modelos de escalas possibilitam diferentes licks.

55 - Use double stops (2 notas ao mesmo tempo) em seus solos, como Chuck Berry em Johnny B. Goode.

54 - Use licks repetidos, como Slash no solo de Sweet Child O' Mine.
53 - Bucket Head recomenda inspiração através do estímulo visual.

52 - Ao solar, as frases precisam suingar, ou soarão sem vida.

51 - Após perder parte da audição, é impossível recuperá-la. Proteja seus ouvidos com algodão em ensaios e shows.

50 - Quando quiser colocar muitas notas numa frase, utilize Padrões.

49 - O site MusicMe.com é ótimo para conhecer as músicas de qualquer guitarrista.

48 - Se você descobriu uma sonoridade interessante, explore-a.

47 - O segredo de um bom improvisador é a Harmonia.

46 - O segredo para um bom riff é a simplicidade.

45 - A repetição de um exercício favorece a memória muscular.
44 - Emoção primeiro, técnica depois.

43 - Por trás de um bom solo sempre há uma boa música.

42 - Guitarra e violão se complementam em vários sentidos. Ter os dois é o ideal.

41 - Ao solar, busque criar frases com musicalidade.

40 - A técnica de Ligados (hammer-on e pull-off) é uma forma fácil de tocar rápido.

39 - Para tocar com velocidade é preciso ter precisão.

38 - Tocar guitarra muito bem é questão de treinar bastante repetição.

37 - Existem vários tipos de distorção. Experimente o máximo que puder até encontrar a melhor para você.



36 - Se você tem dinheiro, faça aulas de guitarra.
35 - Feeling é saber tocar a nota certa no momento certo.

34 - Treinar metodicamente fará você tocar melhor em menos tempo.

33 - Uma guitarra com braço mais fino facilita tocar rápido.

32 - Aprenda a afinar sua guitarra de ouvido.

31 - Se você quer fluidez e velocidade na guitarra, aprenda sweep.


29 - Aprenda a improvisar.

29 - Guarde sua guitarra de forma a preservá-la.
28 - Se uma guitarra, pedal ou amp não soa como você quer, não compre.

27 - Criatividade sem técnica não é nada.

26 - Tente escutar um som na sua mente e depois reproduzi-lo na guitarra.

25 - Aprenda novas técnicas.

24 - Nunca perca a oportunidade de tocar com outras pessoas.

23 - Nunca perca a oportunidade de ouvir música ao vivo.

22 - O pedal wah wah dá maior poder de expressão para os solos.
21 - Tablaturas nem sempre estão certas. Se uma não está soando bem, tente consertá-la.

20 - O 1º show de qualquer guitarrista não é muito bom. Apenas procure tocar melhor a cada um.

19 - Faça shows. Senão, você só estará treinando por treinar.

18 - Aprender a tocar com outros músicos é importante e divertido.

17 - Para ganhar velocidade, pratique com um metrônomo.

16 - Treine seu ouvido tentando adivinhar notas musicais.

15 - Um solo "cantável" é um solo mais musical.

14 - Tocar guitarra na imaginação fortalece sua criatividade.

13 - Exercícios de memória ajudam a evitar erros na guitarra.

12 - Conheça novos acordes.

11 - Não existe fórmula mágica para ser um grande guitarrista, apenas muito treino e esforço.

10 - A guitarra ideal para você depende do seu estilo de música.

9 - O amplificador é parte da guitarra assim como a caixa acústica é parte do violão.

8 - Evite a ferrugem passando um pano ou papel higiênico nas cordas depois de tocar.

7 - O produto Fast Fret evita que suas cordas enferrujem, além de ajudar seus dedos a deslizarem sobre elas.

6 - Pratique todos os dias.

5 - Explore o máximo de timbres diferentes que puder.

4 - Tente encontrar sua própria voz na guitarra.

3 - Elimine seu preconceito por qualquer tipo de música.

2 - Tocar melhor é soar melhor.

1 - Sempre que for treinar velocidade na guitarra, comece bem devagar.


___________________________________________________________________




Quer aprender Modos Gregos? 

Os Modos Gregos são uma forma de solar na guitarra e no violão que permite você criar as mais diversas sonoridades, gerando sensações e emoções inexplicáveis na sua música.

Aprenda todos os segredos no Workshop de Modos Gregos. Na 1ª parte deste Workshop 100% Online e 100% Gratuito vamos ensinar os Modos Gregos desde o início, explicando o que é e como funciona esta abordagem. Na 2ª parte vamos mostrar como aplicar os Modos Gregos nos seus solos, improvisos e composições.


