Estudando Solos de Forma Musical

Por Ramon Domingos
GuitarCoast

Estudar música nunca foi um martírio... Desenvolver uma boa técnica musical está longe de ser algo cansativo e pragmático!

Escuto diariamente a seguinte pergunta: ‘E aí Ramon! Estava vendo seus vídeos... você sola rápido, qual o segredo para desenvolver essa técnica?’

Bom... O segredo... quem souber por favor me conte! rsrs... Nunca houve segredos para um desenvolvimento técnico satisfatório. A saída é treinar e treinar, nunca fugiremos de estudar com disciplina e dedicação... Porém, há algumas maneiras de fazer a coisa acontecer de forma mais 'musical' diria eu. Sim... musical, não é uma maneira mais fácil, não é um atalho, não é nada disso... É uma maneira de estudar na qual você vê um efeito musical mais forte e isso te anima.

Não era eu o cara que ficava fritando horas e horas na frente do metrônomo. Na verdade, eu fazia isso também... mas me recordo mais de estudar a técnica na improvisação... Sim!! Você pode fazer isso!!! Assim, você otimiza seus estudos e desenvolve várias coisas ao mesmo tempo, além da técnica, há o ditado musical, as figuras rítmicas, ouvido melódico, fraseados, improvisação em várias tonalidades, estudo de harmonias e tudo mais! Agora, como isso?? Simples!!! Apenas improvise sem medo... Tente fazer fraseados mais ousados, os quais você tem dificuldade... e tente repetir isso ao longo da improvisação, após terminar uma backing track, avalie-se, isole os licks que você não conseguiu fazer e treine-os com o metrônomo até conseguir chegar no BPM da backing track que você está estudando. Quando você conseguir, volte a improvisar inserindo esses licks que provavelmente dessa fez você terá êxito. Depois disso, tente aplicá-lo improvisando em vários tons e em diferentes andamentos... e assim você vai criando elementos novos, elementos musicais. Dessa forma você amplia seu vocabulário musical, estuda várias áreas de uma única vez e foge de um treino não tão animador assim!

Leia artigos de Ramon Domingos:

Simuladores de Amplificador Para Guitarra: Benefícios

Conheça mais sobre Ramon Domingos:

Entrevista com Ramon
Guitar Tech (blog do Ramon)
Guitar Tech no Facebook
Canal do Ramon no YouTube

_________________________________________________________________



Quer aprender Modos Gregos? 

Os Modos Gregos são uma forma de solar na guitarra e no violão que permite você criar as mais diversas sonoridades, gerando sensações e emoções inexplicáveis na sua música.

Aprenda todos os segredos no Workshop de Modos Gregos. Na 1ª parte deste Workshop 100% Online e 100% Gratuito vamos ensinar os Modos Gregos desde o início, explicando o que é e como funciona esta abordagem. Na 2ª parte vamos mostrar como aplicar os Modos Gregos nos seus solos, improvisos e composições.


Bons estudos!

GuitarCoast

6 comentários:

Theophanes Campos disse...

Boa dica amigo. Parabéns pelo site!

Emiliano Gomide disse...

Valeu Theophanes! Essa dica do Ramon é muito boa mesmo

Ramon Domingos disse...

valeu parceiro!!!

Evandro J.G.C. disse...

Meu treino pra aumentar a velocidade são em solos de músicas que eu gosto e que são rápidas, ou músicas clássicas como as de Vivaldi, nem percebo o tempo passar, mas percebo o progresso com o tempo. Mas assim parece ser um caminho "mais curto" também, além da prática de improvisação (que eu não manjo). Bem pensado!

AprenderMusica disse...

Gostei bastante do artigo, parabéns pelo site.
Acredito que solos é a parte mais difícil do aprendizado.

Emiliano Gomide disse...

Valeu, amigo do AprenderMúsica!