Minicurso de Figuras Rítmicas - Parte 2

Por Ramon Domingos
GuitarCoast


Obs: Este é o minicurso gratuito de Figuras Rítmicas do Guitar Coast. Aqui está o acesso aos demais capítulos:

Figuras Rítmicas - Parte 1
Figuras Rítmicas - Parte 2
Figuras Rítmicas - Parte 3
Figuras Rítmicas - Parte 4
Figuras Rítmicas - Parte 5

Fala Moçada do Guitar Coast!!  Como vão?!

O assunto de hoje é algo que podemos treinar a qualquer momento e em qualquer nível, e o mais importante, é sempre bom estar treinando tais conceitos. Vamos trocar uma ideia mais voltada para a parte teórica da música e guitarra.

Iremos falar sobre Divisão Binária e Condicionamento Rítmico!

Mas... O que seria isso???

Divisão Binária: É a classificação dos valores musicais mais comuns, recebe esse nome, pois sua derivação de duração se faz de forma binária.

Condicionamento Rítmico: É o ato de estudar e aperfeiçoar a execução das figuras rítmicas!

Ok! Agora vocês já sabem o que iremos aprender!

É um assunto longo e cheio de conceitos e aplicações ‘vitais’ em tudo aquilo que desenvolvemos na música. Então, vamos fracionar esse assunto em alguns posts, como se fosse um mini curso sobre aplicação rítmica na guitarra, sempre trazendo esses conceitos para a realidade do guitarrista, seja ele iniciante ou avançado.
Voltando ao conteúdo...

Divisão Binária

Divisão Binária são valores rítmicos! Existem outros também, como o estudo das quiálteras que veremos mais a frente.

De início, vamos lidar com a clássica tabela da divisão binária!

Clique para expandir
.
Dica: É importante memorizar nomes, figuras, valores e pausas!

Cada figura rítmica possui: um nome, uma figura (desenho) e pausa. Podemos também chamar as figuras de valores positivos, e as pausas de valores negativos. Duração é o tempo que dura cada figura. O valor de quantidade se refere às determinações de compassos, que veremos futuramente.

Aqui estão duas formas de visualizar as durações de cada figura rítmica.


Clique para expandir
.
Podemos associar o treino rítmico das figuras a qualquer conceito que estejamos desenvolvendo na música, pois de fato a rítmica está em tudo!

Estudar a rítmica é entender todos os elementos envolvidos em uma peça musical. Enxergas todas as ‘verdades’ que podemos ter nessa música e tens a exatidão de todas as passagens rítmicas. Assim, tocamos com uma fidelidade maior em relação ao que foi gravado pelo executante, além de permitir que você entenda e caracterize melhor as coisas que você mesmo compõe. Dessa forma, agiliza seus trabalhos em estúdio e melhora sua performance ao vivo!

Iremos discutir isso ao longo desses nossos estudos e, periodicamente, iremos evoluindo, sempre trazendo esses conceitos para a realidade do guitarrista, tornando mais fácil a compreensão e aplicação dos conceitos.

Como disse anteriormente, esse assunto abrange interesses de estudantes de todos os níveis e sempre podemos nos aperfeiçoar.

Logo de início, é importante treinar bastante as figuras, pois, além de trabalhar a memorização, você também estará trabalhando a execução das figuras.

Exercício e forma de treinar

Abaixo, está uma sugestão de estudos para iniciantes e pessoas que queiram aperfeiçoar sua rítmica.

Clique para expandir
 .
É legal treinar esses exercícios em 60, 70, 80 e 90 BPMs!

Pense por tempo! Exatidão e disciplina é fundamental nesse estudo. Marque cinco minutos em um relógio e treine durante esse período cada uma das figuras, sempre usando um metrônomo e prestando bem a atenção nas durações das notas!

No próximo artigo, discutiremos outros assuntos, então é extremamente importante estar com esses estudos bem esclarecidos!

Até a próxima!

Autor: Ramon Domingos


Gostou do artigo? Deixe seu comentário!

Do mesmo autor:


Conheça mais sobre Ramon Domingos:

Entrevista com Ramon
Guitar Tech (blog do Ramon)
Guitar Tech no Facebook
Canal do Ramon no YouTube
___________________________________________________________________




Quer aprender Modos Gregos? 

Os Modos Gregos são uma forma de solar na guitarra e no violão que permite você criar as mais diversas sonoridades, gerando sensações e emoções inexplicáveis na sua música.

Aprenda todos os segredos no Workshop de Modos Gregos. Na 1ª parte deste Workshop 100% Online e 100% Gratuito vamos ensinar os Modos Gregos desde o início, explicando o que é e como funciona esta abordagem. Na 2ª parte vamos mostrar como aplicar os Modos Gregos nos seus solos, improvisos e composições.


Bons estudos!

GuitarCoast

Um comentário:

antonio disse...

esse minicurso ta me ajudando bastante, mto legal da parte de vocês disponibilizar esse material todo pra gente