Dicas 6, 7, 8, 9 e 10 - Modos Gregos

Por Emiliano Gomide




O artigo de hoje tem mais dicas sobre Modos Gregos!

Estou continuando o artigo anterior, onde passei as dicas 1, 2, 3, 4 e 5.

Dica nº 6 - “Imaginação é mais importante que conhecimento”

Einstein

Dominar os Modos Gregos é saber criar sonoridades, que são como atmosferas. Por exemplo, uma sonoridade triste remete a uma atmosfera triste, uma situação triste. Logo, se você conseguir imaginar essa situação, ficará mais fácil criar aquela sonoridade triste que está buscando. Use sua imaginação e você chegará muito mais longe!

Dica nº 7 - Solar é como cozinhar (hein?)

Imagine que você está no melhor restaurante do mundo... Depois de esperar, vem o seu prato! Só que quando você prova, está horrível. Ao invés de sal, colocaram açúcar... Basta errar um ingrediente para estragar tudo.

Moral da história: Mesmo melhor o solo pode ser arruinado com as notas erradas. Sabe por quê? Porque, para cada música, existem algumas notas que não combinam, mesmo estando na escala. Isso é super importante nos Modos Gregos. Precisamos evitar as notas que geram dissonâncias desagradáveis. 

Dica nº 8 - O Poder da Tônica

Raramente, uma música é feita de apenas uma simples melodia. Um solo está dentro de um contexto, existem acordes e um baixo no fundo. A música tem um tom, uma tônica. Tudo é feito respeitando essa tônica. Nos Modos Gregos é a mesma coisa, só que para cada um dos 7 Modos Gregos, a tônica é diferente. Repare como diferentes tônicas dão diferentes sensações quando tocamos uma escala.

Dica nº 9 - Solar é como Falar

Um solo é um conjunto de frases, não é uma simples sequência de notas. Tente solar com naturalidade, como se você estivesse falando, com pausas, ritmo, fluindo. Experimente essa dica, para cada Modo Grego tente usar uma intenção diferente. Para isso, faça como se você estivesse impostando sua voz. Por exemplo, quando você vai falar com um amigo a sua voz sai diferente de quando você vai falar com a sua namorada, ou com uma pessoa no trabalho. Para cada situação, nossa voz varia um pouco.

Dica nº 10 - Pense em frases curtas

Se solar com Modos Gregos está te gerando dúvidas, crie frases curtas, com poucas notas. Você não precisa criar algo complexo logo de início. É interessante que, tocando assim, você acaba criando frases longas juntando duas ou três frases curtas. Por isso, quando treinar, pense em cada frase de forma individual. Crie uma frase de cada vez e verá como cada frase encaixa naturalmente uma na outra.




Quer aprender Modos Gregos? 

Os Modos Gregos são uma forma de solar na guitarra e no violão que permite você criar as mais diversas sonoridades, gerando sensações e emoções inexplicáveis na sua música.

Aprenda todos os segredos no Workshop de Modos Gregos. Na 1ª parte deste Workshop 100% Online e 100% Gratuito vamos ensinar os Modos Gregos desde o início, explicando o que é e como funciona esta abordagem. Na 2ª parte vamos mostrar como aplicar os Modos Gregos nos seus solos, improvisos e composições.


Bons estudos!

GuitarCoast