5 Marcas de Guitarras Brasileiras

Por Emiliano Gomide
GuitarCoast


Muitos guitarristas quando estão começando perguntam “você indica alguma guitarra brasileira boa e barata?”.

Eu entendo a dúvida. Afinal, quem não quer uma guitarra boa e barata?

Guitarras brasileiras geralmente tem uma boa relação custo-benefício por serem produzidas no próprio país (apesar de nem todas serem 100% fabricadas no Brasil) e não terem altos impostos de importação embutidos no preço, como as guitarras americanas. Sem falar que, com o dólar alto, os preços das guitarras gringas vão lá para cima. Existem sim excelentes guitarras no Brasil, mas, vale lembrar que, mesmo uma guitarra com custo-benefício muito bom não necessariamente significa que ela seja muito boa. Significa apenas que ela vale o preço que se está pagando.

Guitarras muito boas, assim como tudo na vida, são caras.

É importante observar que guitarra é como carro, tanto o preço quanto a qualidade variam MUITO. Guitarra não é tudo igual, e nem parecido. Realmente, varia muito - captadores, madeiras, etc. Neste artigo, não estou falando de qualidade nem de preço, apenas de marcas e empresas que fabricam essas guitarras. O intuito não é definir um ranking das melhores marcas de guitarra brasileiras, mas sim indicar que existem marcas sólidas em território nacional e que podem ser boas opções, dependendo do que se está procurando.

As marcas citadas aqui são aquelas disponíveis em diversas regiões brasileiras. E vale ressaltar que há diversos outros luthiers e marcas que produzem guitarras de alta qualidade no Brasil.

De qualquer forma, vale a pena valorizar o que é nacional, pois além de produzirem bons instrumentos, estas marcas apoiam muitos músicos brasileiros.

Tagima
A Tagima é provavelmente a marca de guitarra mais famosa do Brasil, patrocinando guitarristas excelentes como Juninho Afram, Edu Ardanuy e Roger Franco. A Tagima possui guitarras que podem ser comparadas às melhores do mundo, assim como modelos básicos, mais indicados para quem está começando. A Memphis, por exemplo, é um modelo com preço mais acessível da Tagima. Além de guitarras e violões, a marca também produz amplificadores, baixos, violinos, violas, cavacos e microfones.

Roger Franco em "A rocha" - Tagima Dream Team


O vídeo a seguir é interessante, pois mostra Edu Ardanuy comentando sobre seus captadores EA Pro, desenvolvidos pela Music Maker para sua guitarra Tagima.

Edu Ardanuy - Guitarra Tagima com captadores Music Maker
.

Giannini

www.giannini.com.br
www.facebook.com/gianniniinstrumentos
www.youtube.com/gianninitv/videos

Giannini é uma das poucas empresas no Brasil que existe há mais de 100 anos. O italiano Tranquillo Giannini construiu sua primeira fábrica de violões em 1900, em São Paulo. A Giannini oferece guitarras elétricas, semi-acústicas e para canhotos, e possui uma enorme variedade de violões. Além de instrumentos musicais, a Giannini tem sua própria linha de amplificadores, pedais e as reconhecidas cordas de violão e guitarra que acompanham artistas como Jorge Vercilo, Emmerson Nogueira e Frejat.


Giannini 115 anos - Depoimento Rafael Bittencourt - Angra


Eagle

www.eagle.com.br
www.facebook.com/eagleinstrumentosmusicais
www.youtube.com/eagleinstrumentos/videos

A Eagle iniciou sua história em 1983 com a marca Golden. A empresa produz violões e guitarras para todos os gostos, com ponte fixa, ponte tremolo e ponte flutuante. Entre os artistas que patrocina estão Maharaja e Noturnall. Hoje, além das marcas Eagle e Golden, a empresa possui também as marcas Hofma e Shelby que incluem ukeleles, cavacos e violas. Ela fabrica também baixos, instrumentos de sopro, acordeons, violinos e cellos.


Eagle Experience - Tacio Ferreira



Condor

www.condormusic.com.br
www.facebook.com/condor.music
www.youtube.com/user/condormusiconstage/videos

A Condor foi fundada em 1993 pelo luthier Carlos Cesar Medeiros, que desenvolveu parcerias com renomados músicos brasileiros, como Alceu Valença, Tom Jobim e Hermeto Pascoal. A Condor tem sua sede e fábrica em Brasília e fabrica guitarras, violões, baixos e instrumentos de sopro, além de sua extensa linha de acessórios. A empresa também vende seus instrumentos musicais internacionalmente.


Guitarra Condor Heaven 7



Music Maker

www.musicmaker.com.br
www.facebook.com/musicmakerbr
www.youtube.com/musicmakerbr/videos

A Music Maker foi criada em 1992 por Ivan Freitas, luthier altamente conceituado no Brasil. Apesar de também ser uma empresa que fabrica guitarras, sua proposta é completamente diferente da maioria das marcas brasileiras, e isso se reflete no preço. A Music Maker é referência em guitarras customizadas, feitas sob encomenda de acordo com a solicitação do cliente. Ela possui também seus próprios modelos de guitarras, que possuem captadores Seymour Duncan, EMG e captadores feitos pela própria Music Maker, criados sob medida. Um dos destaques da empresa está em seu trabalho de manutenção e restauração de guitarras, que pode ir desde pequenos ajustes até uma completa reformulação do instrumento.