Bons estudos!

GuitarCoast

14 comentários:

Anônimo disse...

Para bandas grunge é melhor overdrive ou distorção?a proposito este site e da hora!!!!!!!!!

Emiliano Gomide disse...

De forma geral, o melhor para bandas de grunge é a distorção. Isso pode variar, já que o termo "grunge" é bastante abrangente. Mas se você levar em conta bandas como Soundgarden, Alice in Chains e Nirvana, você verá que elas usam muita distorção.

Se você está na dúvida sobre qual pedal comprar, compre um de distorção, caso goste de sons com peso. Você pode regular o pedal para ter uma distorção mais leve ou mais pesada. Compre um de overdrive, caso apenas queira um som mais intenso, porém limpo - como o do blues.

Para mais dúvidas, envie um email para contato@guitarcoat.com. Abs

Anônimo disse...

Melhor site sobre guitarra do Mundo!! não existe outro igual. Aqui tem tudo para ser um guitarrista virtuoso.

Anônimo disse...

Quero parabenizar Emiliano Gomilde. Nada a muito a declarar, mas vc tem extrema sabedoria e é totalmente virtuoso. Parabéns !!

João V. T. Rech disse...

Parabéns pelo post, ainda mais se foi você quem criou. Ótimas dicas, vão ser muito úteis para mim.
Só tenho uma pequena dúvida, ferver as cordas na água por 8 minutos funciona mesmo? Eu sempre sofri com cordas enferrujadas (eu suo bastante nas palmas das mãos).

Emiliano Gomide disse...

João, na verdade, as cordas não ficam "novas", mas elas voltam a ter algumas qualidades que são perdidas quando as cordas envelhecem. Se as cordas estão pretas, dificilmente elas voltarão a ficar brancas de novo, mas vão ficar mais limpas.

Infelizmente, não há uma forma de deixá-las realmente novas. O jeito é limpá-las sempre, antes e depois de tocar.

Uma solução para evitar que as cordas enferrugem, é esfregar papel higiênico nas cordas, uma de cada vez e com força, para remover a sujeira e a humidade. Mas a minha principal dica é utilizar um produto chamado Fast Fret, que faz com que as cordas durem muito mais tempo.

Abraços

Anônimo disse...

Muito bom seu blog. Várias informações reunidas e expostas de forma simples e direta.
Continue com o bom trabalho!!!

laylitah disse...

CARAMBA!!! estou impressionada,esse é o melhor site sobre guitarras do mundo...estou querendo aprender tocar violão e guitarra e vcs ensinam tudo com facilidade e clareza
valeuuu!!!

Anônimo disse...

olá me chamo Luiz.

parabéns pelo site. com certeza vou aprender melhor aki, se ainda puderem responder, existe alguma expressura de corda melhor para tocar rock? por exemplo a minhas cordas são Gianini .010, ou marca melhor...

obrigado

Emiliano Gomide disse...

Luiz,
As cordas mais finas são mais fáceis de realizar bends e vibratos e são menos cansativas. As cordas com espessura até .010 são mais macias. A maioria dos guitarristas usa .009 ou .010. Mas muitos guitarristas excelentes de rock usam cordas bem finas e muitos usam cordas bem grossas. As cordas mais grossas são um pouco mais difíceis para iniciantes, mas podem ser interessantes para guitarristas experientes por apresentarem timbres diferentes (o que, não necessariamente, quer dizer que são melhores). Cordas mais grossas precisam de mais força para tocar, por isso, é recomendável para quem tem mais força nas mãos. A dica é experimentar diferentes espessuras pra ver qual vc prefere, tanto em termos de pegada quanto sonoridade, pois não existe uma que é considerada melhor, nem para rock nem para outro estilo.
Abraços

jeff disse...

Cara show de mais isso tudo em, vlw em ... ate me incentivou a tocar mais.

Emiliano Gomide disse...

Legal, Jeff! Abraco e bom treinamento!

Anônimo disse...

para tocar hardcore que tipo de guitarra é mais recomendada levando em consideração alta velocidade e clareza na distorção mais elevada ??

Emiliano Gomide disse...

Olá, amigo! Minha sugestão para tocar hardcore com velocidade e clareza na distorção é usar guitarras com captadores do tipo humbucker. Uma ótima opção é a Ibanez.