8 Exercícios de Palhetada Alternada e Sweep

Por Júlio Vallim


Hoje iremos tratar sobre um assunto de extrema importância na arte de tocar guitarra: a palhetada! 
Um dos pontos fundamentais para que se exerça um bom domínio do instrumento baseia-se na habilidade do guitarrista com a palheta. Este se torna um ponto fundamental no estudo para qualquer guitarrista, não importando o estilo que este queira seguir.
PALHETADA ALTERNADA
A técnica de palhetada parece fácil num primeiro momento, pois consiste apenas em palhetar cada nota tocada em um sentido diferente. Mas ao contrário do que possa parecer, esta se torna característica fundamental no bom guitarrista, seja para tocar bases ou mais importante ainda no solo. A seguir vão alguns exercícios que, se bem treinados, darão ao guitarrista um bom domínio sobre esta técnica.
[Clique na imagem para ampliar]
Cada nota será executada com palheta alternada, começando com a palhetada para baixo. Pode ser treinado em movimentos de subida e descida.

Observe os ritornelos, sinais de repetição, quando não está explícito o número de vezes que se deve repetir o compasso toca-se duas vezes. Como se trata de um exercício, deve se repetir várias vezes, após unir os compassos tocando apenas uma vez cada.

Observe os dedos em pé, atingindo a cabeça do dedo na casa do braço. Sempre palhetando cada nota em um sentido.
SWEEP (Aproveitamento de palheta)
A técnica do Sweep, ou aproveitamento de palheta, consiste de aproveitar o sentido das notas executadas para que se possa atingir um efeito de maior velocidade em frases. Utiliza-se bastante essa técnica nos arpejos (assunto tratado mais a frente) para que se possa tirar um efeito sonoro bastante melódico.

As notas da volta devem ser palhetadas com aproveitamento em sentido contrário.
 
Arpejo de C - Dó Maior
          

Arpejo sobre a escala pentatônica "Am"
Arpejo em "Am"

Autor: Júlio Vallim

Gostou do artigo? Deixe seu comentário!

Do mesmo autor:


Conheça mais sobre Júlio Vallim:


___________________________________________________________________




Quer aprender Modos Gregos? 

Os Modos Gregos são uma forma de solar na guitarra e no violão que permite você criar as mais diversas sonoridades, gerando sensações e emoções inexplicáveis na sua música.

Aprenda todos os segredos no Workshop de Modos Gregos. Na 1ª parte deste Workshop 100% Online e 100% Gratuito vamos ensinar os Modos Gregos desde o início, explicando o que é e como funciona esta abordagem. Na 2ª parte vamos mostrar como aplicar os Modos Gregos nos seus solos, improvisos e composições.


Bons estudos!

GuitarCoast