Aprenda a Aprender



Por Emiliano Gomide

Você irá tocar rápido. MUITO RÁPIDO. E você conseguirá isso através de um método simples. Aqui nós ensinaremos esse método, e você entenderá de uma vez por todas como funciona a velocidade na guitarra.

Para começar a aprender a solar com velocidade, você precisa antes aprender algo muito importante. É algo que vale para todas as coisas que você aprende na vida. Por exemplo, aprender a ler e escrever, andar, falar, jogar bola, estudar para uma prova, tocar um instrumento. Enfim, tudo o que você faz.

Você quer tocar guitarra com velocidade e agilidade?

Então antes você precisa ‘aprender a aprender’. Essa é talvez a coisa mais importante que eu posso te passar. Se você entender isso, tudo o que você fizer a partir de hoje, você fará melhor.

É por isso que ao longo deste artigo você encontrará dicas sobre como organizar o pensamento. Assim você será mais eficiente e aprenderá a tocar guitarra com velocidade em pouco tempo. Nunca se esqueça disso.

Aqui estão algumas idéias sobre o processo de Aprender:
1 - As coisas mais importantes que você aprende, são aprendidas devagar e aos poucos. Por exemplo, quando você aprendeu a andar,você não o fez de uma hora para outra, pelo contrário, levou tempo.

2 - Você aprende por repetição. Quanto mais você repete, melhor você faz e mais natural fica. Por exemplo, para aprender uma arte marcial você precisa repetir milhões de vezes o mesmo movimento até que ele se torne automático.

3 - Você só aprende aquilo que te interessa. Então para aprender você precisa estar muito motivado! Quantas vezes você não teve uma aula na escola que você achou sensacional, e aprendeu tanta coisa?! E quantas muitas outras vezes você quase dormiu na aula e não aprendeu nada? A culpa não é sua, a culpa é do professor que não consegue dar uma aula interessante. Estou falando sério.

4 - Você sempre aprende mais rápido quando aprende primeiro o mais fácil e depois o mais difícil. Essa é a ordem natural do nosso processo de aprendizado.

Conclusão

Se você quiser ganhar velocidade, ou desenvolver qualquer outra habilidade na guitarra, tenha paciência, comece devagar e com calma. Seja persistente, não deixe uma dificuldade abalar o seu treino. Procure uma boa motivação, um guitarrista que te inspire ou qualquer bom motivo que te faça levantar da cama só para tocar guitarra. Simplifique os exercícios. Quanto mais fáceis eles parecerem no início mais eles farão por você quando estiver treinando em alta velocidade.

___________________________________________________________________

http://99e0445.leadlovers.com/como-solar-com-modos-gregos-1

Quer melhorar seus solos?

Se você quer melhorar seus solos e aprender a solar com Modos Gregos, nós recomendamos que você conheça o Como Solar Com Modos Gregos. Este é o único método que ensina como criar solos interessantes com Modos Gregos, sem ter que decorar um monte de escalas.

Caso ainda não conheça, visite e assista aos vídeos gratuitos da série Como Solar Modos Gregos no link abaixo:

Clique AQUI para conhecer o Como Solar Com Modos Gregos

Bons estudos!

GuitarCoast

12 comentários:

marcelo disse...

poh acho q vcs deviam fazer um espaço para guitarristas q começaram no baixo ou bateria sabe....hehe mas esse site é das hora vlw ...

Won disse...

Grande blog, gostei muito do site e das dicas

Aquiles disse...

Meus Parabéns!!! É o melhor site de guitarra e técnicas enfim. As dicas são excelentes! Curti muito. Continuem mandando ver aí!!!

Anônimo disse...

Ótimo texto, isso me motivou, vou continuar treinando!
Abraços..

Deiveson disse...

Aê pessoal adorei o site, muito bom mesmo, simples e fácil, não vejo a hora de chegar em casa em começar a praticar xD. Olha só, gostaria que vocês me dessem uma ajuda, preciso saber como achar uma espécie de dicionário para tablaturas, porque apararecem vários símbolos com esses ^~/ e eu não sei o que eles significam,não consegui achar nada, se poderem me enviar um link serei muito grato pela ajuda até!

Emiliano Gomide disse...

Deiveson,
Os principais símbolos que aparecem em tablaturas e seus significados são:

/ - Significa "fazer um Slide", ou seja, passar de uma nota para outra arrastando o dedo sobre os trastes até alcançar a nota-alvo.

X - Conhecida como "nota morta", quer dizer "tocar as cordas sem pressionar nenhuma nota, apenas encostando levemente sobre elas com a mão esquerda". O objetivo é fazer um som abafado, apenas para marcar o tempo.

~ - Este é o sinal para o Vibrato, uma técnica em que você faz a nota vibrar, agitando o dedo que a está tocando para gerar um som que oscila suavemente.

b ou ^ - Indicação para realizar um "Bend". Isto é, puxar a corda que está sendo tocada para cima, ou para baixo, a fim de alcançar uma nota mais aguda.

h - "Hammer-On". Significa tocar uma nota com um dedo e em seguida tocar outra nota com outro dedo da mão esquerda, mas sem palhetar ou tocar a corda. Você bate na nota com um pouco de força e ela vibra.

Rana Luisa disse...

comprei um caderno so pra anotar as dicas desse site!!! , pena q o dono não posta mais coisas aki ! ='(

Gatinha do rock disse...

Pow esse blog é d+! Adorei msm! Começei a querer tocar guitarra por causa do Slash, q é um guitarrista q eu admiro mto! E espero q um dia eu consiga solar tão bem qnto ele! XD.

Nato Sabino disse...

Olá...

Belas dicas...

Sou músico a mais de 20 anos e gostaria de compartilhar mais uma dica importante.

O estudo de técnica com o objetivo de ganhar velocidade deve ser acompanhado pelo uso do metrônomo, sem o metrônomo é impossível evoluir.

Mas independente disso, a velocidade deve vir depois da beleza do solo, uma frase que não soa bem lento, não irá soar bem rápido.

Espero ter ajudado.

Nato Sabino

Emiliano Gomide disse...

Obrigado Nato, e boa dica também essa que você compartilhou. O uso do metrônomo é fundamental para o desenvolvimento do ritmo e da noção de timing musical. E o outro ponto que você falou também é uma excelente forma para ajudar a criar seus próprios solos, verificando se as frases estão soando bem quando tocadas lentamente. Abs, Emiliano

Airton disse...

Obrigado Emiliano pelas dicas!
também é sempre bom lembrar que às vezes algumas semínimas valem muito mais que muitas semifusas, :) quero dizer para não esquecerem nunca de uma boa melodia na frase musical mesmo que tocada de forma lenta.

Emiliano Gomide disse...

Valeu Airton, com certeza!