Solos - Como Impressionar


Em 1969, Jimi Hendrix tocou para uma multidão de 250 mil pessoas no que viria a ser o mais importante festival de rock da história, o Woodstock. Jimi tocou num dos piores horários - às 9h00 da manhã. Mas suas dezoito músicas foram o suficiente para eletrizar todos que estavam presentes. Naquele momento, eles sabiam que os solos de guitarra nunca mais seriam os mesmos, foi o início de algo novo, uma revolução.


Desde então, guitarristas de todos as partes do mundo vêm tentando descobrir o que há por trás dos solos de caras como Hendrix. Afinal, como será que o próprio Jimi Hendrix via os seus solos? O que passava pela sua cabeça? Qual era o raciocínio que ele aplicava às suas músicas?

Essas e outras perguntas têm respostas. E, se você está interessado em seguir em frente com seus solos, nós temos exatamente o que você precisa:

Os 10 Princípios de um bom Solo

É muito fácil a aplicação de cada um desses dez princípios. Você irá poupar tempo, e descobrirá um mundo de novas possibilidades.

1 - Atraia a atenção dos espectadores

Para impressionar as pessoas que estão ouvindo você solar, você precisa fazer algo que atraia a atenção delas, de preferência, logo no início – isso irá manter seus espectadores atentos. Jimi imitou o barulho de metralhadoras e bombas, como uma crítica à guerra do Vietnam.
.

2 - Faça contrastes variando suas técnicas

Para atrair a atenção das pessoas, você precisa aprender o princípio do contraste. O nosso cérebro sempre presta mais atenção em coisas que apresentam contrastes. Por exemplo, os nossos olhos distinguem melhor dois objetos quando eles são de cores bem diferentes.

Os nossos ouvidos funcionam da mesma forma. Porém, ao invés de cores, observamos contrastes sonoros através da diferença entre graves e agudos, entre volume alto e volume baixo, entre muita velocidade e pouca velocidade.

Portanto, procure variar a intensidade com que toca cada parte de seu solo. Improvise em diferentes regiões do braço da guitarra e varie a velocidade entre devagar e rápido. Quanto maiores forem os contrastes, mais dinâmicos serão seus solos e mais atraentes eles irão soar para o público.

Também é importante aproveitar todas as técnicas que você conhece, criando um contraste entre elas. Por exemplo, não faz sentido usar bends o tempo todo. Você pode e deve usar slides, hammer on/ pull off, e outras técnicas mais difíceis, se você souber, como sweep, tapping, harmônicos artificiais, etc.

3 - Toque algo bonito e com feeling

Este é o princípio mais importante. Uma melodia bonita agrada a qualquer pessoa. Mantenha o foco em tocar algo que soe bem e o sucesso é garantido. Lembre-se: até para tocar um monte de notas de uma vez é preciso bom gosto. Ter feeling significa saber tocar algo que te faça sentir alguma coisa. Para solar bem é preciso ter sensibilidade.

4 - Toque apenas o necessário, na hora certa

Tocar a nota certa, na hora certa, da melhor forma. Se você quer deixar alguém de queixo caído, toque somente o necessário. Tocar demais às vezes perde a graça. Evite excessos. É como num truque de mágica, se o mágico repete o truque, a segunda vez nunca é tão legal quanto a primeira. B.B. King é ótima referência para isso, com solos bonitos e simples.

5 - Faça pausas para interagir com o público

Para assegurar que você não está tocando um solo gigante e as pessoas não estão perdendo o interesse, você precisa dar a elas um tempo de assimilação – um intervalo para que elas possam interagir com você. Um breve silêncio para o solo respirar ou uma pequena pausa para as pessoas te aplaudirem no meio de um solo faz toda a diferença. Isso faz com que elas te acompanhem.

6 - Originalidade e criatividade: não prenda-se a regras

Um solo inovador é mil vezes mais interessante que um solo comum. Se evitar o óbvio, os seus solos irão soar diferente de todos os outros, o que tornará você único, e é aí que você começa a aguçar a curiosidade das pessoas. Lembre-se que existem coisas que só você pode fazer.

7 - Use efeitos

Existe um monte de tipos de efeitos para guitarra: phaser, distorção, chorus, delay, reverb, wah wah, etc. Todos eles adicionam algo novo ao seu solo. E é muito fácil utilizar um pedal de efeito. Descubra aquele que combina mais com o seu estilo e você estará em vantagem.

8 - Busque a duração certa para cada solo

Um solo pode durar desde alguns segundos até vários minutos. Isso varia de guitarrista para guitarrista e depende também do estilo de música. O importante é manter o feeling ao longo de todo o solo, para não cair na besteira de tocar qualquer coisa. Procure criar algo com início, meio e fim. Com certeza fará mais sentido que um solo sem intenção nenhuma.

9 - Acompanhe os outros instrumentos

Este é o maior segredo dos guitarristas que melhor improvisam no mundo. Assim que você dominar este princípio você não só irá impressionar os outros como também ficará impressionado ao descobrir que é muito mais fácil de improvisar quando se está prestando atenção no que cada um na banda está tocando. Se torna mais fácil pois cada nota e ritmo que a banda toca é uma dica para o seu solo. É por isso que é mais fácil solar com uma banda do que solar sozinho.

