Como Guardar sua Guitarra





Como Guardar sua Guitarra

O Braço da Guitarra
.
Quando você for deixar a sua guitarra em algum lugar, seja no seu quarto na mala do carro ou em qualquer outro lugar, você precisa estar sempre atento na posição em que ela se encontra. A principal razão desse cuidado é proteger o braço da guitarra.

O braço da guitarra esta ligado ao corpo de duas formas: Preso, através de parafusos, direto ao corpo, e tencionado pelas cordas que estão presas ao corpo e ao braço da guitarra. Sendo assim, quando o braço não esta preso firmemente ao corpo,ou empenado, são as cordas que sofrem as conseqüências. Elas passam a perder a afinação com facilidade, e o som fica prejudicado. Além do mais, pode sair caro consertar o braço da sua guitarra.

Bom, agora você sabe que é preciso evitar que o braço da sua guitarra empene. Isso é fácil, basta guardá-la da forma correta. Existem várias maneiras de guardar a sua guitarra com segurança, e todas elas funcionam segundo o mesmo princípio físico.

Imagine alguém tentando entortar ou quebrar o braço da guitarra. Ele a segura pelo corpo e faz força no braço, para cima e para baixo, até quebrar. É essa força que faz mal para a guitarra. Mas ela não aparece somente quando alguém esta tentando quebrá-la, ela pode estar presente quando você a guarda de forma inapropriada, por exemplo, com o braço apoiado na parede, ou com alguma coisa pesada sobre ela. Essa força é a Força da Gravidade.

Tudo o que você tem a fazer é impedir que a Força da Gravidade empene a sua guitarra! Para isso siga as nossas dicas:

- Nunca deixe sua guitarra cair no chão. Não corra riscos. Coloque sua guitarra onde você sabe que ninguém vai esbarrar, numa posição em que ela fique totalmente estável.
.
- Não deixe as cordas e parafusos da guitarra enferrujarem. Guarde a guitarra dentro da capa (case, ou bag).
.
- Se for deixar a guitarra em pé encostada na parede, procure deixá-la o mais vertical possível. Ou seja, não deixe ela muito inclinada para não fazer pressão sobre o braço.
.
- Se for deixar a sua guitarra deitada, certifique-se de que o braço não está apoiado nem encostando em nada. Ou seja, a guitarra deve estar apoiada apenas sobre o corpo dela (como na primeira e na terceira foto).
.
- É sempre bom ter um suporte para a sua guitarra. Dá para comprar um por um bom preço. R$50,00 está bom. A vantagem é que você pode transportar o suporte com facilidade para qualquer lugar. Além disso, é garantido que a sua guitarra estará bem guardada (como na segunda foto).

GuitarCoast...............................................Página Inicial

36 comentários:

Anônimo disse...

Cara, muito legal esse artigo, agora vou pensar duas vezes antes de colocar minha guitarra em um lugar.
Valeu!!!!!!!!

Anônimo disse...

Só uma Pergunta,Se eu deixar a guitarra com a parte da frente virada para baixo,corre riscode empenar?

Emiliano Gomide disse...

A princípio, não há problema em deixar a parte da frente virada para baixo, contanto que não seja exercida muita pressão sobre o braço. O ideal seria ver qual é a posição específica a que você se refere para poder dar uma resposta melhor, mas, por exemplo, se você deixar ela deitada na cama com as cordas para baixo, não tem problema nenhum! Abs

Anônimo disse...

Quando eu ñ estou em Casa eu deixo de cordas p/baixo!ñ tem problema ñ é?mas quando eu vou dormir eu deixo a guitarra em pé no sofá de cordas p/as costas do sofá.desse jeito tem problema,corre rico de empeno?

Emiliano Gomide disse...

