Hidratação e Limpeza da Escala da Guitarra

Por​ ​Júlio​ ​Vallim
GuitarCoast


Chamamos de 'escala' a parte do braço da guitarra onde colocamos os dedos, ou seja, a parte onde estão os trastes de metal. Essa parte da guitarra precisa estar sempre limpa e hidratada!

Hidratar a escala da guitarra é de suma importância, pois os resíduos de suor deixados pela mão - aquelas marcas que ficam próximas aos trastes das escalas - dificultam o deslizar dos dedos sobre a mesma, tornando desconfortável com o passar do tempo a tocabilidade do braço. Apenas o passar de um pano após tocar, ou mesmo o uso de algum óleo de peroba ou lustra móveis (NÃO INDICADOS PARA A ESCALA), não remove o suor e a acumulação de detritos de poeira junto à escala, que​ ​se​ ​fixam​ ​pelo​ ​fluido​ ​das​ ​mãos.

Hoje, vamos ver a limpeza da escala com um óleo de limão, feito com limão, azeite e álcool que pode ser preparado em sua casa mesmo, obtendo os mesmos resultados daqueles caros líquidos comprados em lojas especializadas.

Procedimento

Primeiro, devemos retirar as cordas do instrumento. Após isto feito, recomenda-se que se isole com fita crepe os captadores e as ferragens, assim se evita que qualquer resíduo se espalhe por outra parte da sua guitarra.

Passe uma palha de aço fina sobre os trastes, sempre com cuidado, sem forçar demais. Desta forma os traços de ferrugem deixados por cordas velhas sairão, deixando-os polidos e lisos. Em seguida, com um pedaço maior de palha de aço, passe em movimentos circulares sobre a escala a fim de retirar toda a gordura deixada pelas mãos. Esfregue com leveza. Principalmente nas escalas claras, evite forçar a palha. Nestas é aconselhável apenas o uso de uma esponja, pois escalas claras recebem uma camada de verniz ou selador, podendo a palha de aço causar algum risco a estes.

Após a limpeza você pode apenas passar uma cera incolor, caso não queira que ela escureça um pouco, já que o óleo de limão que vamos passar pode deixá-la um pouco mais escura e brilhosa. Nas escalas escuras o procedimento​ ​deve​ ​ser​ ​com​ ​o​ ​óleo​ de limão ​mesmo.

Após a retirada da gordura com a palha de aço, vamos retirar os resíduos de poeira e gordura da escala e trastes. Para isso, passe uma escova de sapatos, que é bem macia. Também pode ser usada uma escova dental usada, desde que seja macia. Depois de retirados os resíduos, use uma pequena​ ​esponja​ ​para​ ​passar​ ​o​ ​óleo​ ​de limão sobre​ ​a​ ​escala​ ​e​ ​os​ ​trastes.

Depois de passar o óleo de limão, é só deixar secar naturalmente por algumas horas. Não precisa passar nenhum outro produto, nem retirar o óleo, pois ele será absorvido pela madeira. Passadas algumas horas, é só colocar as cordas na guitarra e começar a tocar com seu instrumento renovado!

Fazendo​ ​o​ óleo​ ​de​ ​limão em casa

Pegue meio limão e esprema seu suco em um copo. Coloque na mesma quantidade que ficou no copo: álcool e óleo de cozinha. Dê uma mexida e pronto. O álcool tem a função de abrir os poros da madeira para que​ ​o​ ​limão​ ​haja​ ​bem​ ​na​ ​limpeza​ ​e​ ​que​ ​o​ ​óleo​ ​de​ ​cozinha​ ​faça a hidratação.

Autor: Júlio Vallim


Leia mais artigos de Júlio Vallim:


Conheça mais sobre Júlio Vallim:



Acesse:


Um espaço criado para você aprender e evoluir como guitarrista sem necessidade de aulas presenciais e com um aprendizado online inovador e 100% comprovado.

Esqueça as aulas presenciais, os imprevistos na hora de marcar ou encaixar uma aula particular e os valores exorbitantes pagos por cada aula.

Suas aulas de guitarra agora estão disponíveis quando você quiser e onde estiver, acessando de qualquer dispositivo com conexão à internet.