Como Progredir na Guitarra e no Violão

Por Emiliano Gomide
GuitarCoast


Você quer se tornar um violonista e guitarrista completo, pronto para tocar qualquer música?

Você quer ter a sensação de estar avançando mês após mês, sem nunca ficar estagnado?

Este artigo é uma lista de tópicos ordenados numa sequência lógica para você se manter no caminho certo, um passo de cada vez.

Recentemente, um leitor do Guitar Coast me enviou um email com estas exatas palavras:

"Não tenho condições de conseguir um professor pra dar aulas de guitarra, então o que resta pra mim é a internet, mas muitas vezes fico perdido sem saber o que estudar ou treinar. Quero um conselho seu sobre como progredir com meus estudos, saber onde tenho que chegar, sem ficar perdido. Agradeceria muito se pudesse responder."

Então, escrevi este artigo, que é para todo mundo que tem dúvidas semelhantes.

A ideia aqui é simples: Se você sabe onde tem que chegar, fica muito mais fácil de se organizar e se motivar pra treinar.

Como progredir na guitarra e no violão?

Colocando de uma forma extremamente simples, você precisa:

1 - Saber o que você precisa aprender, e em que ordem;
2 - Treinar bastante cada etapa até se sentir confiante e passar para a próxima.

Se você estuda sozinho pela internet, use essa lista como um checklist, marcando os tópicos que você já domina. Quando não souber algo, pesquise no Google ou YouTube... ou no Guitar Coast :)

Se você faz aulas com professor, ótimo! Mostre essa lista para ele e pergunte como você está indo em cada etapa. Pergunte o que você precisa fazer para passar para a próxima etapa.

Lembre-se: Você é o responsável pelo seu próprio progresso.
Para todos os guitarristas e violonistas:

1 - Desde o início, sempre aprender novas músicas (que estejam de acordo com seu nível de habilidade)
2 - Sempre organizar as músicas que você aprende, imprimindo-as e guardando numa pasta, ou anotando os acordes num caderno só para isso.
3 - Saber localizar as 12 notas musicais no braço do violão ou guitarra: Dó, Dó # (lê-se "Dó Sustenido"), Ré, Ré#, Mi, Fá, Fá#, Sol, Sol#, Lá, Lá#, Si.
4 - Saber afinar seu instrumento.
5 - Saber tocar os acordes básicos (maiores e menores).
6 - Saber ler Cifras para aprender músicas na internet sozinho.
7 - Saber ler Tablaturas para aprender músicas na internet sozinho.
8 - Entender o básico de leitura de partitura e suas figuras rítmicas (muitos estudantes pulam essa etapa, pois é possível viver sem, mas é recomendado para quem quer ser músico profissional).
9 - Desenvolver técnica de mão direita com palheta (principalmente na guitarra) e dedilhado (principalmente no violão)
10 - Saber tocar riffs com power chords (principalmente para guitarristas)
11 - Saber tocar acordes com pestana
12 - Saber o sistema CAGED de acordes
13 - Saber tocar acordes com sétima
14 - Entender e saber executar os ritmos e técnicas dos estilos musicais que te interessam: rock, pop, reggae, metal, punk rock, jazz, etc
15 - Entender conceitos mais avançados de Formação de Acordes
16 - Entender Campo Harmônico
17 - Saber identificar a tonalidade de uma música
18 - Aprender a tirar músicas de ouvido. Para isso é preciso saber Campo Harmônico
19 - Saber, pelo menos, o básico de Harmonia
20 - Aprender a compor suas próprias músicas
21 - Trabalhar cada vez mais sua criatividade e saber se expressar musicalmente.
22 - Desafiar-se para tocar músicas mais complexas, gravando-as com um gravador de celular ou computador e escutando para identificar o que precisa melhorar.

Para quem quer solar:

Quando posso começar a solar? Quando você quiser. Não é preciso ter muita experiência para aprender a solar. Para solar bem, é preciso desenvolver certas técnicas e conhecimentos, e isso se consegue com tempo. Logo, quanto mais cedo iniciar, melhor.