Tranquilo, você está cuidando bem da sua guitarra! Pelo que você falou, ela não corre nenhum risco de empenar. Guardar a guitarra da forma certa é fácil. Mas, para fazer o trabalho completo, é bom também se prevenir em relação às outras pessoas que moram na sua casa e que podem mexer na sua guitarra sem saber como guardá-la ou, pior ainda, esbarrar nela e deixá-la cair. É sempre bom deixar avisado para tomarem bastante cuidado, pra garantir! Abraços

Anônimo disse...

Valeu Pelas Dicas!

Ekyidag disse...

Obrigado pelas dicas. Muito bom o artico.

SilvioJr disse...

é seguro deixar em suporte de parede, como em lojas?

Emiliano Gomide disse...

É seguro sim, Silvio! Abs

Guitarrista disse...

A minha guitarra ficou 3 horas dentro da case guardada na vertical mas de baixo para cima. Empenou o braço?

Emiliano Gomide disse...

Fala meu amigo,
É possível que ela não tenha empenado. A melhor forma de saber é levando num Luthier para ele verificar ou vendo com um professor de guitarra. Mas se o som da guitarra não foi alterado e está tudo normal, não se preocupe. Abs

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber se guardar a guitarra dentro de um BAG com as parte da frente virada para baixo, no chão, tem algum problema ?
pois aqui não tem um espaço''no cantinho'' para deixar a guitarra num Suporte,(pensei até em comprar um de parede ), más enquanto não compro queria saber se estaria fazendo a coisa certa deixando com as cordas para baixo ^^

Emiliano Gomide disse...

Contanto que não haja pressão sobre o braço da guitarra, tudo bem. Ela pode ficar com as cordas para baixo mesmo. Abs

Anônimo disse...

uma duvida.eu tenho a capa e o suporte pra guitarra mas eu dexo a guitarra no suporte sem a capa tudo bem ou eu deveria guarda-la na capa so q fora do suporte?

Anônimo disse...

cara dps desse artigo nunca vo deixar minha guitarra guardada de forma errada! valeu...
gostei muito.

Emiliano Gomide disse...

O ideal é a guitarra ficar guardada dentro da capa, para as cordas e as peças metálicas não enferrujarem. Esse cuidado é mais necessário onde a umidade do ar é alta, como em cidades no litoral. Mas se onde você mora não tiver esse problema, pode deixar fora da capa mesmo.

Ingrid disse...

Ah manero! Agora assim q eu ganhar a minha guitarra nova, eu vou saber direitinho como guardar!

Anônimo disse...

*[desculpe ficou longo]*
estava pesquisando sobre guitarras e acabei "esbarrando" nesse artigo(muito bom por sinal!!).
Cara, sou muito preocupado com meus instrumentos e uma coisa me incomoda.Tenho um case que veio, de fabrica, junto com minha les paul(braço colado) e percebi que com o case deitado(guitarra voltada para cima) o peso fica distribuido entre o comeco do braco (num suporte) e a metade final do corpo (numa almofada).
Nao confio muito em braços colados, sera que deixar esse case deitado eh uma boa??
e....
Ao deixar o case de lado o peso se concentra naquele "chifre" da les paul, há risco de quebrar/trincar?? A guitarra é de mogno, um peso muito grande para a pequena area do cutaway.
Descupe o tamanho do comentario.

alex

Emiliano Gomide disse...

Alex, se o case é bom e foi desenvolvido para essa guitarra, pode confiar e deixar ela deitada ou de lado. Até mesmo com as cordas pra baixo! Mas se não, é melhor deixar sempre de pé que é mais garantido. De qualquer forma, não precisa ficar preocupado quando for transportar sua guitarra para algum lugar. Com certeza, não deverá haver problema em deixar ela de lado ou deitada por um tempo. Abs

Gustavo Nunes disse...

vei toda vez que toco eu passo uma flanela nas cordas pra tirar o excesso de suor, pra tentar evitar que elas enferrugem e guardo ela na capa, mas elas enferrujam do mesmo jeito, troquei todas as cordas há 5 dias e já estão enferrujando, o que pode ser?

Bruno Ramos disse...

