Exercícios de Técnica - Hammer-on e Pull-off (Ligados)

Por Júlio Vallim
GuitarCoast

Hammer-on e Pull-off

O hammer-on junto com pull-off (ou simplesmente 'ligados') é uma das técnicas que mais auxilia os dedos da mão esquerda para se adquirir velocidade e precisão nas notas. O treinamento dessa técnica aperfeiçoa e muito a mão esquerda para a precisão naqueles solos voadores e virtuosos, por isso, treine e treine bastante!

Exercício 1:

O Exercício 1 é digitado na escala de C maior. É importante observar os dedos 3 e 4. Procure não levantar muito os dedos, assim deixando-os sempre perto das casas. Lembre-se sempre que existe um pull-off, isto é, uma puxada na corda do agudo para o grave. Devemos dar aquele puxãozinho estilo Dave Murray na corda, cuidando para que esta não soe demais.



Exercício 2: 

O Exercício 2 está elaborado na escala cromática, escala essa que é fundamental o domínio de todos os guitarristas, pois ela ajuda a desenvolver uma boa performance nos dedos da mão esquerda. Palhete sempre a primeira nota de cada corda e ligue as outras, sempre com os dedos baixos, não esqueça!



Exercício 3: 

Essa digitação fica boa em solos para soar como correria, tipo Impelliteri, Gilbert, entre outros, subindo e descendo use a palheta na primeira nota sempre, observe o movimento de puxada das cordas para que soe sempre com uma boa pegada.



Exercício 4: 

Este é um arpejo que gosto muito de explorar em minhas composições. No hammer-on, procure deixar a pegada forte, abafe suavemente com a mão direita.



Exercício 5: 

Essa frase de Malmsteen mistura bem o hammer-on com a palhetada alternada. Procure abafar suavemente para atingir um timbre perfeito nas notas.



Exercício 6:

Este exercício é parte da mesma música anterior, onde Malmsteen usa o hammer-on de 3 em 3 notas. Jogue a mão lateralmente nas notas ligadas. Essa frase é ótima para um bom treino de hammer.



Valeu e bom estudo pessoal!!!

Autor: Júlio Vallim

Do mesmo autor:


Conheça mais sobre Júlio Vallim:



___________________________________________________________________

___________________________________________________________________


Acesse:
Um espaço criado para você aprender e evoluir como guitarrista sem necessidade de aulas presenciais e com um aprendizado online inovador e 100% comprovado.

Esqueça as aulas presenciais, os imprevistos na hora de marcar ou encaixar uma aula particular e os valores exorbitantes pagos por cada aula.

Suas aulas de guitarra agora estão disponíveis quando você quiser e onde estiver, acessando de qualquer dispositivo com conexão à internet.