1 - Começar aprendendo solos bem fáceis e ir avançando para os mais difíceis.
2 - Essas técnicas são obrigatórias e você precisa conseguir executá-las com perfeição: bend, vibrato, ligados (hammer-on e pull-off), slides.
3 - Aprender a Escala Pentatônica e seus 5 modelos (também chamados de 'shapes' ou 'desenhos').
4 - Saber tocar a Escala Pentatônica nas 12 tonalidades.  
5 - Aprender licks com a Escala Pentatônica. Licks são frases prontas, em geral, trechos de um solo.
6 - Saber identificar em que tonalidade se deve solar numa música.
7 - Começar a improvisar na Escala Pentatônica sobre bases de acordes. Dica: Bases de blues são ótimas para começar. É só ir no YouTube e escrever "backing track blues".
8 - Fazer os mesmos passos da Escala Pentatônica, agora com a Escala Maior.
9 - Aprender Intervalos. Por exemplo, você sabe o que é uma 3ª maior, ou uma 4ª justa?
10 - Começar a tirar solos de ouvido. Para isso, é preciso passar pelas etapas anteriores (saber a Escala Pentatônica, a Escala Maior, saber identificar a tonalidade de uma música, entender de Intervalos e saber localizar as notas no instrumento).
11 - Escrever os solos que você compõe (pode escrever em formato de tablatura ou partitura)
12 - Treinar Ritmo com um metrônomo
13 - Entender Tríades e Tétrades
14 - Aprender Arpejos
15 - Treinar técnicas avançadas: Roll, Tapping, Sweep, Palhetada Econômica
16 - Aprender Modos Gregos.
17 - Aprender outras escalas que sejam necessárias para os estilos que você toca: Escala de Blues, Menor Harmônica, Menor Melódica, Cromática...
18 - Gravar-se solando (com um gravador de celular ou computador) e escutar para identificar o que precisa melhorar.

Dicas e Observações:

- FLEXIBILIDADE. Não fique desanimado se um ou mais itens dessa lista não te interessa, ou se você acha difícil no momento. Não é necessário seguir essa lista inteira ao pé da letra. Adapte os estudos à sua realidade.

- DISCIPLINA. Busque sempre um equilíbrio entre aquilo que você gosta de tocar e aquilo que você sabe que precisa aprender.

- ORDEM. Nem tudo na lista acima está numa ordem obrigatória. Muitas coisas você pode aprender antes ou depois do que está indicado na ordem.

- NÃO SE INTIMIDE. Essa lista engloba a maioria dos assuntos que você precisa estudar, desde seus primeiros meses de aula até depois que já estiver tocando por anos. Concentre-se apenas em aprender uma coisa de cada vez, no seu próprio ritmo.

- APRENDA AO LONGO DO CAMINHO. Nunca fique empacado numa etapa. Um tópico não acaba quando você passa para um novo tópico. Por exemplo, mesmo que você ainda não seja um expert em Escala Pentatônica, você já pode aprender a Escala Maior se quiser. E você continuará treinando a Escala Pentatônica também.

- FEELING. Para tocar qualquer música com emoção, sejam solos ou acordes, você precisa praticar muita repetição. Apenas depois de repetir muito até se acostumar com o que você precisa tocar é que você perceberá o 'feeling' surgindo.

- ESTA LISTA NÃO ESTÁ COMPLETA. O mundo da guitarra e do violão é praticamente infinito. O intuito aqui é muito mais mostrar uma sequência lógica e tópicos importantes do que fazer uma lista 100% completa.

- TEMPO. O tempo que demora para um aluno completar todos esses tópicos varia muito - de 1 a 10 anos. Isso depende apenas de quantas horas por semana você estuda. Não se preocupe em quanto tempo você deve concluir seus estudos, pois a música não é uma corrida. Pense em quantas horas por semana você pode treinar e comprometa-se a fazer isso, pois música é mais que um hobby - é parte da sua vida.





Quer aprender Modos Gregos? 

Os Modos Gregos são uma forma de solar na guitarra e no violão que permite você criar as mais diversas sonoridades, gerando sensações e emoções inexplicáveis na sua música.

Aprenda todos os segredos no Workshop de Modos Gregos. Na 1ª parte deste Workshop 100% Online e 100% Gratuito vamos ensinar os Modos Gregos desde o início, explicando o que é e como funciona esta abordagem. Na 2ª parte vamos mostrar como aplicar os Modos Gregos nos seus solos, improvisos e composições.


Bons estudos!

GuitarCoast

7 comentários:

Augusto disse...

Essas dicas são ótimas! Valeu cara

Israel Mendes disse...

Show, Emiliano! Obrigado.

Emiliano Gomide disse...

Valeu Israel e Augusto!

Stephanie Sousa disse...

Valeu, Emiliano! Isso com certeza vai ajudar muito!

Emiliano Gomide disse...

Oi Stephanie, legal que você gostou! Bons estudos

studio 1120 1120 disse...

Grande Emiliano ! Estas e outras orientação são de grande valia para iniciantes no mundo da guitarra com Eu. Te agradeço e parabenizo pela didática e clareza nas dicas. Obrigado e muito sucesso em todos os teus projetos. Arq. Luiz Henrique Praia

Emiliano Gomide disse...

Oi Luiz Henrique, obrigado! Sucesso na guitarra e bons estudos! Abs