Cara se eu guardar o corpo da minha guitarra encima do cubo dela (com os captadores pra cima), tem problema (levando em conta q ela esta um pouco empenada nas oitavas)?????
E parabens pelo blog

yuri bolseiro disse...

Gustavo compre,cordas boas, de preferencia importadas(50reais o pack) elas nao enferrujam em menos de 5anos hajhauhauah

lukas gomes disse...

eu estou pensando em colocar um suporte na parede igual o da loja para guardar a minha guitarra e o meu violão só que algumas pessoas falarão q pode empenar e verdade ?

Emiliano Gomide disse...

Lukas, pode ficar tranquilo que usar o suporte na parede para pendurar a guitarra ou violão não tem risco de empenar. Abs

Sue Helen disse...

Olá eu deixando a minha guitarra sempre dentro da capa pode correr risco de estragar?
Sue Helen

Emiliano Gomide disse...

Olá Sue Helen,
Ao guardar dentro capa, você está protegendo sua guitarra da ferrugem e de possíveis arranhões. Você só precisa se atentar para a posição em que ela fica guardada. O ideal é deixá-la em pé, pois assim você evita que o braço dela sofra algum tipo de pressão.
Abraços,
Emiliano Gomide

Okfg nove oito disse...

olá, onde eu moro tem muito pó então tenho que deixar minha guitarra guardada na bag, eu penduro ela na parede, mas ela fica na diagonal. Eu estava pensando, se eu comprar um suporte de parede tem como colocar a guitarra dentro da bag no suporte? Ou se eu conseguir fazer ela ficar em pé, vai ser tão seguro quanto um suporte?

Okfg nove oito disse...

E se eu pendurar ela em pé com o bag na parede, as cordas devem estar viradas para a parede ou ao contrário?

Emiliano Gomide disse...

Olá Okfg,

Se a bag for de um material fino, você pode sim colocar a guitarra dentro da bag no suporte. É uma boa forma de protegê-la da poeira. Se você conseguir deixá-la em pé, sem risco de cair, também é bom, mas não é tão seguro quanto usar o suporte, que fica fixo na parede. Quando for pendurar a guitarra na parede, é melhor deixar as cordas viradas para frente, isto é, não deixá-las viradas para a parede, por causa da própria anatomia da guitarra. Mas dependendo do suporte, isso não faz muita diferença. Abraços, Emiliano

Anônimo disse...

será que é mais fácil eu comprar um suporte pra colocar a minha guitarra sem deixar ela empenar hem? O que você me diz sobre isso?
Como esse suporte aqui
http://i.mlcdn.com.br/1500x1500/suporte-para-guitarrasaty-ssg-01-200938900.jpg

Emiliano Gomide disse...

Usar um suporte para guardar a sua guitarra (ou violão) é uma ótima opção, pois ajuda a prevenir que ela caia no chão. Além disso, o suporte garante que o instrumento ficará na posição certa, sem riscos de empenar. Esse suporte que você enviou pelo link é só para guitarra e parece ser bom e fácil de usar. Se você quiser, existem também opções de suportes para guitarra que também servem para violão.
Abs,
Emiliano

Sue Helen disse...

Olá amigo o meu nome é Sue Helen e gostaria de perguntar se eu guardar a minha guitarra dentro da capa ainda ela estando quente (morna) pode acontecer algum problema hem? me responde ok... beijos.

Emiliano Gomide disse...

Oi Sue Helen, pode ficar tranquila. Não tem problema guardar a guitarra na capa quando ela ainda estiver quente.

Anônimo disse...

amigo se eu deixar a minha guitarra deitada na cama de frente pode o correr o risco de empenar o braço da guitarra?

Anônimo disse...

Amigo se eu deixar a minha guitarra em pé no sofá corre risco de empenar o braço hem?

Emiliano Gomide disse...

Olá! Não tem problema deixar a guitarra em pé no sofá, contanto que ela não esteja apoiada no braço. Também é tranquilo deixá-la deitada na cama, sem risco de empenar. Abs