10 - Conte uma história (e guarde o melhor para o final)

Tudo que você toca tem uma ordem. Se você está em dúvida quanto ao que vem antes e o que vem depois, guarde o melhor para o final. É como se você estivesse contando uma história - a conclusão tem que vir no fim e, se tiver uma surpresa, melhor ainda. Isso servirá de guia para as suas sessões de improviso.


___________________________________________________________________

http://99e0445.leadlovers.com/como-solar-com-modos-gregos-1

Quer melhorar seus solos?

Se você quer melhorar seus solos e aprender a solar com Modos Gregos, nós recomendamos que você conheça o Como Solar Com Modos Gregos. Este é o único método que ensina como criar solos interessantes com Modos Gregos, sem ter que decorar um monte de escalas.

Caso ainda não conheça, visite e assista aos vídeos gratuitos da série Como Solar Modos Gregos no link abaixo:

Clique AQUI para conhecer o Como Solar Com Modos Gregos

Bons estudos!

GuitarCoast

29 comentários:

otocon disse...

Aí chefe, isso ajuda a pegar mais mulher?

Emiliano Gomide disse...

huahauhauahua, com certeza! Comigo sempre funcionou!

Anônimo disse...

Parabens kra, muito bom o tutorial

= D

Rosie disse...

Um dia eu consigo...

Kinder disse...

Dahora Kara, muito instrutivo esse seu Blog, Gostei mesmo

Joao disse...

Obrigado pelas dicas, e pra quem acha q é difícil ler um texto desse va tocar vaca no pasto!!pois o texto é muito bom!!!obrigado

judite disse...

Tai Melhor Blog de guitarra q ja abri!. completo! Gostei parabéns

deat disse...

Ai ta, pra quem nao gosta de melhorar seus conhecimentos, meus pêsames.
De minha parte isso aew ajuda muito a quem num sabe nem aonde colocar os dedos e vai na doida.
Meus parabens, muito bom.
Nota: 10
Ah! antes um texzto grande do que meses ou ate anos sem ler e nao fazer nada.

Matheus disse...

tutorial muito féra !

Anônimo disse...

Pôxa se o cara não consegue ler um artigo bom desses sem reclamar, será que vai chegar a algum lugar como guitarrista? Pra isso é preciso paciência e persistência. Boa sorte mano!

Felipe disse...

Muito bom esse blog cara, parabéns!
quando leio esse blog, me dá uma puta vontade de toca guitarra shsaihsai

mackelvin disse...

vlw aki nesse blog encontro tudo q eu preciso sobr o assunto
agora sim vo aprende a toca guitarra d verdd!!!

Ana Beatriz disse...

Boas dicas! Òtimo site, o melhor que eu já vi!
Os textos são grandes, mais o esforço que terá para conseguir
fazer as técnicas na guitarra, é bem maior!
Pense nisso pessoal...O verdadeiro guitarrista sempre quer mais, e não é um texto grande que vai impedir-lo de aplicar as técnicas apresentadas Follow me @anabeatriz_kur

Rana Luisa disse...

amei esse site !
sou mulher e toco guitarra!

Ingrid disse...

Q manero! Aposto q essas suas dicas vão servir de grande ajuda! :D

animacrayz disse...

Gostei muito do texto, com certeza vai me ajudar na jornada para ser um dos melhores do Brasil talvez do mundo...

Mike Crazy Dog disse...

com exercicios dedicação e empenho e esse tutorialzinho é possivel se surpreender consigo mesmo e encantar outros com suas melodias, agora aconselho antes de fsazer shows por ai, treine muito junto com a banda, para que jamais vc fique com aquela ideia de "errei feio" e toque primeiro pros amigos que podem te zuar a vontade.

Anônimo disse...

Parabéns o seu tutorial muito bom cara valeu mesmo

Anônimo disse...

Affi ,na relação de guitarristas preferidos não tem Pepeu Gomes.!!

Emiliano Gomide disse...

Fala, amigo

Na verdade, a relação é dos 10 melhores guitarristas. Se fosse dos meus guitarristas preferidos, com certeza, o Pepeu Gomes estaria lá. Adoro os solos dele, principalmente de "Tinindo Trincando". Valeu pela lembrança! Abs

rodrygo yagami disse...

rapaz dica uito boa a maioria das dicas eu ja exercito mas tem umas dicas que n e um blog muito very fodis

Emiliano Gomide disse...

Obrigado, Rodrygo!

J.Antonio nunes disse...

Muito bom o artigo. Gostei e estou aguardando mais dicas. Valew ae mano.

J.Antonio nunes disse...

Gostei do artigo e já estou na espera de outras dicas. Valew ae!!!

Emiliano Gomide disse...

Valeu, J. Antonio Nunes! Obrigado pelo comentário. Em breve, enviaremos mais dicas. Abs

david souza disse...

Top muito bom

Emiliano Gomide disse...

Obrigado, David Souza!

Leandro disse...

Muito bom

Como tocar guitarra disse...

Muito bom esse blog cara, parabéns