Minicurso de Figuras Rítmicas - Parte 3

Por Ramon Domingos
GuitarCoast


Obs: Este é o minicurso gratuito de Figuras Rítmicas do Guitar Coast. Aqui está o acesso aos capítulos anteriores:

Figuras Rítmicas - Parte 1
Figuras Rítmicas - Parte 2
Figuras Rítmicas - Parte 3
Figuras Rítmicas - Parte 4 
Figuras Rítmicas - Parte 5

Fala Moçada do Guitar Coast!!! Tudo em cima??

Continuaremos com nosso mini curso de Condicionamento Rítmico na guitarra, um assunto de extrema importância!

Esse tipo de conteúdo é algo que precisamos nos manter sempre reciclados, então todas as ideias compartilhadas aqui servem para praticantes iniciantes, intermediários e até mesmo para a galera mais avançada que deseja aprimorar ou relembrar algumas coisas!

É aconselhável que vocês sempre mantenham a “antena ligada” nesse conteúdo. Nós guitarristas temos milhões de coisas na cabeça na hora que estamos tocando e estudando, e às vezes, nos esquecemos de trabalhar a parte rítmica que de fato é essencial para todo os músicos.

É claro que cada instrumento tem uma particularidade e se concentra em coisas diferentes, priorizando mais certos assuntos do que outros, isso é natural. Porém, às vezes, ‘vicia’ um pouco o músico. Cabe a nós saber da importância de olhar para o nosso instrumento de uma forma mais ampla e não nos acomodarmos em conceitos pré-definidos!

Atente-se para isso... É de fato muito importante, não só para guitarristas... para todos os músicos!

Desenvolver bem a parte rítmica melhora nossa técnica, nossos ditados rítmicos, nossa interação com a banda, performance em palco e o mais importante, melhora seu desempenho na hora de uma gravação! Sem contar que sem ritmo não há feeling.

Abaixo, temos um excelente exercício. Na nossa aula anterior, Figuras Rítmicas - Parte 2, trabalhamos as figuras de tempos inteiros e as exercitamos de forma isolada, pois bem, agora começaremos a misturar as figuras!

Exercício 1 - Misturando as Figuras Rítmicas

Trabalhe esse exercício em vários andamentos. Sugiro estudar em 70, 80, 90 e 100 BPMs para entender as variadas nuances nas trocas de andamentos!

Conhecendo as Pausas...

Um conceito muito importante... talvez engraçado!! O músico bom deve saber a hora de ficar em silêncio. Nos preocupamos em evoluir com aquilo que tocamos, mas é importante saber que também é preciso saber com exatidão o determinado momento em que nosso instrumento fica em silêncio. Em uma performance ao vivo isso é tão importante quanto as notas que tocamos, e em alguns casos são as pausas que “ganham o jogo” no quesito dinâmica musical! Então, muita atenção nisso também!

Como vimos no artigo anterior, cada figura rítmica tem sua pausa, com a mesma duração que a própria nota. Na verdade, podemos entender uma figura rítmica como um valor determinado, podendo ser considerado um valor positivo, caso essa figura emita um som, ou um valor negativo, caso essa figura não emita som (pausas).

Abaixo, mais um belo exercício rítmico se concentrando em notas e pausas, inicialmente trabalhando com figuras isoladas!

Semibreve
Exercício 2 - Semibreve e sua Pausa

Mínima
Exercício 3 - Mínima e sua Pausa

Semínima
Exercício 4 - Semínima e sua Pausa

Observe que nesses exercícios estamos usando a nota Lá! É uma nota legal para esse tipo de exercício.

Misturando as Figuras e Pausas...

Da mesma forma que fizemos anteriormente quando trabalhamos as figuras de valores inteiros, misturando-as, aqui faremos o mesmo, porém incluindo as pausas!
Exercício 5 - Misturando as Figuras e Pausas

É isso aí, pessoal! Treinem bastante esses exercícios, sempre levando em conta uma boa estruturação do seu condicionamento rítmico. Treinem com calma, focando na clareza e na exatidão, e vão subindo o andamento à medida que se sentirem confortáveis!

Um abraço a todos!

Autor: Ramon Domingos

Leia também:


Gostou do artigo? Deixe seu comentário aqui pra gente!

Do mesmo autor:


Conheça mais sobre Ramon Domingos:

Entrevista com Ramon
Guitar Tech (blog do Ramon)
Guitar Tech no Facebook
Canal do Ramon no YouTube

___________________________________________________________________



Quer aprender Modos Gregos? 

Os Modos Gregos são uma forma de solar na guitarra e no violão que permite você criar as mais diversas sonoridades, gerando sensações e emoções inexplicáveis na sua música.

Aprenda todos os segredos no Workshop de Modos Gregos. Na 1ª parte deste Workshop 100% Online e 100% Gratuito vamos ensinar os Modos Gregos desde o início, explicando o que é e como funciona esta abordagem. Na 2ª parte vamos mostrar como aplicar os Modos Gregos nos seus solos, improvisos e composições.


Bons estudos!

GuitarCoast

Nenhum comentário: