Técnicas de Guitarra - Vibrato


Por Emiliano Gomide

Para o guitarrista solo, bends e vibratos são algumas das habilidades mais importantes a dominar.

O que é o Vibrato?

O vibrato é uma das técnicas básicas da guitarra. Ele serve para dar mais intensidade a qualquer nota tocada, principalmente em solos. Quando bem utilizado, ele dá muito mais emoção à música. Por sua simplicidade, ele é usado em todos os estilos de música, desde o jazz até o metal.

Como se faz?

O vibrato é composto por sucessivos pequenos bends realizados em torno de uma nota. Isto é, você segura uma nota com o dedo da mão esquerda e puxa ela para cima e para baixo, num movimento de vai e volta. Ele pode ser executado de duas formas. 

Na primeira, você faz movimentos curtos com o dedo que está segurando a nota, para cima e para baixo, como se estivesse massageando a nota. Essa opção é boa se você quiser fazer um vibrato mais frenético e com mais amplitude. O resultado é um som mais tremido e intenso.

Na segunda, você mantém esse dedo fixo na nota e balança o pulso, como se estivesse chacoalhando a mão. Dessa forma, o dedo vibra sem você precisar movimentá-lo. É uma opção melhor para conseguir um vibrato suave, pois os movimentos são mais curtos e sutis. 

Quem Faz?

Todo mundo usa o vibrato, mas para entender bem como ele pode mudar uma música, ouça Summer Song, de Joe Satriani, que é um mestre do vibrato. Repare como ele passa bastante tempo enfatizando algumas notas com essa técnica. Outro guitarrista conhecido por seu vibrato, além de um incrível feeling ao solar, é David Gilmour, do Pink Floyd.

Joe Satriani - Summer Song

Dicas

Experimente o vibrato em seus solos tocando com e sem distorção. Dos dois jeitos, fica bom. 

Um vibrato pode durar quanto tempo você quiser. Porém, com distorção ele dura mais, pois tem muito sustain. Tente o desafio de fazer um vibrato cada vez mais longo. Isso é ótimo para melhorar sua técnica.

O vibrato também é uma ótima técnica para controlar o feedback da guitarra, quando ela está com muita distorção e sobrando microfonia. Dá um ótimo efeito!
.
Conheça mais Técnicas de Guitarra:

Arpejos
Bend
Harmônicos
Roll
Vibrato


___________________________________________________________________

http://99e0445.leadlovers.com/como-solar-com-modos-gregos-1

Quer melhorar seus solos?

Se você quer melhorar seus solos e aprender a solar com Modos Gregos, nós recomendamos que você conheça o Como Solar Com Modos Gregos. Este é o único método que ensina como criar solos interessantes com Modos Gregos, sem ter que decorar um monte de escalas.

Caso ainda não conheça, visite e assista aos vídeos gratuitos da série Como Solar Modos Gregos no link abaixo:

Clique AQUI para conhecer o Como Solar Com Modos Gregos

Bons estudos!

GuitarCoast